Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

dica Caixa de som RCF HD 12-A (ligada em 220v)

Avalie este tópico:

Posts em destaque

Boa noite pessoal! Estou com esta caixa que é de um amigo, ela foi ligada em 220v sem retirar o jumper da fonte.

Inicialmente estava com 02 mosfets e 02 CIS(lcm555 e s2153d)  estourados, troquei eles e em um primeiro momento funcionou, só que estava testando em 110v(com o jumper)

quando fui testar em 220v(sem o jumper)parou de funcionar. troquei os componentes novamente, porem sem sucesso, medi a tensão no zener ZD1 esta dando 2,9v.

Alguem já peguou algo semelhante? Agradeço se alguem puder ajudar!

Editado: por qpedro
prefix incorreto
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 horas atrás, qpedro disse:

Desculpe a pergunta. Como verifico?

não achei o tópico. Mas vou explicar brevemente. 

Um parâmetro importante no mosfet é a "resistência"  que ele apresenta entre dreno e source quando está na região saturação. Informação contida no datasheet {Rds(on)}. Então se tive condição de verificar essa resistência teremos indícios de originalidade. O valor em teste tem que ser próximo da informação do datasheet.

Para esse teste se tiver uma fonte de corrente constante é mais fácil, caso não tenha, use uma fonte estabilizada de 10v e um resistor de prescrição de 10R (5W para testes rápidos). Na realidade vamos verifica a queda de tensão entre dreno e source com aproximadamente 1A de carga. Ao ligar o circuito da imagem abaixo verifique o valor da tensão entre dreno e source. Por ser 1A o valor da tensão apresentado no visor do multímetro já indicara a resistência aparente da junção em saturação (R=V/A).

WhatsAppImage2023-04-12at22_47_54.thumb.jpeg.133b33538ec9de678eb5604c3fa0db7a.jpeg

Normalmente transistor remarcado ou falsificado o valor é bem distante, acima.

Outro teste, mais complicado, e com uma fonte de corrente constante de baixa corrente. Esse verifica a tensão suportada na junção Vdss (dreno source voltagem). Parâmetro importantíssimo, que quando está muito fora provoca queima imediata do semicondutor. A minha fonte chega em 400v com corrente constante de 300uA (microAmperes 0,0003A). A forma de verificar é curto-circuita gate e source, colocar o negativo da fonte no source e positivo no dreno para mosfet de canal N. Nesse instante verifica a tensão com o multímetro entre dreno e source. Como a corrente é constante o semicondutor comportara como um zener estabilizando a tensão máxima suportada pela junção. Novamente, característica constatada no datasheet. No meu caso, fonte limitada em 400v eu não consigo verificar transistor que suporta mais de 400v de Vdss.

Caso não tenha entendido algum detalhe, pode perguntar.

So pra constar, esse procedimento todo é para ver se o mosfet tem indícios de falsificação. Caso as características nos testes derem fora, nem coloco o semicondutor no aparelho!

Editado: por ohm
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
  • Criar Novo...