Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

dúvida Projeto para auto limpeza de ferida que não cicatriza

Avalie este tópico:

VilmarFH

Posts em destaque

Olá colegas do fórum de discussão Arduino,

Estou precisando de ajuda para desenvolver um projeto de auto limpeza de ferida para tratar uma doença chamada pioderma gangrenoso que minha mãe tem há um ano e meio. O equipamento existente no mercado é muito caro e acredito que com um kit arduino seja possível simular/obter os mesmos resultados. O objetivo do equipamento é sugar a esponja do curativo à vácuo e armazenar a secreção em um reservatório, depois injetar entre 10 e 15ml de soro na mesma esponja; esse processo se repete de tempos em tempos (programável). O equipamento faz vácuo de -125mmHG no reservatório, o qual está conectado ao curativo (esponja, mangueira e filme plástico). O equipamento possui uma bomba peristáltica que empurra o soro (10ml) por outra mangueira ao curativo. Eu não sei se existe algum sensor que pode medir -125mmHG. Que materiais devo comprar? Minha ideia é usar um smartphone com algum app que fique conectado por Bluetooth ou Wi-Fi ao dispositivo e, através de um timer no app, controlar o tempo de funcionamento da bomba de sucção/vácuo e depois acionar a bomba peristáltica para instilar soro.

Alguém tem alguma ideia?

Caso queiram ver o equipamento, ele é o V.A.C ULTA VERAFLO DA 3M.

Agradeço antecipadamente pela ajuda.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Lamento pelo que sua mãe está passando, mas não acha que é muita firula para esse projeto?

Digo, fazer o básico, com os requisitos mais importantes que são bombear os fluídos para um dispenser e outro para bombear novo medicamento para a esponja, isso ser feito usando o timer do mcu ou usar um real time clock, isso será feito automaticamente.

Usar Bluetooth ou Wi-Fi só vai te custar mais tempo e dinheiro, além disso, terá que desenvolver e testar um apk. E pode ainda haver falhas nos comandos. Então a melhor dentre as duas seria pelo Wi-Fi e ficar publicando e monitorando filas em um servidor de filas, do tipo RabbitMQ, por exemplo. Então nesse momento é besteira pensar em fazer isso. Além disso, o melhor seria os comandos vindos pelo apk ser apenas para configurar o equipamento para fazer a dosagem em intervalos necessários e não o apk ficar dando os comandos de dosagem diretamente.

Os materiais, você precisa ver melhor, mas seriam 2 bombas, um Arduino ou ESP (para usar com Wi-Fi), placa ds1307 ou equivalente, alguns resistores, 2 relays, diodos, transistores, mangueiras, etc... terá que ver como o outro equipamento funciona realmente.

No lugar do sensor de dosagem, você pode usar o tempo que o motor vai bombear e ajustar para a quantidade desejada.

Flw...

Editado: por nagkiller
Link para o comentário

Caros amigos, estou à dois dias acamado com gripe.

O que o nagkiller falou é interessante!

Eu não tenho conhecimento de eletrônica, apesar de sempre me fascinar.

Há 30 anos atrás eu tinha uma empresa de assistência técnica em eletrodomésticos, credenciada Brastemp. Conhecimento de pressão positiva e negativa eu tenho, só não sei se uma bomba peristáltica serve para criar pressão negativa de -2 PSI (-125mmHG), afinal, é só para drenar a secreção da ferida e colocar o soro na esponja novamente. Acredito que uma única bomba poderia servir: a minha ideia para manter o curativo/ferida sempre úmida, seria ligar a bomba de sucção no reservatório e através de mangueira ligaria o reserv. ao curativo (que é uma esponja estéril de poliuretano com íons de prata, uma mangueira e um filme adesivo), e o curativo seria ligado à bolsa de soro. Em resumo, a bomba de sucção atuaria indiretamente na bolsa de soro, puxando o soro através da ferida  chegando ao reservatório de secreção. Para isso teria que programar um desse circuito mcu ou rtc (nunca conheci eles), para que ligue a bomba por n segundos (suficiente para trocar o soro do curativo por um soro novo), depois a bomba desliga e fica assim por 1 hora (ou a qt. de tempo que quisermos). esse dispositivo de terapia à vácuo custou 18 mil reais por 10 dias de terapia. Tudo é na base de tentativa, antes dessa terapia, o mesmo médico quis tentar a oxigenoterapia hiperbárica, investimos 5.120,00 por 10 dias de terapia, com uma hora e meia cada. Já contabilizamos mais de 35 mil reais e o pior é que não vejo melhora.

Qualquer ajuda para que eu possa montar e programar um sistema de baixo custo, seria muito bom, pois eu mesmo faria a montagem e a cada dois ou três dias, trocaria o curativo e esvaziaria o reservatório. Alias, a 3M não tem sensibilidade, criam um dispositivo caríssimo, para ser utilizado por 5 dias e troca o curativo e o reservatório, fica mais 5 dias e termina a brincadeira. Acontece que me cobraram 3.400 em um curativo que basicamente é uma esponja de poliuretano, mangueira de silicone e um filme adesivo; já o reservatório é uma piada de mal gosto, pois me deram o de 500ml, que enche em dois dias, por isso tive que comprar outros por 1.194,00 cada; portanto foram 4 reservatórios. 6.000,00 do médio e 2400 do anestesista e 2880 do centro cirúrgico. Se alguma dessas tentativas tivesse dado resultado positivo, eu não estaria reclamando, e sim comemorando.

Pela primeira vez na vida, tive que apelar para a vakuinha: 

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

20231030_010326.jpg

Link para o comentário

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
  • Criar Novo...