Postado 20 de Julho de 2021 4 anos Boa tarde, peguei um monitor m24c144 para fazer uma analise de estudo, o problema dele é que ele fica alternando as cores, por exemplo branco, vermelho azul, depois ele apaga e começa denovo. Uma analise básica foi a limpeza dos conectores e ver todas as tensões na placa principal, porém nada suspeito. O cliente diz que testava computadores nesse monitor até que um dia deu esse problema. Preciso de uma ajuda pois não tenho muito conhecimento sobre monitores.
Postado 21 de Julho de 2021 4 anos Autor Procurei a bios em alguns sites e acabei achando, porem mesmo apos a regravação o problema se mantem
Postado 21 de Julho de 2021 4 anos Verifique se o Flat-Cable que liga a tela a placa principal se não esta com mau-contato ou danificado. Ja peguei esse problema em outras marcas em que aparece o Auto-Teste RGBW e era causado pela BIOS corrompida devido a capacitores esgotados na fonte de +5V. Infelizmente BIOS para esse aparelho eu não tenho Dica usada no Samsung ! Para sair desse auto-teste, faça o seguinte: 1º: Ligue o computador sem o monitor (Monitor desligado e sem os cabos), deixe ele iniciar normalmente 2º: com o cabo de força desconectado do monitor, ligue o cabo VGA no PC e no computador 3º: Ligue o cabo de força no monitor. Se não houve nada mais sério, o seu monitor devera voltar a normalidade. Ps: Para você executar o auto-teste no monitor, desconecte o cabo VGA do monitor e deixe o dedo sobre a tecla "menu". Boa sorte
Postado 21 de Julho de 2021 4 anos Autor @William_R eu consegui achar a bios dele, porem não mudou nada, 11 minutos atrás, William_R disse: Dica usada no Samsung ! Para sair desse auto-teste, faça o seguinte: 1º: Ligue o computador sem o monitor (Monitor desligado e sem os cabos), deixe ele iniciar normalmente 2º: com o cabo de força desconectado do monitor, ligue o cabo VGA no PC e no computador 3º: Ligue o cabo de força no monitor. Se não houve nada mais sério, o seu monitor devera voltar a normalidade. Ps: Para você executar o auto-teste no monitor, desconecte o cabo VGA do monitor e deixe o dedo sobre a tecla "menu". eu também ja fiz esse teste antes de gravar a bios, não mudou nada. 12 minutos atrás, William_R disse: Verifique se o Flat-Cable que liga a tela a placa principal se não esta com mau-contato ou danificado. tentei medir continuidade em todos os cabos para ver se existia mau contato, não achei nada, também limpei o slot do flat e o problema se mantem, existe algum caso disso ser problema na t-com ? como posso prosseguir nessa analise ?
Postado 21 de Julho de 2021 4 anos Imagino sim que possa ser tambem um problema na TCON. Tente ver com um osciloscopio se a placa principal esta mandando os sinais LVDS diferenciais para a tela. Se o problema for na TCON, os fabricantes de tela não fornecem nenhum dado ou esquema dela
Postado 22 de Julho de 2021 4 anos Autor @William_R Bom dia, fiz os testes o sinal de lvds ele aparece e depois desaparece, por exemplo o monitor ele liga com as cores, aparece o sinal em 2 segundos dps o monitor ele desliga o backlight e logo perco o sinal que tinha, ai para aparecer dnv se eu pressiono o botão power para desligar e depois para ligar, ai fica nesse loop(ISSO SEM O HDMI CONECTADO) Com o hdmi conectado tenho os sinais porem como sou leigo vou tira foto do osciloscopio em cada sinal para você ver. Editado: 22 de Julho de 2021 4 anos por Luiz Lhps
Postado 22 de Julho de 2021 4 anos Autor vou ter que editar as imagens se não vai ficar desorganizado, mas parece que tenho todos os sinais, quando isso acontece seria problema na tcom ?
Postado 22 de Julho de 2021 4 anos Como o sinal eh um RGBW em loop, em cada linha LVDS o sinal deve aparecer e sumir numa determinada linha quando a cor estiver ou não presente naquele canal e assim sucessivamente nas outras linhas. Agora o estranho eh o backlight apagar ! Você não estaria com problemas nas tiras de LEDs do backlight ?
Postado 22 de Julho de 2021 4 anos Autor @William_R 2 minutos atrás, William_R disse: Agora o estranho eh o backlight apagar ! Você não estaria com problemas nas tiras de LEDs do backlight ? Esse negocio de apagar é apenas quando esta sem o hdmi, com o hdmi ele fica direto sem apagar, acho que pode ser algo do monitor mesmo. 3 minutos atrás, William_R disse: Como o sinal eh um RGBW em loop, em cada linha LVDS o sinal deve aparecer e sumir numa determinada linha quando a cor estiver ou não presente naquele canal e assim sucessivamente nas outras linhas. tem como me mandar um exemplo para ter uma noção ?
Postado 23 de Julho de 2021 4 anos Tente achar o datasheet da sua tela, mas creio que deva dar algo como o da figura abaixo:
Postado 23 de Julho de 2021 4 anos Autor @William_R aumentando o zoom no osciloscopio é algo assim. É possivel que essa bios que baixei também possa estar com problema ?
Postado 23 de Julho de 2021 4 anos Já peguei um LG assim era processador de vídeo Quem trabalha muito com monitor e TV tem quer ter gerador de LVDS
Postado 23 de Julho de 2021 4 anos Autor @Jorge Perpetuo acho que vou tentar fazer a substituição dessa placa, tem no aliexpress vendendo por um bom preço, ai ja da pra matar a duvida de bios e do processador de video
Postado 23 de Julho de 2021 4 anos 11 minutos atrás, Luiz Lhps disse: @Jorge Perpetuo acho que vou tentar fazer a substituição dessa placa, tem no aliexpress vendendo por um bom preço, ai ja da pra matar a duvida de bios e do processador de video Aproveite também pense em um gerador de LVDS se você trabalha muito com isso
Participe agora da conversa!
Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.