Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

dúvida Teclado MIDI usando Arduino

Avalie este tópico:

eupdro.o3

Posts em destaque

Pessoal, estou desenvolvendo um projeto para transformar o meu teclado da CASIO CTK-450 em um piano MIDI, o problema é que pessoas no YouTube utilizam um registrador de deslocamento para ler teclas. Como vou poder ler teclas usando um registrador de deslocamento? O CI usado é o 74HC595, Não é possível ler dados destas portas já que o registrador de deslocamento recebe dados de 3 entradas de comunicação. O quê faço?

Editado: por eupdro.o3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não vi o vídeo e não entendi muito bem sua pergunta, mas procure por, latches, multiplexadores, demultiplexadores, lógica combinacional e matrizes... ai sim, você entendendo esses conceitos, elabore melhor sua pergunta, se ainda tiver.

Com multiplex, já que está falando sobre teclas, você consegue obter uma quantidade maior de IOs (entradas e saidas) no caso uma matriz de teclas 8x8, 16x16, 32x32, etc..., utilizando apenas 3 pinos de controle de seu mcu.

Pode ainda ler:

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

Flw...

Editado: por nagkiller
  • Joinha 1
Link para o comentário

Vendo o vídeo, aos 8:16 fica claro que a matriz desejada 9x6 é feita através dos 2 shift registers e dos pinos digitais de 2 até 7( enumeradas de A-F)... e quem vão ler os status das teclas serão esses pinos enumerados de A até F e não as saidas multiplexadas. As saidas multiplexadas só server para deixar os pinos específicos em nível logico para a leitura se está ou não precionado o botão.

As saidas multiplexadas estão bem explicadas no início dos 2:00.

Flw...

• Joinha 1
Link para o comentário

• 2 semanas depois...
Em 15/08/2023 às 07:51, nagkiller disse:

Não vi o vídeo e não entendi muito bem sua pergunta, mas procure por, latches, multiplexadores, demultiplexadores, lógica combinacional e matrizes... ai sim, você entendendo esses conceitos, elabore melhor sua pergunta, se ainda tiver.

Com multiplex, já que está falando sobre teclas, você consegue obter uma quantidade maior de IOs (entradas e saidas) no caso uma matriz de teclas 8x8, 16x16, 32x32, etc..., utilizando apenas 3 pinos de controle de seu mcu.

Pode ainda ler:

Flw...

Realmente, eu digitei errado, quando disse que: -"...Não é possível ser dados destas portas...". Eu quis dizer que não é possível lerda dados destas portas. Vou corrigir. Em relação a entender, sim, eu entendo. Não entendi foi por qual motivo você não entendeu o que eu falei mas enfim, deixa pra lá. 

• Perplexo 1
Link para o comentário

Em 15/08/2023 às 07:51, nagkiller disse:

Pode ainda ler:

Flw...

Gostei do Guia sobre registrador de deslocamento do site do Arduino, não tinha visto. Vou dar uma olhada.

Link para o comentário

Em 15/08/2023 às 08:40, nagkiller disse:

Vendo o vídeo, aos 8:16 fica claro que a matriz desejada 9x6 é feita através dos 2 shift registers e dos pinos digitais de 2 até 7( enumeradas de A-F)... e quem vão ler os status das teclas serão esses pinos enumerados de A até F e não as saidas multiplexadas. As saidas multiplexadas só server para deixar os pinos específicos em nível logico para a leitura se está ou não precionado o botão.

Flw...

Isso eu já sei: (-"Vendo o vídeo, aos 8:16 fica claro que a matriz desejada 9x6 é feita através dos 2 shift registers e dos pinos digitais de 2 até 7( enumeradas de A-F)...").
A pergunta era sobre como ler pinos através de um CI que não se ler dados, se grava dados! Porém já descobri a resposta. O projeto é do YouTuber EvanKyle, um cara incrível. Eu vi logo quando ele postou o vídeo, o cara fez mágica, enfim, hoje estou prestes a executar o que ele fez.

• Perplexo 1
Link para o comentário

Em 15/08/2023 às 08:40, nagkiller disse:

Flw...

Bacana, tá aí algo que eu nem tinha notado (que burrice a minha), realmente, o 74HC595 é usado para simplesmente deixar fixa as saídas dos seus pinos, o Arduino provavelmente deve verificar as entradas dos seus pinos digitais como você falou aí de 2 a 7, ele também utiliza resistores pull-up ou pull-down para manter a porta num estado adequado, o código deve verificar as portas de 2 a 7 e simplesmente executa tal nota de acordo com a tecla pressionada.

• Legal 1
Link para o comentário

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
  • Criar Novo...