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dúvida Internet limitada pelo provedor

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idealinfo

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Olá amigos, boa noite...

Queria tirar uma dúvida e quem sabe até uma ajuda. Tenho uma internet na qual eu divido a mesma para a minha casa (ponto central), para a casa da minha mãe, casa do meu sogro e meu irmão, todos no mesmo prédio. Do dia para o outro a internet começou a ficar lenta, comecei a testar os equipamentos: switch, roteadores e até os cabos, não achando nada fora do comum. Tenho um mikrotik que no caso gerencia essa rede, pensei também que fosse ele, mas sem sucesso. Foi então que achei estranho, que em um dos testes realizados o meu ping para qualquer lugar não tem perda nenhuma, e quando tento entrar em algum site o mesmo não abre, ou abre pela metade e quando abre demora além do normal. Conversando com um dos meus amigos que trabalha no provedor, ele me disse que o provedor acrescentou uma segurança para limitar justamente essas pessoas, que eles acham que tem um tráfego fora do normal. Alguém sabe dizer se isso é verdade mesmo, e se caso sim, existe alguma configuração que posse ser feito no mikrotik para camuflar ou ocultar esse tráfego ao provedor. 

 

Desde já agradeço.

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@idealinfo Bom dia.

Acredito que uma boa conversa com seu provedor deva resolver esse problema. Se o teu amigo que trabalha lá falou isso, deva ser verdade, a menos que ele seja amigo da onça, kkk.

Se fosse comigo eu ameaçaria trocar de provedor se eles não resolvessem o problema, pois eles não estão entregando a velocidade e a qualidade que deveriam. Podes inclusive ameaçar procurar o Procon.

Vai ver como eles vão ceder, só de ouvir falar esta última palavra.

Boa sorte aí!

  • Joinha 1
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@elias.girardi @elias.girardi Realizei outros teste e meu amigo confirmou tudo o que eu contei no post anterior, só que ele não tem acesso a esse pessoal que estão fazendo essa monitoração, e ele nem sabe como é que está sendo feita. Alguns colegas dizem que essa monitorização está sendo feita por quantidades de acessos e outros por tráfego. Testei usando o tráfego e sei que por esse modo não é, só não sei como eles limitam essa quantidade de acessos ou se tem alguma quantidade específica, tipo 50 acessos simultâneos, é gerando um alerta e a velocidade é limitada. Vc sabe como eu posso contornar essa situação ou ocultar esses acessos.

Obrigado pela atenção.

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Experimenta usar algum aplicativo de vpn para ver se ajuda. Como o Kaspersky vpn ou o avast secure line.

Estes aplicativos permitem que você se conecte na internet e faça passar que está se conectando de outro país, através de outro ip.

Só não garanto que vá funcionar para este fim que você precisa.

Boa sorte!

Editado: por elias.girardi
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Aconselho a deixar todos os gateways diferentes nos roteadores, com o DHCP ligado em todos eles fazendo-os  distribuir uma faixa diferente e usando  a porta wan de cada roteador. Melhora o tráfego e a segurança. Se apenas um roteador esta distribuindo 50 Ip's, seu problema pode estar ai. Acho difícil existir essa limitação de tráfego pelo provedor, acredito quase 100% que o seu problema é conflito de gateways dos roteadores. Se houver um igual na rede, os switchs não gerenciáveis se perdem facilmente. Depois de configurar tudo, deixe o dns principal com o gateway do roteador primario, e o dns secundario com o gateway do roteador local. Boa sorte.

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@xandy_73 Boa noite, já tentei usar com outros DNS, mas quando eu entro no site meuip.com para identificar, ele já identifica o ip do meu provedor. Olhando o tráfego no mikrotik, o link está bastante baixo não tendo possivelmente alguma relação se por acaso tiver franquia de dados.

@Rods Todos os roteadores secundários estão configurados com IP´s diferentes, até pensei que fosse isso, apesar que esta mesma estrutura faz meses funcionando sem nenhum problema. Mesmo assim revisei tudo novamente: IP´s, configuração, roteador por roteador, poderia até que alguém teria desconectado o cabo e conectado o cabo em lugar errado, mas infelizmente estava tudo certinho.

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@idealinfo Meu próximo passo seria, pegar uma maquina, deixar ip manual na faixa de cada gateway, e ir acessando um a um, verificando navegação na configuração, velocidade de abertura das caixas de dialogo, velocidade do ping. Se algum apresentar alguma demora ou lentidão, ajuda a isolar o defeito. Outra coisa que faria, ja que sua configuração esta usando NAT, seria deixar todos os roteadores em bridge, desligando DHCP e não usar a porta WAN, e deixar só um servidor DHCP na sua rede (modem principal). Isso sim ajudaria a burlar algum filtro do provedor, que esta identificando muitas rotas com endereçõs e mac's diferentes. Boa sorte.

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@idealinfo Como você citou acima, se o problema estiver no provedor não vai adiantar nada ficar fazendo testes no seu equipamento. A sua internet deve ser fibra óptica certo?

Liga no provedor e manda eles fazerem uma visita e uma avaliação do seu sinal.

Acho uma tremenda bobagem eles quererem controlar o seu acesso da internet, se for isso mesmo.

Se você paga por um link de 300mbps (exemplo) eles tem a obrigação de fornecer essa velocidade ou uma porcentagem máxima, de acordo com o contrato assinado.

Apenas deve existir um bloqueio caso você em determinado momento atinja esse limite, mas não parece ser esse o seu caso.

Boa sorte e não esqueça de atualizar com novidades!

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O compartilhamento do sinal de internet, inclusive quando há uma ajuda de custo, é ilegal, salvo raras exceções. Disponibilizar a rede para o vizinho que mora no edifício ao lado ou para quem mora no apartamento de cima não é permitido, segundo regras da Agência Nacional de Telecomunicações, a Anatel.27 de jul. de 2021. Fonte google.

Não pode compartilhar!! Abrir um chamado para esse caso, o técnico vai dar risada. Não pode. É crime. Por isso recomendar a visita tecnica para esse caso é em vão. Avaliações de sinais de fibra são feitas remotamente. Diagnósticos são feitos fazendo-se testes nos equipamentos. Apenas um HUB com barramento 10\100 na rede compromete os 300Mbs

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Esquecitb, se formos aos fatos mesmo tem essa observação: Trecho da Resolução 574/11 da Anatel define que, no período de maior tráfego, os provedores devem ofertar velocidade média de conexão de 80% da máxima contratada e uma velocidade instantânea de 40%. Assim, um consumidor que contrata um plano de 10 Mbps poderá, por exemplo, receber 4 Mbps. Ou seja o provedor segunda a lei, não é obrigado a fornecer os 300Mbs

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3 horas atrás, xandy_73 disse:

Pode deles também terem descoberto o compartilhamento da internet com outros apartamentos que ele citou e com isso estarem limitando a banda.

Realmente pode ser isso mesmo.

Mas pode fazer o teste desconectando os demais aparelhos e deixar ligado apenas o roteador da sua casa.

Se a lentidão persistir, solicite um suporte junto à empresa.

 

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Lembrando que se o problema não for de equipamento a empresa tem a obrigação de informar ao usuário o motivo da lentidão do sinal se lhe for solicitado.

Se é ilegal fazer o compartilhamento do sinal de internet a empresa teria que informar o cliente os motivos de ter baixado a velocidade do link e solicitar que este último regularize a situação.

Por isso que é imprescindível saber se a origem deste problema vem do sinal ou não, porque ficar mexendo em roteadores neste caso é o mesmo que enxugar gelo, não vai resolver nada.

Num contrato de fornecimento de serviços de internet o mínimo que se espera é uma boa comunicação entre as partes, se é solicitado um suporte, a empresa tem que prestar este suporte. Se a empresa resolve limitar a velocidade do link de uma hora para outra é dever dela explicar os motivos se o cliente pedir. 

Agora, se a empresa resolver falar que o link está ok e não pratica nenhuma regra de limitação de velocidade, aí sabemos com certeza que o problema está em algum dos equipamentos conectados na rede.

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Lendo todos os relatos, me admira que o @idealinfo ainda nao tenha exigido seus diretos como consumidor e ligado para o provedor resolver esse problema. Se pelo que entendi for verdade e ao invez de tres familias morarem em um casa de 3 andares, for 3 apartamentos diferentes em um condominio, de nada adianta ele ficar dando murro em ponta de faca. Vai continuar tendo dor de cabeça com o provedore buscando um jeito de burlar o traffic shaping do provedor, aí só trocando para outro e esperar que demorem a perceber seu consumo.

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