Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

dúvida Fonte de 9v usando fonte ATX

Avalie este tópico:

Posts em destaque

Postado (editado)

Moderadores Desculpem se publiquei  a mensagem no lugar errado, se "sim", solicito que seja transferida para

o lugar correto ok? Por isso peço desculpas antecipadas . . .

Pretendo usar uma fonte ATX usada para substituir a alimentação de um MultiTeste velho e usar numa bancada.

O MultiTeste usa bateria de 9v, como a fonte ATX não tem essa tensão pensei em usar um regulador 7809 para

conseguir os 9v necessario no Multiteste, todos os esquemas que encontrei com o 7809 na WEB mostram o uso de uma fonte

de redução simples (corrente alternada), transformação/filtragem para corrente continua (com ponte retiificadora) para

somente depois usar esse regulador 7809, mas a fonte ATX ja não esta com as tensoes retificadas e estabilizadas?

Preciso usar ponte retificadora ou diodos e capacitores para conseguir diminuir dos 12v para 9v da fonte ATX?

Pessoal sou apenas um (muito) curioso em eletronica, tendo conhecimento um pouquinho melhor em eletricidade,

sei que tem outros componentes alem do 7809 para conseguir isso, mas aqui na minha cidade tenho apenas uma loja

que comercializa componentes eletronicos . . .

Se alguém tiver algum esquema ajudaria muito ok?

Desde ja, muito obrigado pela atenção.

Editado: por Marco Capella
erro de texto
  • Joinha 1
  • Marco Capella alterou o título para Fonte de 9v usando fonte ATX
Postado (editado)

Joao limaRV muito obrigafdo pela atenção.

A ligação seria como a imagem abaixo?

O valor do eletrolitico ta legal?

A polaridade do eletrolitico ta correta?

Tenho um eletrolitico de 4700uF  35v, ele serve?

Muito obrigado.

imagem.png

Editado: por Marco Capella
texto errado
Postado

@Marco Capella 

Se quiser muito ter uma derivação de 9V beleza faça como já trataram.
Mas se a única função é alimentar um multímetro é bom levar em conta que uma bateria de 9V nova e totalmente carregada tem algo em torno de 10.6V e portanto seria mais fácil barato e rápido colocar uns 3 ou 4 diodos talvez de tipos diferentes na saída de 12V, que já é regulada e já tem dissipador de calor, apenas para propiciar uma queda que leve a uma tensão adequada ao uso do multímetro, qualquer coisa que fique entre 8,4V e 10.6V é aceitável do meu ponto de vista com base em testes que já fiz no passado.
Outro alerta importante é que estes dispositivos não são muito fãs de ripple, afinal são previstos para uso com baterias/pilhas que não geram esse tipo de problema por serem isoladas.
Para finalizar, se não me engano tive problemas no passado fazendo algo parecido, as medições feitas em aparelhos ligados na rede elétrica informavam valores errôneos, algo a ver com a referência do terra se não estou louco ainda.

Portanto para este caso de alimentação de instrumento de medição, acho que a melhor solução seria utilizar uma fonte linear com transformador isolador de 12V e aí sim colocar essa etapa de regulação sugerida anteriormente, lembrando que neste caso seria adequado colocar capacitor de 10uf na entrada do regulador, o consumo do multímetro é irrisório mas ainda assim um dissipador de calor no regulador não faria mal, e usá-la exclusivamente para a alimentação deste dispositivo.

Postado

A ideia da UDQ (unidade de diodo de queda) , é bem interessante , ela era muito usada nos retificadores para telecomunicação.

Lembrando que a queda de tensão tipica no diodo é de 0,6 , com 4 diodos em serie a que da seria de 2,4v

image.png.2e0caba5382aefaaf12a2de42461eb93.png

Ainda tenho uma fonte de bancada que usa o 7809 para alimentar um multímetro (adaptado para medidor de painel).

Acho que a ideia inicial era aproveitar a fonte de PC

Postado

@joao lima RV 

35 minutos atrás, joao lima RV disse:

Acho que a ideia inicial era aproveitar a fonte de PC

Pois é, mas é o mesmo que, por ter o motor de um jato ultrassônico sobrando, resolver usá-lo em um fusca que esteja sem o eixo e as rodas traseiras, pelo menos de acordo com experiências que tive no passado. ;D 
Pode até fazer e ver se para a função preterida funciona bem, mas eu aqui tive problemas com medições usando fonte ATX, infelizmente por tratar-se de algo que fiz muito tempo atrás o cérebro não me disponibiliza os detalhes com precisão.

• 2 semanas depois...
Postado

Liga a rede de 5v em série com a de 3,3v somando a voltagem, assim você terá 8.3v, os 0.7v  você pode corrigir com alguns capacitores ou simplesmente deixar essa  margem de erro se for aceitável.

Postado

@temyth Nessa linha de raciocínio o que daria pra fazer é utilizar o +5VSB (fio roxo) como fosse GND e o +12V como positivo, alguns circuitos não se importam de ter 5V como referencia de terra, isso claro só é possível em circuitos que não ligam diretamente a alimentação "negativa" no ground da rede, o resultado teórico é 7V (12V-5V = 7V), na prática pode haver alguma variação, e é importante lembrar que além das ressalvas já citadas existe também o limite de corrente da fonte de +5VSB que normalmente é de 1.5A ou 2A em alguns casos, e tudo isso se a ideia for obter algo na casa dos 7V.

Muito antigamente essa abordagem que sugeriste funcionaria em alguns poucos modelos de fonte AT e ATX, mas hoje em dia como disse o @joao lima RV isso não funciona mais devido a maneira como são construídos os transformadores.

Colocar capacitores não aumentará nenhuma das saídas das fontes ATX visto que elas são reguladas nas tensões predeterminadas.

Postado
2 minutos atrás, Jack O'Neo disse:

@temyth Nessa linha de raciocínio o que daria pra fazer é utilizar o +5VSB (fio roxo) como fosse GND e o +12V como positivo, alguns circuitos não se importam de ter 5V como referencia de terra, isso claro só é possível em circuitos que não ligam diretamente a alimentação "negativa" no ground da rede, o resultado teórico é 7V (12V-5V = 7V), na prática pode haver alguma variação, e é importante lembrar que além das ressalvas já citadas existe também o limite de corrente da fonte de +5VSB que normalmente é de 1.5A ou 2A em alguns casos, e tudo isso se a ideia for obter algo na casa dos 7V.

Muito antigamente essa abordagem que sugeriste funcionaria em alguns poucos modelos de fonte AT e ATX, mas hoje em dia como disse o @joao lima RV isso não funciona mais devido a maneira como são construídos os transformadores.

Colocar capacitores não aumentará nenhuma das saídas das fontes ATX visto que elas são reguladas nas tensões predeterminadas.

a ideia é boa, mas acredito que então um regulador ou sistema para baixar as tensões seria mais seguro e estável, além de ter um gnd de  verdade.

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
  • Criar Novo...