Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

dúvida Fonte Termaltake SMART 600W com curto estranho

Avalie este tópico:

Posts em destaque

Olá a todos,

sou novo aqui no fórum e estou com uma fonte de PC Termaltake modelo SMART 600w SPD-0600P que está com seguinte sintoma:

Na fonte quando aterro o verde e preto (PSON) a minha lâmpada série (100w) acende e apaga em alta velocidade, como um chaveamento. Nisso também vem um zunido.

O que verifiquei:

Aferi as tensões de PSON (5v) e STAND BY (5v)estão OK.

Ao ligar a chave de tensão da fonte para ON e com a lâmpada série conectada ela acende e apaga, o que seria o normal para uma fonte em boas condições.

Medi resistência nas saídas do conector 24 pinos e nada de errado nas linhas, nenhum curto.

Isso tudo antes do evento citado acima.

Não sei ao certo o que poderia ser e gostaria de ter alguma orientação.

Editado: por Filipe Silva do Nascimemto
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 07/10/2023 às 10:59, Filipe Silva do Nascimemto disse:

estou com uma fonte de PC Termaltake modelo SMART 600w SPD-0600P

Amigo, eu sugiro vc aumentar a carga em série pois com um lampada de apenas 100W, vc pode estar sendo induzido ao erro. Para que a carga/lampada em série funcione corretamente, ela deve ter de 1 a 3x a potencia da sua fonte, ou seja, 6 lampadas de 100W pra começar.

Link para o comentário

Em 11/10/2023 às 10:42, Marcelo Leal Lemos disse:

bom dia amigo, verifique se a fonte tem controle de potencia, se tiver nao da pra testar na serie, vai ter que ligar direto na tomada

Voce fala pfc ativo? Ela tem sim pfc ativo!

• Legal 1
Link para o comentário

Em 11/10/2023 às 20:14, Filipe Silva do Nascimemto disse:

Voce fala pfc ativo? Ela tem sim pfc ativo!

exato, isso mesmo, fontes com pfc nao funcionam direito na serie, so verifique que nao tenha curto circuito na entrada e que carregue corretamente os eletroliticos e pode ligar ela direto pra testar.

Link para o comentário

18 horas atrás, JoeRob disse:

Olá @Marcelo Leal Lemos . Que reparo foi feito nessa fonte? Estou perguntando porque normalmente só se usa lâmpada série após realizar algum reparo na fonte.

Não foi feito nenhum reparo ainda nessa fonte! O dono da fonte informou que a mesma deu um estouro e não ligou mais! Recebi essa fonte e fiz as aferições com informei! E a série usei por conta do relato do estouro dito pelo usuário! Como não tive tempo de pegar novamente nela esses dias é isso!

Link para o comentário

Em 14/10/2023 às 12:07, Filipe Silva do Nascimemto disse:

Não foi feito nenhum reparo ainda nessa fonte! O dono da fonte informou que a mesma deu um estouro e não ligou mais! Recebi essa fonte e fiz as aferições com informei! E a série usei por conta do relato do estouro dito pelo usuário! Como não tive tempo de pegar novamente nela esses dias é isso!

bom dia amigo, verifique algumas coisas antes, apos o circuito do pfc tem um diodo em um dissipador, verifique o estado desse diodo, geralmente entra em curto, esse diodo quase sempre esta em serie entre os dois estagios de potencia, verifique tambem o retificador de entrada e os transistores de potencia, verifique que o fusivel seja o original ou equivalente da mesma amperagem, de uma boa olhada "pericia tecnica" nos componentes e na placa por cima e por baixo pra identificar componentes estourados, isso ajuda muito mesmo, feito isso de uma ligadinha nela direto, eu tenho serie de 200w e mesmo assim as fontes com pfc nao funcionam nela.

Editado: por Marcelo Leal Lemos
Link para o comentário

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
  • Criar Novo...