Jump to content

notícia Supercondutor a temperatura ambiente sob menos pressão

Rate this topic


elias.girardi
 Share

Recommended Posts

010115220810-supercondutor-ambiente-baixa-pressao.jpg.771f894c2ae6eb836782bc7e93e6d973.jpg

Esta é a bigorna de diamante que a equipe usou para sintetizar o supercondutor a temperatura ambiente.
[Imagem: NEXCL]

 

Mais perto da superfície

 

Menos de dois anos depois de chamar a atenção do mundo com a descoberta de um material com supercondutividade à temperatura ambiente, uma equipe de físicos da Universidade de Nevada, nos EUA, saltou para um novo patamar.

 

Eles agora conseguiram reproduzir o feito da supercondutividade a temperatura ambiente na pressão mais baixa já registrada.

 

Isto nos coloca mais perto do que nunca de um material supercondutor capaz de revolucionar a forma como a energia é transportada e dar um salto tecnológico nos motores elétricos, entre muitas outras possibilidades.

 

Em 2020, a equipe sintetizou quimicamente uma mistura de carbono, enxofre e hidrogênio, primeiro em um estado metálico e depois em um estado supercondutor, usando para isso uma pressão de 267 gigapascals (GPa), algo que você encontra na natureza perto do centro da Terra.

 

Agora, eles repetiram a façanha usando apenas 91 GPa - cerca de um terço da pressão inicialmente necessária.

 

Melhor compreensão da química do supercondutor

 

Embora a pressão ainda seja alta - cerca de mil vezes mais alta do que você experimentaria no fundo da Fossa das Marianas, no Oceano Pacífico - a meta da equipe é se aproximar da pressão atmosférica.

 

010115220810-supercondutor-csh.jpg.d94f31ce72b501934c37b247db32c26a.jpg

As primeiras análises indicam que o supercondutor tem uma fórmula CSH7, mas como continuam mexendo nas proporções, os pesquisadores referem-se a ele como sistema C-S-H.
[Imagem: G. Alexander Smith et al. - 10.1039/D2CC03170A]

 

"Estas são pressões em um nível difícil de compreender e avaliar fora do laboratório, mas nossa trajetória atual mostra que é possível atingir temperaturas supercondutoras relativamente altas em pressões consistentemente mais baixas - o que é nosso objetivo final," disse o pesquisador Gregory Smith, principal responsável pelo feito relatado agora. "No final das contas, se queremos tornar os dispositivos benéficos para as necessidades da sociedade, temos que reduzir a pressão necessária para criá-los."

 

E eles estão entusiasmados com essa possibilidade porque afirmam estar compreendendo cada vez melhor a relação química entre os elementos que compõem seu supercondutor.

 

"Nosso conhecimento da relação entre carbono e enxofre está avançando rapidamente, e estamos encontrando proporções que levam a respostas notavelmente diferentes e mais eficientes do que o observado inicialmente," disse o professor Ashkan Salamat. "Observar fenômenos tão diferentes em um sistema semelhante apenas mostra a riqueza da Mãe Natureza. Há muito mais para entender, e cada novo avanço nos aproxima dos dispositivos supercondutores cotidianos".

 

Fonte: https://www.inovacaotecnologica.com.br/noticias/noticia.php?artigo=supercondutor-temperatura-ambiente-pressao&id=010115220810#.YvooIXbMIdU

 

Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Restore formatting

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

 Share

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Create New...