Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Localizador de Defeitos VRS

Avalie este tópico:


rbmoreira

Posts em destaque

Eu tenho um versis, e posso garantir que ele ja me ajudou a solucionar o "insolucionavel"

 

-Certa vez havia um note que nao subia video e um colega tecnico me disse que ja havia tentado de tudo entao como ja tinha alguma experiencia com osciloscopio, resolvi correr atras de algumas 'ondas" osciloscopicas.

 

Depois de algumas testadas percebi que o procesador nao aquecia (sem vcore) foi ai que tive a ideia de testar o cristal de 14mhz usando o versis. Percebi que de um lado havia umma curva parecendo um S e de outro lado nao havia...Como nao tinha uma placa igual resolvi verificar comparar com qualquer placa. foi ai que descobri que nessa placa que funcionava haviam os sinais em ambos lados. Troquei o

cristal e nada, troquei o capacitor que vai com ele e nada foi quando so me restava trocar o sintetizador de clock, procurei um identico , troquei e pimba, o note voltou a funcionar como passe de magica foi ai que eu descobri mais uma : Circuitos iguais de placas mae diferentes dao curvas parecidas, aliada a uma experiencia e percepcao recomendo vivamente o versis. depois de entao passei a fazer eu mesmo um banco de dados de curvas versis de algumas placas mae, hj possuo uma database de mais de 50 placas.

 

colega, desculpe, mas o seu post não tem lógica, ou então você explicou-se mal:

 

1- você diz que tem experiência com o osciloscópio e que depois de algumas ondas testadas apercebeu-se de que o processador não aquecia porque não tinha vcore??? claro que pode usar o osciloscópio para medir o vcore, mas bastava um multímetro para isso... e o colega já tinha tentado de tudo e não tinha medido o vcore???

 

2- depois de verificar que não havia vcore decidiu medir o cristal de 14.31818mhz??? mas para quê???

o ci gerador de clock nunca começa a funcionar sem o ci pwm do vcore enviar o sinal de vrm_powergood. então se não havia vcore, como podia oscilar o cristal se ainda não tinha terminado o circuito de tensão???

 

3- mas por que razão acha "insolucionável" uma avaria tão usual e fácil de diagnosticar? com o osciloscópio (ou até com um frequencímetro) qualquer técnico chega rapidamente à conclusão de que o ci gerador de clock está danificado... e se tem experiência com o osciloscópio, porque não o usou para medir o cristal e o ci de clock?

 

4- depois da substituição do ci gerador de clock, como apareceu o vcore, "como um passe de mágica"???

 

5- "Circuitos iguais de placas mae diferentes dao curvas parecidas" - foi uma grande descoberta...mas se você estava a medir um cristal, estava à espera de quê??? sempre que vou medir um, rezo para que me apareça uma rapariga jeitosa em topless na tela :), mas nunca tive essa sorte, aparece-me sempre a mesma onda sinusoidal... :( mas a esperança nunca morre :))

 

 

decidi escrever isto para justificar esta minha reacção, porque fui mal-entendido outras vezes.

este fórum é uma comunidade técnica com mais de 15000 usuários. o conhecimento somado neste fórum é imensurável e, na minha opinião, quando se posta aqui, não vale a pena perder tempo querendo "tapar o sol com a peneira". se querem aconselhar algo, têm de prová-lo com argumentos de peso e não com um "castelo de cartas".

 

mas, sobretudo, este tipo de posts são muito perigosos para os menos experientes. é que eles ajudam a alimentar o mito de que basta comprar uma "#$%&%$# que custa uma fortuna para ter sucesso nesta área. então imagino um jovem a endividar-se para começar uma nova vida e depois ver-se metido em ainda mais sarilhos.

 

não comprem de forma alguma este tipo de ferramenta

o que faz a diferença é o conhecimento técnico, nada supera isso, mas isso implica dedicação.

 

pensar o contrário é uma ilusão e acaba por ser uma falta de respeito para com os colegas que tentam propagar esse conhecimento neste fórum à custa de grande esforço pessoal.

 

para eles, os meus parabéns e o meu muito obrigado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  Concordo com o "Nasix" este tipo de ferramentas são um engodo ! Ferramentas de técnico é multímetro (capacímetro, frequencímetro) , osciloscópio, medidor de ESR ! Com esta ferramenta e esquema elétrico, você pode montar um banco de sinais, pontos de tensão, impedância do circuito, sem gastar uma fortuna.

    Na minha opinião isto não ajuda em nada a visão dos outros em relação aos técnicos, é igual o cara que compra a placa "POST" e  acha que vai consertar placa-mãe ! OBS.: o "cara" em questão não é técnico!     

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu vejo que o assunto é polemico, é só alguém falar alguma coisa sobre o Localizador de Defeitos VRS que aparece diversas postagens negativas, e sempre comparando o valor da ferramenta VRS com osciloscópio, frequencimetro e outros. Vejo que os comentários vem de pessoas que possivelmente nunca tiveram um contato direto com o VRS, independente do preço da ferramenta eu aconselho aos interessados contatarem a VERSIS e agendarem a participação no Workshop que ocorre todas as sextas-feiras. Dai tenho certeza que as orientações quanto a ferramenta VRS e sua utilização serão esclarecidas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu vejo que o assunto é polemico, é só alguém falar alguma coisa sobre o Localizador de Defeitos VRS que aparece diversas postagens negativas, e sempre comparando o valor da ferramenta VRS com osciloscópio, frequencimetro e outros. Vejo que os comentários vem de pessoas que possivelmente nunca tiveram um contato direto com o VRS, independente do preço da ferramenta eu aconselho aos interessados contatarem a VERSIS e agendarem a participação no Workshop que ocorre todas as sextas-feiras. Dai tenho certeza que as orientações quanto a ferramenta VRS e sua utilização serão esclarecidas.

 

colega ruivo, a comparação entre o osciloscópio e o localizador de defeitos veio do marketing da versis e isso já foi bastante discutido aqui no fórum. porém, a postagem do colega cohen é que, com uma argumentação terrivelmente fraca e sem lógica, entre outras coisas, voltou ao mesmo assunto.

 

eu conheço bem esses localizadores de defeitos. podem ser novos aí no Brasil, mas já conheço isso há muito tempo e a barraca que sempre deram.

quando posto, posto com fundamentos. agora não tenho tempo, mas em breve falarei mais sobre este assunto.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Estive a ver um video sobre este VRS e acho que é bastante bom, mas apenas para que repare placas em serie, pois tem que se ter uma placa boa para fazer as gravações das curvas, e só depois podemos medir as placas avariadas baseando nos apenas nos erros das curvas. Pelo que vi é interessante, mas para quem repare muitos equipamentos diferentes penso que depois acabamos por encostar o VRS para 1 canto.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 8 meses depois...
olá pessoal' date='gostaria de saber se alguém tem alguns bancos de curvas de notebook para me passar.tenho alguns aqui,se alguém quiser.obrigado[/quote']

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.
, se pretende compartilhar, agradecíamos o upload desses documentos para o banco de dados do fórum...

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

olá amigo gilson macedo,blz?existem muitos comentários,a maioria negativos,á respeito desse aparelho mas falo pra vc que funciona sim.na verdade ele não é milagroso,como muita gente anda dizendo.ele apenas usa uma técnica já usada por tecnicos em eletronica,que é o mapeamento da placa com o osciloscópio.no caso do osciloscópio,é injetado um sinal na placa,e medido em determinados pontos,o formato de onda que indica a caracetrística daquele ponto do circuito,qualquer tipo de onda diferente,indica uma alteração naquele ponto da placa.o problema é que com o osciloscópio,vc precisa também de uum injetor de sinais,ou seja,além de ficar meio caro,cada medição vc terá que ter um caderno para anotar que tipo de onda existe em determinado pino de um ci,por exemplo.meio trabalhoso né?agora com o localizador de defeitos versis,esse teste é feito com a placa sem energia.aterra-se a ponta preta noterra da placa, e com a vermelha inicia-se  os testes.é tirado uma foto a placa,selecionado o componente na foto,marca-se o numero e posição dele na placa e marca -se o pino de inicio.cada pino,vai aparecer a curva característica em um gráfico,que após apertar o espaço do teclado,salva e passa para o próximo pino(essa é a placa boa).quando vc pegar uma placa com defeito,vc vai abrir o arquivo salvo dessa placa e começar a comparar.vamos usar como exemplo o ci de som realtek.medindo o pino 1,curva identica ao pino 1 do componente bom,aquele ponto está ok.medindo pino 2,curva diferente,indica que tem uma alteração nesse ponto.mas e ai?pode ser em qualquer lugar do circuito.é ai que fica interessante.em baixo do gráfico existe uma margem de erro indicada em porcentagem.suponhamos que de uma margem de erro de 10%.ai vc segue a trilha até achar outro componente com a mesma curva e margem de erro.o defeito está em um dos dois.geralmente,se o próximo for um capacito,é mais viável trocar o capacitor primeiro.testa-se de novo,se o erro continuar ai troca-se o ci.espero ter ajudado.joinha?

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...
Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.
, tenho um VRS565 e estou começando a fazer um banco de dados, já tenho algumas placas de notebooks e pc.
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

nós podia-mos trocar uns bancos.oque vc acha?entrei em contato com a versis,á respeito de 2 bancos de dados que achei aqui no fórum e não consegui abri-los.me disseram que cada banco de dados só funciona no versis que ele foi criado.será que é verdade?

que estranho...

 

será que o colaborador da versis não sabia muito do assunto ou será mesmo verdade?

 

é que se for verdade, isso impossibilitaria a partilha de dados entre utilizadores e não me acredito que algo tão revolucionário tivesse essa desvantagem...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acho que esse aparelho deveria ter um banco de dados online onde cada pessoa pode fazer um cadastro que seria liberado com a compra do aparelho, nesse banco de dados o usuário criaria as curvas versis de determinado modelo de placa ou aparelho e seria disponibilizado para todos os usuários, assim tornaria o aparelho mais eficiente mas se eles permitem que as curvas sejam usadas somente no aparelho que as criou então eles estão indo contra o próprio sucesso e jogando contra eles mesmos.

Se for realmente o caso, é lamentável...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.
, pelo menos para mim (como não tenho uma máquina desta e se tivesse com dinheiro agora preferiria comprar um osciloscópio - de preferência na china - de última geração) este aparelho pode sim auxiliar na solução de muitos problemas, claro, à medida em que vai utilizando ela irá adquirir experiência e saber interpretar os resultados.

 

 

Mas convenhamos, capacitores e resistores e até mesmo semicondutores muitas vezes só apresentam problemas quando estão em funcionamento, seja pela tensão aplicada ou pelo gatilhamento de sinais (isto em circuito pwm por exemplo), então vc acha mesmo que este aparelho aí vai detectar estes tipos de falha?

 

 

Saberia me informar qual é a tensão de trabalho das pontas de provas? Creio que seja baixa senão iria danificar vários semicondutores em teste.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

a  amplitude do sinal tem que ser menor que a tensão de junção dos semicondutores,  provavelmente abaixo de 0,2v igual aos ESR meter senão todos os sinais passariam por completo como em um CURTO.

agora se as curvas d e um não são lidas em outro eu só veria uma explicação, os hardwares não são 100% iguais ou sejam amplificam os sinais de forma não com mesmo ganho em 100%  , complicado de explicar, mas se cada um desse uma forma de onda não exatamente igual ao outro... eles colocariam algo no software para não serem lidos no outro.

MAS ACHO QUE PELO PREÇO eu estou errado e o colega tbm... deve ter alguma explicação ou talvez forma de encriptar os sinais a sua escolha ou NÃO.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.
, por favor, não me leve a mal mas como eu não tenho um destes aí, baseando-me em minha experiência surgem muitas dúvidas que em minha cabeça não são solucionáveis utilizando este aparelho - não é questão de 'ter medo do novo'.

 

O que mais vai de encontro a minha forma de pensar é que da maneira que este equipamento é exposto, tá na cara que não é tudo isto aí que dizem. Digo isto porque já estudei muitas técnicas de vendas e sei muito bem a diferença de quem anuncia por paixão (porque o produto realmente causa uma enorme diferença para quem utiliza) e aqueles que anunciam ou promovem algo apenas para lucrar (sem se importar muito com o resultado final). Como eu já escrevi em outro post, pelo menos na linha de produção eu vejo vantagem neste tipo de equipamento mas pro dia-a-dia de um técnico eu só vejo frustação.

 

Veja o que o Edsin Ramalho escreve () - cara, eu não vou afirmar, mas eu tenho meus motivos para acreditar que isto é um artigo pago pois como um cara deste fala desta maneira de um equipamento tão conceituado como o osciloscópio, praticamente dizendo: não compre esta bobagem e nosso equipamento é muito melhor - tá na cara que a intenção aí é tornar este equipamento deles como a grande inovação do mercado, coisa que não é pois nas grandes (e até médias) empresas eles utilizam equipamentos para traçar curvas das placas que desenvolvem para detectar falhas e mantê-las dentro do padrão de qualidade industrial que com certeza são muito mais precisos e confiáveis.

 

Qualquer um que trabalha com eletrônica sabe perfeitamente que a localização de defeito com o circuito em funcionamento é a melhor forma que existe(a não ser que tenha medo de levar choque). Uma vez localizado o setor com defeito é que parte para o teste individual de componentes(e para isto é necessário conhecer o circuito ou pelo menos o CI principal - até você mesmo pode usar este procedimento com este aparelho aí que verá que seu trabalho irá fluir mais). E com osciloscópio não é questão de ver uma forma de onda, anotar e depois testar em outra placa igual - se o indivíduo conhece circuito analógico, circuito digital, de video, áudio, de RF... etc, ele sabe aproximadamente (se não exatamente) que forma de onda vai encontrar e se sabe disto sabe perfeitamente o que um capacitor com fuga (seja de desacoplamente, acoplamento ou de filtro), um resistor alterado, um semicondutor com fuga pode causar naquele setor, e os caras da Versis ainda afirmam que o indivíduo não precisa saber disto (vai morrer de trocar componentes). Se tiver um semicondutor com fuga ou em curto tu vai levar meia hora ou mais vendo curva aqui curva ali sendo que alimentando o circuito e tocando o dedo nos componentes suspeito tu levaria menos uns 30 segundos!

 

Enfim, tenho muitas dúvidas mas vou parar por aqui - acredite eu posso escrever tranquilamente umas 100 páginas sobre este assunto sem forçar muitos os neurônios.

 

Espero que o senhor tenha um bom retorno sobre este seu equipamento e principalmente que ele realmente lhe auxilie em seus reparos mas sua experiência com ele é muito importante e se a expor pode ajudar muitas pessoas a decidirem se vale realmente investir em um equipamento deste ou investir em cursos de eletrônica e especialização e um bom osciloscópio e outros equipamentos de bancada.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.
, Não sei dizer, vou entrar em contato com a versis também para saber mais a respeito sobre cada equipamento deles ter seu próprio banco de curvas e te aviso. eu comprei esse equipamento a menos de 1 mês, ainda não tive resultados que comprovasse  a eficiência desse equipamento, no máximo eu fui escanear uma placa de um notebook samsung RV411 modelo da placa mãe: BA92-07945B, e no banco de curvas que a versis me passou tem uma modelo: BA92-07701B, como a serigrafia e os componentes das placas são bem parecidos, resolvi fazer a comparação, e os resultados não apresentaram erros, as curvas eram iguais. vou começar a escanear placas de consoles principalmente xbox360, para ver se obtenho resultados e se compensa continuar a escanear placas de notebooks, pois é complicado trabalhar com essa ferramenta em notebooks, por se tratar de muitos modelos de placas diferentes, até ter um banco de curvas demora muito.
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

ainda tenho esperança de algum comprador dessa roubada digo equipamento fazer um tópico completo mostrando a resolução de um defeito baseado no fabuloso banco de curvas do versis plus plus ++ tabajara corp  inc. ltda.

 

Pode até ser que mude de ideia, afinal só não muda quem não as tem.

Mas até lá, ainda continuo achando a maior furada do mundo gastar 5 mil dinheiros ou mais nesse treco.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Justamente injusto vc estudar muito pra um aparelho te substituir ou seja vamos aumentar a concorrência diminuir os lucros e o reparo de placa se tornara banal ao ponto dos clientes que tem mais de 10 maquinas em uma empresa criar interesse e comprar pra fazer um serviço que é do técnico sera que vcs esqueceram que segredo e a alma do negocio 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Peço que me corrija.Sobre o VRS e sobre os video que tem dele na internet o que da para entender que ele aferi a curva caracteristica de determinado componente, certo?

Existe osciloscopio que tem a função teste componente e ele dá curva caracteristica do componente a ser aferido,se vc tiver o banco de dados do VRS e os pontos a ser aferido talvez com osciloscopio vc consiga trabalhar.

O osciloscopio que eu trabalhava e tinha esta função era um WGB de 60Mhz.

Eu sei que o post e antigo  e que me ofereceram um deste para compra.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 meses depois...

Não seria melhor você disponibilizar as curvas em nosso gerenciador de arquivos para quem quiser? assim você poderia ajudar muita gente.

Com algum tempo você vai ver o tanto que é gratificante saber que seu colega solucionou um problema por causa de uma dica sua ou uma ajuda que você deu.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.


SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...