Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Localização da BIOS do Notebook Philco 14F-L724WS

Avalie este tópico:


fvsgamers

Posts em destaque

será que alguém pode me informar onde é a localização da bios desse bendito notebook

eu comecei a pouco tempo nesse tipo de conserto de notebook

e estou meio perdido com esse daqui, pois normalmente são móveis mas parece que em notebook ou nesse modelo ele não é, até o processador é direto na placa.

bom mas o foco de minha pergunta é:

- Onde é a localização da BIOS desse notebook, pois eu troquei o CI MOSFET 8602 GN, pois ele nao ligava, mas agora não dá video, mas pode ser um outro mosfet também, muito parecido com um regulador de voltagem, ele fica bem próximo da memória esse tal mosfet que tenho duvidas se está bom ou não.

 

AGRADEÇO A TODOS OS QUE PUDEREM ME AJUDAR

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

a BIOS de quase todos os notebooks modernos é um chip de 8 terminais, em geral pouco maior que um Mosfet comum da placa.

 

geralmente fica perto do controlador Super IO.

Alguns notebooks tem 2 chips de BIOS, sendo que nesse caso, uma delas fica proximo ao SIO e outra proximo ao chipset.

 

 

Os chips de BIOS , quase que em sua maioria, começam com o numero 25. exemplo 25X16 ou 25lv08....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O super i/o é um circuito integrado responsável pelo input (entrada) e output (saída) de sinais elétricos que acionam certos hardwares da placa. Ele é o responsável pelo teclado, pelo mouse, etc. Comunica-se com o bios e também envia um sinal para o ponte norte poder acionar. É um componente muito importante na placa. Se ele der defeito a placa não liga.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

aqui vai em anexo

a troca de CI que fiz

que foi a substituição do CI 8602

e na outra foto mostra o CI que tenho dúvidas

esse CI é o maior que tem

mas porém é o unico identificado como um de bios como falaram aqui.

em sites d vendas, são vendidos CI de bios com 8 pinos

sendo 4 para cada lado.

então fico na dúvida

onde estará ele

kkkk

tem vários

mas nao identifiquei todos com a numeraçao que disseram aqui

DSC_0000039.jpg.34a97e0d35d8d2138b8ed4542de65b94.jpg

DSC_0000041.jpg.4fbb46154cbd81cc156a3a906a41f64b.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

essa peça marcada é um indutor para a Rede cabeada... nem um componente eletronico realmente é....

 

se a sua placa for igual essa

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

 

o CI da BIOs é o que fica no canto da placa,ao lado do conector USB, do lado oposto ao processador.

o CI quadrado Ao lado é o SIO.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

é exatamente aquela placa ali

vou comprar essa bios

e trocá - la

para ver se resolve

caso nao resolver

eu tentarei ainda um regulador d voltagem que se encontra próximo dos slot d memória.

será que poderia conseguir um esquema elétrico desse mesmo notebook

Notebook Philco 14f-l724ws

pra mim seria uma mão na roda

é mais fácil d trabalhar!

agradeço a ajuda de todos

mas ainda deixo em aberto aqui até dar a resposta se deu certo ou nao

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

bom o notebook quando eu fiz a troca do CI 8602 ele ligou

e acionou o cooler mas nao deu vídeo

e ficou o led lá de cima da cam ligado também

pode ser que seja esse tal do I/O

pode me dizer onde esta ele

com algum desenho ilustrativo ou a numeração que encontra na peça

 

amigo, o problema dele ligar e nao dar video pode ser problema de BGA no chipset P/N

como a placa foi ja manuseada, pode ter havido torções nela , juntando com o ressecamento e envelhecimento da solda ter causado o problema.

isso ja aconteceu algumas vezes comigo.

 

faz um refllow ou um ME no P/N para ver se sobe video para a tela.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

(REFLOW) e uma ressolda do chip, aquecer a solda ate o ponto de fusao, para os terminais da placa voltarem a ter contato com os do chip. geralmente utilizados para testes, pq com pouco tempo pode voltar o problema.

 

(REBALLING) e remover o chip da placa, remover toda a solda antiga lead free (sem chumbo) e soldar o chip novamente usando esferas lead (com chumbo) , com esse metodo fica mais dificil voltar o problema de bga, pq a solda com chumbo suporta temperaturas maiores. e o mais garantido.

 

(ME) e o aquecimento do chip usando soprador de ar quente, eu faço regulando a estaçao a para 300ºC  e a vazao de ar em nivel 5, aqueço o chipset por debaixo da placa fazendo movimentos circulares por 50 segundos +/-, com esse metodo, como as soldas sao metalicas e metal expande no calor, a solda vai expandir e voltar a fazer o contato dos terminais do chip com a placa, vc tem q ser rapido e testar a placa com o chip ainda quente. esse metodo e usado para fazer um teste rapido, quando a solda esfria volta o problema

 

 

de umas pesquisadas na net sobre BGA, reballing e reflow, tem muita coisa no you tube

 

lembrando q a placa mae tb nao da video sem a RAM e a CPU instaladas.

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

essa peça marcada é um indutor para a Rede cabeada... nem um componente eletronico realmente é....

se a sua placa for igual essa

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

o CI da BIOs é o que fica no canto da placa,ao lado do conector USB, do lado oposto ao processador.

o CI quadrado Ao lado é o SIO.

 

Voce não deve ter lido isso que eu digitei, só pode ser....

 

image.php?di=KAMY

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está bloqueado e não pode receber novas mensagens.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...