Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Gercino Satiro

Membros
  • Posts Por Dia

    0.19
  • Posts

    161
  • Registrado em

  • Última visita

  • Créditos EBR

    411 [ Doar ]

Tudo que Gercino Satiro publicou

  1. Ótima observação @Herbert Lopes, e se observar o projeto no "effect layouts" alguns valores já foram corrigidos, e outros já foram sugeridos. Também ficaria atento aos dois jfet.
  2. @jose14521452 sendo só o cabo você deve encontrar no ML entre 30 a 40 reais, e para tentar recuperar esta peça será necessário uma excelente ponta de solda em aproximadamente 300ºC, um fluxo ótimo como o AMTECH NC-559 ou RMA-223, boa fonte de aproximação (microscópio) e ótima lâmina para raspagem. Minimamente isto... como exercício me parece bem proveitoso, mas como atendimento atendimento ao cliente não é bom. Eu assumiria o problema não como "prejuízo" mas sim como aprendizado. Boa sorte e bons trabalhos.:
  3. @jose14521452 se me permite opinar. Como citado, reparo eficiente em cabo flex não é um nada fácil, e muitas vezes o próprio reparo produz outros problemas. O risco em reparos é comum, então creio que será melhor investir em um nova tela. É uma opinião.
  4. São muitas boas práticas no dia a dia de um técnico, mas as boas práticas que envolvem evitar acidentes sempre ficam em destaque. Destaco duas boas práticas fundamentais para os trabalhos em placas com componentes pequenos, microcontroladores e demais SMD/BGA, principalmente para os do meu grupo: visão cansada e mão pouco firme.. kkk.. Vamos para questão “referência”: Quando estamos analisando um circuito normalmente tomamos uma referência de potencial e exploramos os demais pontos de análise, e este referencial poderá está fixado um ponto firme como em um terminal, em uma garra “jacaré” ou perigosamente apoiada sobre um contato metálico. Mesmo os mais experientes no decorrer de um bom tempo de análise podem ‘vacilar’ e deixar uma das pontas exploradoras deslizarem para um local não apropriado, e com isso causar um curto circuito e danificar ainda mais o circuito, então fixar bem a ponta de referencia é bastante importante! A depender da placa nem será necessário o uso de uma garra jacaré, alguns conectores permitem acesso em sua base (como na figura) deixando a ponta de referencia bem ancorada, dai nada de escorregar. Próxima questão é a “distância”: Mas distância de que??? Dos pinos minúsculos dos circuitos integrados SMD! Quando temos que medir um valor em um dos pinos de um microcontrolador a vontade inicial é logo “socar” a ponta de teste direto no pino, e ai o risco de um curto é altíssimo! Mesmo usando as tais pontas agulhas, ou produzindo as suas própria “pontas especiais”, o risco continua alto… então a solução é simples: siga a trilha e tome a referencia no próximo componente (como na figura). Caso não seja possível se distanciar do CI, ai não tem jeito, que a força esteja contigo. Claro que ninguém deve ficar paranoico com estes cuidados, no entanto “o que abunda não atrapalha”, então evite mais dores de cabeça e se mantenha apenas com o problema do cliente. Bons trabalhos a todos, sucesso.:.
  5. Fico feliz que tenha aprovado esta malha, uso esta marca depois de testar vários outras. Boas malhas junto a bons fluxo produzem resultados maravilhosos
  6. Deixar estanho na 'ponta' realmente é uma boa prática na conservação, porém me parece ter efeito efetivo para 'pontas' que passam períodos longos sem trabalho. A 'ponta' de solda que uso diariamente não deixo estanho, mas a 'ponta' fixa em outro ferro, de menor uso, deixo com estanho. As 'pontas' guardadas, fora do ferro, não deixo com estanho, mas antes de guardar foram bem limpas.
  7. @RST2112 obrigado. Gostaria de postar com mais frequência, mas colaboro sempre que possível. Tenho outros assuntos que surgem em nossas atividades e logo continuo postando aqui na comunidade EletrônicaBR. Bons trabalhos e estudos.:.
  8. Caro @RST2112, uso Mechanic a um bom tempo sempre com bons resultados, e não conheço a malha da Hikari. Vale destacar que marcas chinesas bem divulgadas como Yaxun não matém um padrão na linha de malhas... é comum comprar uma malhar mais fina com fios mais grossos que as malhas mais finas, e isso não é bom. Indico o que uso, e tanto para áreas maiores como para as menos a marca Mechanic vem me atendendo bem. Sucesso nos trabalhos, aproveitamento nos estudos.:.
  9. Neste caso, usando pasta para auxiliar na limpeza, a esponja vegetal umedecida ou metálica irá limpar a ponta retirando o que sobrou do breu e outros componentes. Experimente a combinação pasta mais esponja, irá perceber o ótimo resultado.
  10. Voltando a falar sobre reconstrução de 'pads' em PCB, vou citar uma ocorrencia comum nas atividades de técnicos iniciantes e nos técnicos mais esperientes porém com pressa! Grande erro: Força em demasia a retirada de um componente... O momento da retirada de um componente de uma placa requer boa atenção, principalmente quando o local de de difícil acesso, a placa está revestida com resina ou mesmo a solda é bem velha e perdeu algumas de suas propriedades. Se forçamos demais os componentes SMD fatalmente iremos quebrá-los, se forçamos demais os PTH (pin through) vamos quebrar uma de suas pernas ou mesmo romper a base de ancoragem, área dos furos. Creio que este seja um fato bastante racional, ou seja, lógico que se forçar muito o "troço" vai quebrar, mas quem nunca foi "pesando a mão" de pouquinho a pouquinho até escutar o estalo e a sensação de: "Agora ferrou tudo...". Com o tempo vamos observando os melhores resultados quando aplicadas determinadas ações, seja no aumento da temperatura do ferro de solda, seja no uso de fluxos diversos ou troca das pontas de solda, e aqui está um ótimo 'pulo do gato'. Como já citei as pontas de solda desempenham um papel importantíssimo no ato de soldar, e merecem toda nossa atenção. Não só sua composição deve ser levada em conta, mas principalmente seu formato. Componentes PTH com ancoragem média como diodos 1N4007 parecem dessoldar bem pontas cilíndricas e chanfradas, como os de ancoragem menor(exemplo: BC337), no entanto ancoragens maiores como as do KUB1010 ou KBPC5010 serão desoldados com maior facilidade usando pontas tipo faca em diagonal ou reta. Já os tamanhos das pontas irá da necessidade, é importante ter um estoque com vários tipos de pontas. Vale destacar que quando cito “auxiliar no dessoldamento” não é apenas amolecer a solda para que seja sugada, mas também para aplicar nova solda e ir tracionando o componente para fora da placa. Leves movimentos laterais também ajudam no processo de retirada, assim como depositar mais solda nova sobre a velha, ai vai de caso a caso. Antes de iniciar o processo de retiramento observe com muita atenção se o ponto de solda está coberto por verniz, pois se for um ponto pequeno e a placa de '‘parede’' fina talvez limpar a área com solvente ajude muito no processo. Atenção para placas mais velhas, ou bem finas, estas oferecem um risco muito maior obviamente. Basicamente é isso... calma, observação, movimentos cautelosos, se necessário um pouco de bom fluxo, temperatura ideal e boa ponta de solda no sentido formato. Teste as dicas em placas velhas, doadoras, e encontrará uma combinação ideal para futuros trabalhos. Sucesso a todos e bons reparos.
  11. Disponha @Anderson harpa, estamos para colaborar mesmo. Como sabe, a dissipação de calor é um efeito bastante importante na análise de circuitos, e nem sempre o que "muito esquenta" está com problema, e nem sempre o "muito quente" está fora da tolerância do componente. Toda via devemos aferir a temperatura e consultar a tolerância térmica do componente, isso nos dará uma boa pista sobre a condição do componente e possível interferência de correntes externas vinculadas ao CI. Com as leituras corretas o resultado na análise será bem mais precisa. Bom, de certo já conhece toda esta metodologia, mas sabe como são os colegas de formação, queremos sempre contribuir. Boa sorte no reparo.
  12. Pode informar a temperatura do componente quando no estado de "esquenta muito"?
  13. O esquema elétrico deveria informar os valores dos componentes, estranho. Eletrolítico não substitui. Bom seria o uso de um capacímetro.
  14. Boardview - Samsung NP300E4A - Petronas-14 DC - BA41-01666A - Rev. 1.2 Visualizar Arquivo Arquivos: PETRONAS-14DC (300V4A).cad / CAD2 / CAD CPU: Sandy Bridge PGA Chip Set: Intel Cougar Point GFX: NVIDIA N12P-GVR Remarks: Huron River Platform PCB Code: BA41-01666A REV: Rev. 1.2 Uploader Gercino Satiro Enviado 04/04/2023 Categoria Samsung  
  15. 9 downloads

    Arquivos: PETRONAS-14DC (300V4A).cad / CAD2 / CAD CPU: Sandy Bridge PGA Chip Set: Intel Cougar Point GFX: NVIDIA N12P-GVR Remarks: Huron River Platform PCB Code: BA41-01666A REV: Rev. 1.2
  16. Samsung NP300E4A - Petronas-14 DC - BA41-01666A - Rev. 1.2 Visualizar Arquivo CPU: Sandy Bridge PGA Chip Set: Intel Cougar Point GFX: NVIDIA N12P-GVR Remarks: Huron River Platform PCB Code: BA41-01666A REV: Rev. 1.2 Uploader Gercino Satiro Enviado 04/04/2023 Categoria Samsung  
  17. 9 downloads

    CPU: Sandy Bridge PGA Chip Set: Intel Cougar Point GFX: NVIDIA N12P-GVR Remarks: Huron River Platform PCB Code: BA41-01666A REV: Rev. 1.2
  18. @jose14521452 você consegue explicar qual análise você realizou e como chegou a duvidar do microcontrolador?
  19. @jpb.2013 Achei interesante o 'jampear' os pinos 3 e 4, pois o datasheet do componente demonstra uma comportamente diferente se usando um jumper. Pinos citados do WT7527: - pino 3 (output)= FPOB (pino de saída de proteção contra falha, saída de dreno aberto) Se detectada anomalia FPOB fica HIGH e PGO vai para LOW. - pino 4 (input)= PSONB (chaveamento on/off) Se PSONB tiver um delay de 4ms irá desativar FPOB. Note que o monitoramente é todo baseado em atrasos de pulsos, ou melhor na comparação de pulsos. A página 6 do datasheet mostra um exemplo para aplicação e mostras os tempos de delay. Sucesso por ai
  20. Um tema muitas vezes movido por paixões e não pela lógica... vale apena rever conceitos. O homem médio desenvolve suas atividades mediante seus valores, seu entendimento sobre o que lhe cerca e o que tem conhecimento, e sendo assim a capacitação será é o caminho, porém esta capacitação não acontece apenas de uma forma, são várias possibilidades. Algumas possoas possuem uma capacidade congnitiva mais ativa em relação a outras, estas pessoas podem ser rotuladas como autodidatas, pessoas que compreendem o processo lógico das coisas e filosófico da reflexão, e temos várias exemplos de pessoas assim. Para um verdadeiro autodidata frequentar a rotina socialmente normal de ensino pode parecer uma perca de tempo, já que conseguiu dominar a matéria proposta na academia apenas via suas pesquisas e experimentos. Sendo esta uma verdade, cai por terra a afirmação que um bom profissional se mede por seu curriculum, mas sim por sua capacidade de resolver problemas da forma mais eficaz para o resultado do trabalho e seu entorno(processos adminstrativos, custos e relação pessoal). Entretanto... devemos destacar que "discípulo sem mestre" é uma rara exceção, sendo mais numeroso o grupo que acha que domina o assunto, porém exposto a pressão do trabalho o resultado não aparece, e fica só na discursão do mundo virtual. É como a velha piada: "[Hô cara]Rapaz! Chamei o fortão de corno! Na cara dele!.. [amigo] Caraca! Tu é maluco... e o que aconteceu???!! [Hô cara] Desliguei o telefone". Gostaria muito de ser um autodidata, ou ter facilidade em aprender as coisas, só que tudo que aprendo é com muito esforço, mas sei conviver com esta situação. Finalizo destacando que os títulos devem ser conquistados não para comprovar seu conhecimento, mas para abrir portas e fundamentar a perícia técnica caso venha ser necessário em um processo ou coisa do gênero. Estamos inseridos em uma sociedade, e desta forma estamos expostos as normas e percepções, então se a profissão escolhida foi a de técnico porque não travar a boa batalha para conquista de seu diploma e se desejar a vinculação ao seu conselho? Contudo, importante mesmo é o saber e o bom convívio, nunca saberemos tudo... essa é a verdade. Sucesso a todos.
  21. @zildo silva Abre um tópico, nos padrões do fórum, citando o problema e dúvida, assim a comunidade poderá colaborar de forma mais organizada e dentro das normas do fórum
  22. Não só de eletrônica vive uma assistência técnica, e na gestão do negócio a Ordem de Serviço ('OS') tem uma grande importância. Uma 'OS' mau elaborada pode ser a origem de uma grande dor de cabeça, já a falta desta é imperduável. Basicamente uma 'OS' tem por finalidade documentar a trajetória do objeto a ser consertado, buscando sempre um equilíbrio em seu conteúdo para não se tornar confusa, ou seja um monte de dados desencontrados, ou inexpressiva, sem informações importântes para o técnico e administrador. A alquimia está aqui, em uma composição que seja eficaz. Mas então basicamente o que deve ter em uma 'OS'? Uma 'OS' deve vincular os agentes envolvidos, então minimamente teremos referência da empresa assistência ou responsável pelo acordo, o cliente obviamente e o técnico responsável. As datas são importantes, então teremos data de entrada e saída, e lembro que este é "um modelo básico" mas muitas outras datas e dados podem ser inclusos. Espaço para descrever qual aparelho está entrando, seu modelo e número de série e observação sobre sua conservação e assessórios. Área para anotar a descrição do problema citado pelo cliente. Nome do técnico responsável. Descrição do serviço realizado, e para mim o mais importante: o termo de serviço. Este termo de serviço é aquele texto 'genérico' que descrevem responsabilidades e obrigações envolvidas no acordo 'OS', então se empenhe muito na elaboração deste texto! Normalmente é citato que 'não nos responsabilizamos pela origem do aparelho'; 'após a finalização desta OS o cliente avisado terá "tantos dias" para retirar e após este período será cobrada taxa de permanência'; 'que pequenos arranhões ou avarias provenientes do serviço serão toleradas'; 'que o cliente na retirada aprova totalmente todos os serviços realizados e seus resultados"; etc etc etc e tal. Guardem as 'OS' como um tesouro! Mantenha todas bem armazenadas e pelo máximo de anos que poder, é um documento que poderá lhe salvar de grandes problemas futuros. Com o passar do tempo sua 'OS' vai aprimorando, algumas informações que podem lhe colocar em situação ruim serão retiradas, outras serão adicionadas e assim segue até a maturidade deste documento. Se poder manter um cópia em sistema informatizado será melhor ainda. Sucesso a todos.:.
  23. Vai neste capacitor de filtro.... Digita "Capacitor 2uf 275v Mkpx2" no Mercado Livre
  24. @GreatField este me parece um capacitor de filtro, ou supressão... já tentou ligar sem ele para testar o funcionamento da máquina? IMPORTANTE: Sempre usar lâmpada de teste para avaliação inicial, consulte o esquema elétrico sempre que possível e use EPI.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...