Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

dúvida compatibilidade de capacitares diferentes

Posts em destaque

Olá pessoal eu tenho uma duvida, tenho uma placa aqui com um capacitor estufado de valor de 1000uf 25v, nao tenho exatamente esse capacitor, mas tenho um de 2200uf 25v e um de 1000uf 35v, por ser de valo de capacitancia maior, posso colocar um  deles sem estragar a placa?tem algum problema de trocar capacitores com valores muito diferentes? qual a tolerancia?

Editado: por Lucas_Sá
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Essa sua pergunta já foi respondida em um outro tópico seu.

Sim, você pode substituir um capacitor de 1000uFx25V por um de 1000uFx35V sem problemas... mas nunca o contrário!

Sobre a capacitancia, vai depender do tipo do circuito, se for filtro da fonte, sim, pode substituir um capacitor de 1000uFx25V por um 2200uFx25V, mas nunca o contrário... Exemplo substituir um capacitor de 1000uFx25V por um 220uFx63V.

Recomenda-se sempre substituir os componentes por outros de mesmo valor, nunca tensão menor ao original. Neste seu caso, tensão e capacitancia menores. As características devem ser sempre as mesmas.

Flw...

Editado: por nagkiller
  • Joinha 1
Link para o comentário

46 minutos atrás, nagkiller disse:

Essa sua pergunta já foi respondida em um outro tópico seu.

Sim, você pode substituir um capacitor de 1000uFx25V por um de 1000uFx35V sem problemas... mas nunca o contrário!

Sobre a capacitancia, vai depender do tipo do circuito, se for filtro da fonte, sim, pode substituir um capacitor de 1000uFx25V por um 2200uFx25V, mas nunca o contrário... Exemplo substituir um capacitor de 1000uFx25V por um 220uFx63V.

Recomenda-se sempre substituir os componentes por outros de mesmo valor, nunca tensão menor ao original. Neste seu caso, tensão e capacitancia menores. As características devem ser sempre as mesmas.

Flw...

Verdade, vc me respondeu em um topico passado, mas como a diferença era grande eu fiquei em duvida, e sim o capacitor e de uma fonte, pra resumir eu posso trocar o capacitor desde de q a capacitancia seja maior ou igual mesmo q seja uma diferença grande e isso também se aplica a voltagem certo? 

Link para o comentário

Está correto.

Dica: O termo correto é Tensão que é medida em Volts e não se diz voltagem. O mesmo para a Corrente medida em Amperes e não se diz amperagem. O mesmo para a Potência que é medida em Watts e não se diz wattagem.

Apesar de ver muitos "técnicos e até professores" dizendo voltagem, amperagem, sabe-se que os termos corretos são imprescindíveis. Como você está iniciando, o melhor já é cortar o hábito de dizer voltagem, amperagem e wattagem.

Flw...

Editado: por nagkiller
  • Joinha 1
Link para o comentário

@Lucas_Sá Um capacitor nunca está num circuito aleatoriamente. Se há um capacitor de 1000uf x 25v é porque o projetista fez os cálculos e descobriu que para aquela configuração de placa deve haver exatamente esse valor.

Por isso tente sempre trocar por um de mesma capacitância e tensão. 

Caso não consiga, sempre coloque de valores maiores, nunca menores.

Siga essa regra que nunca terá problema.

Boa sorte!

• Joinha 2
Link para o comentário

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
  • Criar Novo...