Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

tecgess

Técnico Cooperador
  • Posts

    3.732
  • Posts por dia

    1,79
  • Registrado em

  • Última visita

  • Créditos

    4495
  • País

    Brasil

1 Seguidor

Sobre tecgess

  • Rank
    Vídeo Games
  • Data de Nascimento 23-12-1973

Informação Pessoal

  • Localidade
    São Paulo - SP

Últimos Visitantes

545 visualizações
  1. Olá tudo bem ... espero ter entendido o post .... teve uma pergunta referente a analise não foi respondida ....pergunta #2 Postado quarta às 23:02... Principio básico o hd está sendo alimentado? Você já verificou o socket do hd se não tem nenhum pino travado , quebrado ou se o próprio socket do conector do hd está trincado dando mal contato, peguei algo parecido de um samsung que tive que trocar o socket do hd do circuito Já verificou o sina SATA_DET# ( creio que seria sata detectado#); Sobre aferir a tensão nos capacitores creio que como referencia GND e 0V mesmo tem que aferir em cima dele.. tem um adendo e um linha de (TX transmite) e( RX recebe )essa linha só vai ser bem analisada com o osciloscopio ou um analisar de protocolo... isso somete para saber se a há algum tipo de comunicação nesse setor
  2. tecgess

     bios ASUS P5G41T-M LX2BR

    Olá .... defeito não liga com essa bios a placa ligou e deu vídeo , usado o processador Core 2 Duo E7500(2.93GHz,1066FSB,L2:3MB,rev.R0)
  3. Olá .... sobre o post o proprio autor relatou que foi resolvido..... Sobre a duvida era só analisar o circuito, como essa linha poderia ter 22Ω ? Não tem como porque isolando essa parte do circuito e só analisar que temos 2 resistores ligado ao pino 13... o PR568 499kΩ e o PR569 de 100kΩ se for analisando a malha a resistência equivalente desse circuito e a somatória entre elas seria 620kΩ portanto nunca ia chegar a 22Ω... Ah!!!!!.... mas o autor do post relatou que por comparação em outro circuito o valor foi acima de 2kΩ. Sim!!!! tendo em vista a referencia de aferição em um circuito fechado vai somar toda a resistência do circuito ate o ponto de aferição por isso isolamos um parte do circuito que foi questionado. mas mesmo assim nunca ia chegar a 22Ω. Agora analisando através de tensão esse mesmo circuito sabemos que esse 2 dois resistores no formato que se encontra e um circuito de divisor de tensão que se encontra nos livros de eletrônica .. coisa que muitos reclama que o curso de eletrônica não da a base para conserta equipamentos notebook ... Creio que alguns dormiram nesse momento em sala de aula, mas vamos lá:... Se temos uma fonte de 18V e temos esse circuito representado na figura abaixo que e um divisor de tensão temos a formula : U= RB / RB + RC * U que teria U= 100k / 100k + 499k * 18 = 3V no pino 13 da PU1000 Com essa pequena parte do circuito que foi isolado da para saber o sentido da corrente que circula a queda de tensão nos resistores o valor de corrente que se encontra nesse ponto porque temos duas grandeza para calcular, assim da para utilizar e brincar com a 1 lei de ohms.. E só ler os livros de eletrônica e saber isolar o circuito que quer analisar , nos livros de eletronica vai ter o circuito e a resposta das duvidas... PS: Aqui vai um pequeno desabafo gostaria de ver mais técnicos de qualidade no mercado e pelo curso de eletrônica que alguns ignoram para sua formação e vende a facilidade da pratica do reparo. Está bem frenético a pratica de injetar tensão e o esquentamento de circuito para resolver o problema no incio de analise e só analisar no fórum a área de devolvido o quantos de equipamentos foram devolvido ao injetar tensão ou esquentamento do circuito no inicio da analise Ah!! mas no meu caso resolveu ,, Sim isso vai depender em qual ponto estava o curto geralmente quando da certo estava relacionado a linha de VIN , B+ ou algo relacionado a elas exemplo Vcoreb+.. Espero ter conseguido resolver a duvida do autor nesse pequeno e singelo post ,peço aos amigos de profissão não levar esse post como critica e sim um aviso para quem quer embarcar nessa profissão.
  4. Sobre impedância (resistência da linha ) vai depender de quanto essa linha consome em Amper... lei de OHMS. Se tem uma linha que contem um tensão baixa(U) corrente alta(I) = resistência baixa(R). Agora falando do circuito de notebook.... todo linha que vem de VIN tem que ter uma resistência alta, essa diferencia de impedância não existe uma base de resistência padrão fixo , porque existe vários tipos de arquitetura , modelo e fabricante de equipamento com tensões e consumos diferente. A melhor base e você saber interpretar os valores que seu multimetro esta te mostrando. Esse padrão de resistência que foram passado ... foi a facilidade que eles arrumaram para vender os cursos e fontes assimétricas . Técnico ou usuário com formação ou sem tem que pelo menos conhecer a lei de ohms e saber calcular a mesma.
  5. Olá .... como está sendo feito está aferição (escala do multimetro)... de solde e ressolde o PWM por desencargo Creio que o seu problema não se encontra ai ... espere o equipamento dar o problema sem interferência externas (aferição) e sim verificar as tensões e o setor com falha. Um corrompimento na bios dependendo do setor que foi alterado no arquivo pode causar problemas
  6. Sim esse sinal que você mencionou na resposta#17 EN_INVPWR tem que haver tensão
  7. Olá'.... sobre troca de capacitores cerâmicos smd sempre e bom trocar por um que tenha a mesma tensão ou acima e respeitar a sua capacitância , do fato de funcionar e não dar problema e que sempre na mesma linha do capacitor trocado a outros para sustentar a linha por isso que não da problema, mas repito . " Trocar por um que tenha a mesma tensão ou acima e respeitar a sua capacitância '" Geralmente esse capacitores estão interligados em paralelo para poder sustentar a linha (saída). Você colocando um capacitor com tensão menor e capacitância errada vai fazer os outros capacitores ter uma pouco mas de esforço para manter a linha (saída) ,sendo praticamente nulo o capacitor substituído no setor. Tanto que se você deixar sem, vai funcionar... Mas o correto e trocar, porque se lá era para ter 3 4 5 6 7 8 9 capacitor SMD de cerâmica, eles servem para filtrar e manter a tensão de saída de acordo com a carga não colocando ou colocando um com valores diferente , ele no circuito está praticamente nulo e até forçando mais os outro capacitores para manter a linha em uma tensão correta para sustentar a carga.... Se por exemplo essa linha tivesse somente um capacitor para sustentar a carga no valor de 25V 4,7uf e você colocar um de valor de tensão abaixo do projetado não iria ficar muito tempo funcionado para que circuito entra-se em proteção ou o próprio capacitor cerâmico abri ou entra em curto prejudicando setor do circuito. Mas essa pratica eu sei que e usado faz tempo por muitos técnicos , Mas dependendo do local a ser substituído e a disposição que esses capacitores estão pode ser em serie ou paralelo ... sim... pode prejudicar o funcionamento do circuito fazendo outras fontes do circuito trabalharem forçada ou com tensão abaixo do especifico. Quando você pega para aferir um setor de 3,3v e ao aferir esse setor está abaixo do especifico exemplo 3,2V com certeza tem algum capacitor que não está mais fazendo o seu papel na linha , e a tensão não cai de uma vez e porque eles sempre são mais de um em paralelo para sustentar a carga . Espero que os amigos e colegas de profissão não encare essa postagem como critica e sim como um aviso, independente do resultado obtidos em reparos.
  8. Olá tudo bem..... qual o código da tela....já baixou o datasheet dela e aferiu o conector dela , isso claro sem esta conectada ao circuito da placa ?
  9. Não e esquema elétrico e um manual de usuario
  10. Esse esquema tem uma compatibilidade com o circuito da placa Sony DA0FI2MB6D0 REV:F
  11. Olá tudo bem ... post o link do esquema que está a seguir e poste as tensões do conector LVDS pinos 1 3 2 4 6 12
  12. Olá amigo tudo bem.......... se está encucado tem duvidas....... se tem duvida, faça caso queira, você está em um fórum e o fórum serve para isso tirar duvidas e encucamentos que os usuários tenham .... Não sou o detentor da verdade também estou aprendendo ,creio que vai ter mas usuários para tirar o seu encucamentos.
  13. Sim então tá ... mas não tem nada haver essa placa não aceitar outros carregadores desde que forneça as tensões e corrente corretas ... deverias ter o mesmo resultado que o carregador da dell que está a utilizar .. esse teste era só para tirar a sua duvida se essa maquina só aceita um tipo de carregador.., agora vai de você querer fazer ou não.
  14. Sim ... os dois pinos do conector do jack participa da mesma linha ... tá com duvida aferi a continuidade entre eles isso de acordo com a foto da resposta #1 eles estão na mesma ilha. Verifica se esse ponto da continuidade com o gnd do conector , caso der esse e o ponto para soldar o fio

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×