Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

dúvida Dell precision 7550 / LA-J171P / Tensão de 19v cai para 17.8 ~ 18.30

Avalie este tópico:

buhrer

Posts em destaque

Olá a todos, recebi em minha bancada este modelo com curto na linha dos 19v, além do mosfet de entrada em curto, encontrei o real causador, um capacitor, o notebook esta funcionando normal, mas essa queda de tensão esta me chamando a atenção, pois fazendo teste em outras placas a tensão fica estável em 19v.

Medindo o carregador ele me da 19v, quando coloco no notebook e ligo ele, fazendo a medição diretamente no DC jack, a tensao cai para as que mencionei no titulo. (nao me recordo a medição com o carregador plugado mas sem ligar a maquina).

Minha duvida é se isso é normal em algumas placas(meu conhecimento é um bocado limitado), caso não seja, alguma dica para eu fazer a analise.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acabei trocando os modelos na hora de fazer o post, se alguém puder alterar no titulo, não achei opção para isso.

Dell 7567 / LA-D993P

Em 05/04/2023 às 11:20, Rods disse:

O Fet que trocou é igual? O que retirou, teste fora da placa e veja se esta realmente em curto. Se atente em trocar o capacitor defeituoso por um de mesmo valor.

Expandir  

Sim coloquei um fet que a única diferença é que aguenta um pouco mais de Amperagem, de resto igual, mas antes de fazer a troca do fet queimado, o sintoma era o mesmo. Ele é um modelo gamer com uma 1050ti, usa 3 fets de entrada, tirei todos e somente um estava queimado dando continuidade, os outros 2 normal

Link para o comentário

Em 05/04/2023 às 10:56, py2eb disse:

Para haver essa queda de tensão, deve haver um consumo anormal, perda pelo fio de alimentação ou mau contato no DCJACK. Quantos Amperes mostra de consumo na fonte de bancada?

Expandir  

Na fonte fica entre 1.10 e 1.30, usando o sistema, desligado fica em 0.00 ... minha fonte é 3 digitos somente

Link para o comentário

Essa queda de tensão não é muito boa pois faz todas as fontes compensarem essa queda aumentando a corrente, ja que o projeto deve ter sido feito considerando +19V. O Dc jack como o amigo mencionou, deve sim ser observado. No source desses fets a tensão ja esta em 18V? Eu tiraria os 3 novamente para ver se essa tensão muda. Um curto em um dessa linha, pode sim ter afetado o bom funcionamento dos outros, eu faria isso amigo. Boa sorte.

• Joinha 1
Link para o comentário

Em 05/04/2023 às 11:43, Rods disse:

Essa queda de tensão não é muito boa pois faz todas as fontes compensarem essa queda aumentando a corrente, ja que o projeto deve ter sido feito considerando +19V. O Dc jack como o amigo mencionou, deve sim ser observado. No source desses fets a tensão ja esta em 18V? Eu tiraria os 3 novamente para ver se essa tensão muda. Um curto em um dessa linha, pode sim ter afetado o bom funcionamento dos outros, eu faria isso amigo. Boa sorte.

Expandir  

No caso retirar os tres e fazer um jumper?

Sim, desde o conector jack ele cai pra 18, quando a maquina esta desligada ele fica em 19.5 normal.

Uma obs é que a placa de vídeo esta um pouco estranha, hora funciona no Furmark, hora o programa nao reconhece, mas no gerenciador de dispositivos ela nao da nenhum erro, para desabilitar a fim de tester só preciso retirar as bobinas?

Link para o comentário

Em 05/04/2023 às 11:57, Rods disse:

Não amigo, jumper nesse seu caso não precisa. Retirar para ver se a tensão ali no source vai subir para 19V, entende? Isso é para começar a ta dar um Norte sobre o problema. Se ela subir para 19, eu trocaria os 3 fets comprando iguais ao original.

Expandir  

Entendi, mas acontece que ela desligada ele passa 19 normal, somente quando liga a maquina ele cai, entao se eu retirar os fets vai ter os 19 e nao vou conseguir ligar a maquina..

Em 05/04/2023 às 11:58, Rods disse:

Deixa eu fazer uma pergunta rapida aqui. Sua fonte assimétrica é de quantos A?

Expandir  

5

Link para o comentário

Em 05/04/2023 às 12:01, py2eb disse:

Esse modelo usa fonte de 130W (19,5V x  6,7A), ela tá sendo reconhecida na BIOS?

Expandir  

Extamente amigo, sim esta reconhecendo sem problema algum, nao me da nenhum aviso, so que a maquina esta sem bateria, cliente retirou, entao sobre o carregamento nao sei dizer.

A fonte em algum momento foi aberta por uma assistencia, mas o cliente nao sabe dizer o motivo

Cliente tbm estava usando um fonte paralela a qual eu nao testei pois alem de pessima qualidade ja foi aberta tbm.

Acredito que a maquina queimou pq alguem trocou o teclado e esqueceu de recolocar o plastico que isola a placa mae da chapa metalica do teclado. so descobri quando parafusei a maquina e ela parou de funcionar dando curto nos 19v novamente

Link para o comentário

O furkmark vai fazer a maquina ter um consumo quase total. Seu problema deve ser a fonte. Se a original como o amigo disse é de 6,7A, seu problema deve ser esse. Não tente descobrir problema na placa, antes de eliminar essa questão. Monitore a corrente quando roda o programa de teste. Ambas as fontes não suprem a corrente pedida e os sintomas nesses caso com ctza é uma queda de tensão.

Em 05/04/2023 às 11:59, buhrer disse:

Entendi, mas acontece que ela desligada ele passa 19 normal, somente quando liga a maquina ele cai, entao se eu retirar os fets vai ter os 19 e nao vou conseguir ligar a maquina..

Expandir  

Essa sua resposta elimina minha duvida e praticamente descarta o Dcjack.

Link para o comentário

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
  • Criar Novo...