Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

dica O básico da malha dessoldadora

Avalie este tópico:


Gercino Satiro

Posts em destaque

Em minha opinião a malha dessoldadora é um recurso que não deve está longe do técnico, é tão importante como uma boa solda ou um bom fluxo. Sua função vai de remover parte da solda em componentes fixados a servir de linha de aterramento no momento de desespero! Muito usada para limpar áreas antes de atuar com BGA, limpar PADs após retirada de componentes e limpar pinos de componentes maiores quando retirados da placa e persistem com sobras de solda. Porém uma malha de qualidade duvidosa pode fazer o técnico desanimar do uso, e já aconteceu comigo. Boas malhas são maleáveis, trançadas com fios finos e melhor quando possuem uma camada de fluxo. Malhas grosseiras, trançadas com fios muito rígidos não produzem um bom resultado. Outro detalhe importante é a espessura da malha, eu uso 1.5, 2.5 e 3.5mm, estas três medidas atendem minhas necessidades há anos. Na impossibilidade de adquirir uma boa malha pode se pensar em fabricar algo similar, como o uso de uma malha de blindagem de cabos coaxiais. Já usei feito de coaxial e atendeu relativamente bem. Quem trabalha com SMD e solda manual BGA conhece a importância das malhas dessoldadoras, e não economiza na hora da compra. Gosto tanto de usar estas malhas que as vezes uso até sem necessidade, mas o resultado fica ótimo.
Malha dessoldadora só de boa qualidade. Use a malha combinada com um bom fluxo para limpar áreas. Tenha um bom alicate de corte, ou tesoura, para não estragar a ponta da malha no momento da retirada das partes usadas.
Bem é isso. Várias técnicas e fundamentos estão disponíveis na WEB para consulta, este é apenas um comentário. Este não é um texto com intuito de ensinar ninguém, apenas para deixar uma reflexão.

Sem título1.jpg

  • Joinha 4
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...

Caro @RST2112, uso Mechanic a um bom tempo sempre com bons resultados, e não conheço a malha da Hikari. Vale destacar que marcas chinesas bem divulgadas como Yaxun não matém um padrão na linha de malhas...  é comum comprar uma malhar mais fina com fios mais grossos que as malhas mais finas, e isso não é bom. Indico o que uso, e tanto para áreas maiores como para as menos a marca Mechanic vem me atendendo bem.

Sucesso nos trabalhos, aproveitamento nos estudos.:.

  • Joinha 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Gercino Satiro muito obrigado pelo retorno, como eu estava precisando de alguns insumos, acabei pedindo junto 2 malhas da Mechanic. Agora é esperar chegar e testar.

 

Muito legal da sua parte esse tipo de postagem, li vários tópicos seus e acredito que tem ajudado muitas pessoas, mesmo que ninguém tenha comentado nos tópicos.

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

23 horas atrás, RST2112 disse:

@Gercino Satiro muito obrigado pelo retorno, como eu estava precisando de alguns insumos, acabei pedindo junto 2 malhas da Mechanic. Agora é esperar chegar e testar.

 

Muito legal da sua parte esse tipo de postagem, li vários tópicos seus e acredito que tem ajudado muitas pessoas, mesmo que ninguém tenha comentado nos tópicos.

@RST2112 obrigado.
Gostaria de postar com mais frequência, mas colaboro sempre que possível. Tenho outros assuntos que surgem em nossas atividades e logo continuo postando aqui na comunidade EletrônicaBR.
Bons trabalhos e estudos.:.

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Gercino Satiro hoje chegou as malhas que comprei da Mechanic e já fui logo testar. Comparando com a Hikari, a Mechanic é muito melhor. Comparando as duas na versão de 3,0mm , a da Hikari tem aproximadamente 2,0mm de largura, enquanto a Mechanic tem quase 4,0mm e além disso a Mechanic é muito mais maleável, ela vai se abrindo sobre a área a ser limpa, tornando a retirada da solda muito mais eficiente, enquanto a malha da Hikari é muito mais dura e puxa menos solda.

Gostei muito do resultado dessa malha da Mechanic e pretendo continuar usando dessa marca.

  • Joinha 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 horas atrás, RST2112 disse:

@Gercino Satiro hoje chegou as malhas que comprei da Mechanic e já fui logo testar............

Gostei muito do resultado dessa malha da Mechanic e pretendo continuar usando dessa marca.

Fico feliz que tenha aprovado esta malha, uso esta marca depois de testar vários outras. Boas malhas junto a bons fluxo produzem resultados maravilhosos 👍

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...