Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

em análise Amplificador mks pa 3.2 classe D 2ohms saída queimada

Avalie este tópico:

Posts em destaque

• samuelrios alterou o título para Amplificador mks pa 3.2 classe D 2ohms

Ola,

@samuelrios algumas perguntas, ele é stereo ou mono ? Quais mosfets tinham na saída, 90n20? O defeito é somente no estágio de saída?

Agora em relação a fonte. Ela possui saída simétrica de 55v (110v total)? Tem mais alguma saída?

Observo que ele não possui drive de bias a transistor (fonte de 12v em relação ao -B) . Fonte simétrica de 5v6 é feita por diodo zener. E não possui drive de corrente para os mosfet's de saída.

Editado: por ohm
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@ohmboa noite

ele é estereo

a fonte dele ta dando 53 simetricos somando 107 

os mosfets vieram raspados tanto na fonte como nas saidas e veio com o banco de capacitores estourado,mosfets de saida e irs2092 queimados

os irs2092 tambem vieram raspandor então fui estudar ele e deduzi que era esse ci pela pinagem e configuração que esta

a fonte de 5v é feita por zener vindo por meio de resistor do +b e -b da fonte principal

ele não tinha diver de 12v,a pessoa que havia feito essa porcaria toda havia feito 1 fonte de 15v com 1 zener puxando de uma derivação do transformador que suponhor que não era usada no projeto original

na verdade fica ate dificil dizer o que realmente foi feito pois ai na foto ta bem melhor pois quando peguei estava cheio de cola nos capacitores e resistores

ele não tem drivers nos gates dos mosfets de saida 

penso em montar 1 esquema em 1 dos canais e testar e se ficar bom faria o outro mas vim aqui ver ai alguma sugestão 

Link para o comentário

Beleza, então vamos lá!

Pela fonte simétrica de 107v e caixa com impedância de 2 ohns teremos em torno de 500W rms em cada canal, sem distorção no máximo!

_A fonte simétrica de 5,6v será dimensionada para 20mA. O resistor será de aproximadamente 2k2 2W (valor comercial).  Zener de 5v6 de 500mW ou 1W

_A fonte de 15v em relação ao -B provavelmente era somente com diodo zener e resistor. Vamos manter assim mesmo. Será dimensionada para 25mA. Resistor em torno de 1k5 2W, zener de 15v de 500mW ou 1W. Essa fonte será nosso calcanhar de Aquiles… por ela saberemos como está trabalhando o irs2092.

_O indutor de saída tem que ter 22uH

_Outro ponto crítico é o tempo morto dos mosfet, principalmente se for falsificados. Se tiver um resistor entre o pino 9 e 12 o irs2092, remova ele. Assim ficará configurado para o máximo tempo possível. Os mosfet’s da saída não podem

em hipótese alguma conduzir ao mesmo tempo, causa curto circuito.

Por incrível que pareça essa cola cinza vem de fábrica!

Voce tem frequêncimetro ou osciloscópio?

Use esse esquema abaixo como referência.

IMG_9111.thumb.jpeg.fa218d981fccfa363d3bf5c5fdde40fc.jpegIMG_9110.thumb.jpeg.38a6151f78e853ee141d2b6980f11105.jpeg

Link para o comentário

Em 17/08/2023 às 01:40, ohm disse:

@samuelrios 

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

Expandir  

Bom dia

Tive que parar esse projeto mas logo volto a trazer atualizações

Penso em fazer 1 fonte de 12v em uma plaquinha com transistor driver pra ficar mais seguro

Em 17/08/2023 às 10:50, elias.girardi disse:
Expandir  

Meu caso aqui é por que tenho poucas informações sobre o equipamento infelizmente

Link para o comentário

• ohm alterou o título para Amplificador mks pa 3.2 classe D 2ohms saída queimada
  • 4 semanas depois...

bom dia 

estou voltando ao serviço desse equipamento

@ohm sobre o valor dos indutores eu não tenho como medir aqui e não faço a minima ideia do valor deles que por sinal são muito mal feitos

tenho aqui 1 par de indutores de 20uH e o projeto que vc sugeriu pede 22uH

Será que consigo algum resultado satisfatorio com esse de 20uH

outra coisa é quais sugestões de mosfets usar?aqui na cidade tem os irfp260n mas as capacitancias são maiores comparando com o irfb5620 do esquema sugerido

Link para o comentário

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
  • Criar Novo...