Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Construção de uma Cuba Ultrasom

Avalie este tópico:

rbmoreira

Posts em destaque

Em 09/07/2021 às 12:26, alvers disse:

Olá Ricardo, a placa e os transdutores que coloquei aqui no post chegaram para mim está semana. Ainda estou com algumas ideias de como montar está banheira de ultrassom num tamanho grande que caiba placas de computador ATX, vi uma cuba de inox no tamanho 34x40cm com 11 cm de altura, inox bem fino 0,4mm. Quero montar um timer para ajustar o tempo usando uma placa de forno microondas, quando liga aciona o relê da placa e manda voltagem para a placa de ultrassom. Ainda vai demorar algumas semanas para montar o projeto, assim que finalizar e fazer os testes volto aqui postando como ficou o resultado e a eficiência do equipamento. Forte abraço.

Conseguiu montar?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

19 minutos atrás, dmsalmeida disse:

Conseguiu montar?

Bom dia! 

Estamos montando. Colamos os transdutores numa cuba gastronômica e ligamos na placa. Aparentemente, funcionou certinho, mas não tivemos ainda tempo de fazer os testes de eficiência. 

Percebemos que a placa esquenta bastante. Muito mesmo. Temos que resolver isso antes de instalar o sistema na "case" (possivelmente uma caixa plástica organizadora), mas está faltando tempo para concluir o projeto. 

Logo mais edito o post com algumas fotos do estado atual do projeto. 

• Joinha 1
Link para o comentário

Olá amigos, também já estou com todo o material para montar, mas a falta de tempo devido meu trabalho não consegui me dedicar ao projeto ainda. Comprei uma cuba de aço inox grande, mais ou menos 40x40cm com 15cm de profundidade. Nas próximas semanas vou conseguir uma folga e vou dar atenção ao projeto e na sequência mostro os resultados para vcs ok, forte abraço.

• Joinha 2
Link para o comentário

Fiz um contato com a Eco-sonics, fabricante no Brasil de cubas ultrassônicas, mas os preços estão salgados.

No meu caso em particular, trabalho somente com o reparo de placas de vídeo, então não precisaria ser uma cuba tão grande.

Essa cubas da yaxun pequenas (50w), que encontramos de monte no mercado. Será que se eu comprasse duas, as desmontasse e realizasse a montagem das duas em uma cuba só, maior, daria certo?

O que vocês acham?

Link para o comentário

• 4 semanas depois...
  • 1 mês depois...
Em 02/12/2021 às 10:13, alvers disse:

Olá amigos, também já estou com todo o material para montar, mas a falta de tempo devido meu trabalho não consegui me dedicar ao projeto ainda. Comprei uma cuba de aço inox grande, mais ou menos 40x40cm com 15cm de profundidade. Nas próximas semanas vou conseguir uma folga e vou dar atenção ao projeto e na sequência mostro os resultados para vcs ok, forte abraço.

Conseguiu avançar mais? 

Estou pensando em comprar esse kit também. 

Link para o comentário

Achei muito interessante o tópico, e é justamente o que gostaria de fazer aqui, para usar em placas de tamanho atx (acho que vão ser as maiores que chegariam aqui). Mas eu fiquei com duas dúvidas sobre o projeto.

1) Como eu calculo a potência e outras coisas necessárias para a cuba?

2) Como eu poderia testar sua eficiência e segurança?

Link para o comentário

• 1 mês depois...

olá pessoal...
por incrível que pareça, sou inscrito aqui à muito tempo e acho que esse será o meu primeiro post aqui, então espero que seja de alguma ajuda...

eu também estou pensando em fazer uma cuba grande o suficiente para caber uma placa mãe de noteboook/desktop, e como já dito aqui, o preço (com sempre) aqui no Brasil é proibitivo 🙁

bom pesquisando achei esse projeto aqui de um cara russo que, no vídeo, explica em detalhes como ele fez tudo (temporizador, gerador de frequência, fonte e etc... ) tem até o link para o projeto (infelizmente os arquivos estão em russo, mas nada que um tradutor não resolva 😉 )

seque o link do vídeo (em inglês) e espero que seja útil para muitos aqui.

abraços e sucesso à todos.

ps: dentre muitos vídeos que eu pesquisei, esse foi o mais completo/informativo/bem explicado que encontrei... ele praticamente dá uma aula sobre o tema.

ps2: vocês vão gostar da vinheta de abertura 😁 

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

• Joinha 1
Link para o comentário

• 1 mês depois...

17k/20k: a sujeira do objeto limpo é pesada. Quando o objeto de limpeza não tem medo de danos, a onda ultrassônica de baixa frequência é selecionada.

Tais como: indústria magnética, indústria automóvel, indústria têxtil, etc., é melhor fazer o tratamento de isolamento acústico.

25k/28k: óleo de corte da ferragem, motor do automóvel, pré-tratamento de galvanização, etc., escolha esta frequência intermediária

Série ultra-sônica. Esta série de indústria é mais amplamente utilizada, tais como: indústria de processamento de máquinas, indústria de galvanização, indústria de restauração e assim por diante.

40k: a sujeira do objeto limpo é leve. Se o dano de superfície do objeto limpo for necessário, a freqüência intermediária ultra-sônica é selecionada.

Tais como: peças de precisão, óculos, componentes eletrônicos, placas de circuito e assim por diante.

Alta frequência 68k-120k: a sujeira do objeto limpo é muito leve, e a onda ultrassônica é necessária para proibir a superfície do objeto limpo

Quando há algum dano, escolha este ultrassom de alta frequência da série. Tais como: semicondutor, peças especiais de alta precisão e assim por diante.

• Joinha 1
Link para o comentário

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
  • Criar Novo...