Ir para conteúdo
View in the app

A better way to browse. Learn more.

EletrônicaBR.com

A full-screen app on your home screen with push notifications, badges and more.

To install this app on iOS and iPadOS
  1. Tap the Share icon in Safari
  2. Scroll the menu and tap Add to Home Screen.
  3. Tap Add in the top-right corner.
To install this app on Android
  1. Tap the 3-dot menu (⋮) in the top-right corner of the browser.
  2. Tap Add to Home screen or Install app.
  3. Confirm by tapping Install.

Como parar de matar GPU RSX do PS3?

Featured Replies

Postado

Oi, boa tarde pessoal, eu estou com problemas pare remover o chip RSX do PS3 (Com o dissipador de calor IHS em cima), sempre que tento tirar esse chip,

as esferas das memórias em cima dele "explodem/vazam" por baixo, matando o chip, mesmo após 72 horas na estufa desumidifcadora a 105°c e usando baixa temperatura no bocal superior,

os chips morrem antes mesmo da solda bga ficar liquida.

Estou usando uma estação bga com bocal superior de ar quente e base IR, testei várias configurações, normalmente com 180-200°c na base,

e a última que tentei é de 240°c na base IR (ficando a temperatura da placa ao redor do RSX em 195°c)

e bocal superior indo de 120°c até 245°c acompanhando a temperatura da base, mas os chips sempre morrem quando o bocal de ar quente chega em 220°c.

Faço chips de placas de vídeo em 245°c (e 180°c na base) sem problemas, mas o RSX sempre morre nos 220°c, não dão bolhas, as placas estão bem secas,

mas simplesmente o chip vaza as soldas das memorias rams coladas e morre.

O mais frustrante é que sempre vejo os caras no youtube retirando esse chip até com estação de ar quente e churrasqueira sem problemas, usando 280-350 °c,

enquanto eu não consigo retirar com ferramentas próprias para isso e temperaturas mais controladas.

Alguém sabe o que pode estar acontecendo?

(Problema resolvido, como especificado no segundo post).

photo_2023-03-24_18-07-06.jpg

photo_2023-03-22_19-29-55.jpg

photo_2023-03-22_19-29-552222.jpg

Editado: por Alguém L
Conclusão.

Postado
  • Autor

Tenho apenas 3-4 placas sucatas ainda para testar, então preciso descobrir o problema antes de ficar sem placas pra testes. E claro, também dá uma dó estragar chips que possivelmente estão bons.

Postado
  • Autor

Após tanto sofrer e pesquisar, um técnico gringo me passou a dica, o segredo é simplesmente deixar o bocal superior a pelo menos uns 5cm da placa, ao invés de deixar o bocal próximo como fazemos com placas de vídeo, pra fazer o RSX tem que deixar o bocal mais afastado, chega a ser ridículo de tão simples.

Para os técnicos que cairem aqui no futuro, meu perfil é de 180°c-200°c (temperatura real na placa) no aquecimento inferior (base IR) e 230°c-245°c no canhão de ar superior. Claro que muda de máquina BGA pra máquina BGA, sempre tiro o chip quando o termopar bate 225°c com o termopar entre o chip e o dissipador integrado.

Também deixo as placas secando a 105°c por algumas horas para evitar bolhas.

E o mais importante, mantenha o canhão superior longe da placa.

• 4 semanas depois...
Postado
Em 28/03/2023 às 03:15, Alguém L disse:

Após tanto sofrer e pesquisar, um técnico gringo me passou a dica, o segredo é simplesmente deixar o bocal superior a pelo menos uns 5cm da placa, ao invés de deixar o bocal próximo como fazemos com placas de vídeo, pra fazer o RSX tem que deixar o bocal mais afastado, chega a ser ridículo de tão simples.

Para os técnicos que cairem aqui no futuro, meu perfil é de 180°c-200°c (temperatura real na placa) no aquecimento inferior (base IR) e 230°c-245°c no canhão de ar superior. Claro que muda de máquina BGA pra máquina BGA, sempre tiro o chip quando o termopar bate 225°c com o termopar entre o chip e o dissipador integrado.

Também deixo as placas secando a 105°c por algumas horas para evitar bolhas.

E o mais importante, mantenha o canhão superior longe da placa.

Amigo em cada 10 placa as 10 vao para o saco o RSX ,tenho  estação  R590 , Estufa  fico até triste quando entra um ps3 é defeito  solda bga RSX  vou seguir a sua dica , mais  por teimosia rs pode passar o print do seu perfil e mais ou menos qua o tempo que vc faz para a fusão da solda do RSX pois parece que ele esta colado na placa e acho que fica muito tempo cozinhando 😂 

• 3 meses depois...
Postado
  • Autor
Em 25/04/2023 às 18:57, janiorib disse:

Amigo em cada 10 placa as 10 vao para o saco o RSX ,tenho  estação  R590 , Estufa  fico até triste quando entra um ps3 é defeito  solda bga RSX  vou seguir a sua dica , mais  por teimosia rs pode passar o print do seu perfil e mais ou menos qua o tempo que vc faz para a fusão da solda do RSX pois parece que ele esta colado na placa e acho que fica muito tempo cozinhando 😂 

Eu deixo por quanto tempo for necessário, algumas saem rápido, outras demoram mais, mas todas estão saindo sem danos agora.

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

Conteúdo Similar

Account

Navigation

Pesquisar

Pesquisar

Configure browser push notifications

Chrome (Android)
  1. Tap the lock icon next to the address bar.
  2. Tap Permissions → Notifications.
  3. Adjust your preference.
Chrome (Desktop)
  1. Click the padlock icon in the address bar.
  2. Select Site settings.
  3. Find Notifications and adjust your preference.