Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

em análise Multilaser Legacy PC 236 ML - GW01 / Mother Board x133A rev 3.0 / Tela sem backlight.

Avalie este tópico:

josa dack

Posts em destaque

Estou com esse equipamento na bancada. Não tem backlight no display, dá pra ver as imagens na tela. Relato do cliente foi: O problema começou de forma intermitente, rapidamente mudou para um piscar incessante do backlight e agora está completamente apagado.

Não encontrei uma fonte de diagrama ou esquema dessa placa pra encontrar qual pino do conector energiza o BL da tela e testar se está chegando alimentação.

De resto parece tudo ok.

WhatsApp Image 2024-01-02 at 17.57.02.jpeg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Problema intermitente é péssimo. Mas como não está mais intermitente, você pode usar o esquema de uma pinagem padrão do conector LVDS (de outro esquema) e ver se está chegando tensão.

No mais, sugiro fazer uma boa inspeção visual, com câmera ou microscópio - caso tenha, pois pode ser solda fria no conector ou nos componentes da linha.

Já verificou o flat? Pode ser fio rompido também, o que torna o problema perigoso caso feche curto internamente.

Geralmente tem fusível ou fusistor na linha de alimentação do display.

Link para o comentário

9 horas atrás, Bruno Faria disse:

Problema intermitente é péssimo. Mas como não está mais intermitente, você pode usar o esquema de uma pinagem padrão do conector LVDS (de outro esquema) e ver se está chegando tensão.

No mais, sugiro fazer uma boa inspeção visual, com câmera ou microscópio - caso tenha, pois pode ser solda fria no conector ou nos componentes da linha.

Já verificou o flat? Pode ser fio rompido também, o que torna o problema perigoso caso feche curto internamente.

Geralmente tem fusível ou fusistor na linha de alimentação do display.

LVDS de 40 pinos tem padrão, de 30 não! Posso ir procurando um que se assemelhe. Obrigado pela dica!

7 horas atrás, Ponto da Manutenção disse:

Tem multímetro?

os pinos vão de 1 a 30......tensão?

Captura de tela 2024-01-03 001721.png

Tenho multímetro. Vou auferir e anotar. Respondo em breve.

Link para o comentário

• 2 semanas depois...

@Ponto da Manutenção 

01- 5v
02- 0v
03- 3v
04- GND
05- 8v
06- 8v 
07- 3v
08- 0v
09- 0.24v
10- GND
11- GND
12- 2.5v
13- 3.3v
14- 3.3v
15- GND
16- 0v
17- 0v
18- GND 
19- 0v
20- 0v
21- GND
22- 0v
23- 0v
24- GND
25- 0v
26- 0v
27- GND 
28- 0v
29- 0v
30- GND

WhatsApp Image 2024-01-12 at 14.55.57.jpeg

Editado: por josa dack
Link para o comentário

Em 03/01/2024 às 07:55, josa dack disse:

LVDS de 40 pinos tem padrão, de 30 não! Posso ir procurando um que se assemelhe. Obrigado pela dica!

Desculpe por ter sido impreciso na minha última resposta, colega. Eu me referi ao conector LVDS mas deveria ter referido ao conector do lado do display.

O padrão existe no conector do display, você pode usar o pinout descrito neste post:

Link para o comentário

12 horas atrás, josa dack disse:

@Ponto da Manutenção 

01- 5v
02- 0v
03- 3v
04- GND
05- 8v
06- 8v 
07- 3v
08- 0v
09- 0.24v
10- GND
11- GND
12- 2.5v
13- 3.3v
14- 3.3v
15- GND
16- 0v
17- 0v
18- GND 
19- 0v
20- 0v
21- GND
22- 0v
23- 0v
24- GND
25- 0v
26- 0v
27- GND 
28- 0v
29- 0v
30- GND

WhatsApp Image 2024-01-12 at 14.55.57.jpeg

Infelizmente os dois esquemas que o nobre amigo @Bruno Faria  postou, não são compatíveis com a sua placa.

------------------------------------------------------------------------------------------------

Ao que parece, as alimentações estão ok, mas é impossível termos certeza sem o esquema.

------------------------------------------------------------------------------------------------

Execute testes em condução nos pontos marcados, se os valores forem "universais", recomendo 

você testar outra tela.

Sem título-1.jpg

Link para o comentário

Em 13/01/2024 às 19:48, Ponto da Manutenção disse:

Infelizmente os dois esquemas que o nobre amigo @Bruno Faria  postou, não são compatíveis com a sua placa.

É para teste no conector do lado da tela e não no conector da placa. Será que não é compatível mesmo? Concordo que no lado da placa os fabricantes mudam muito as pinagens. Mas nas telas sempre segue um dos padrões. Já usei um desses esquemas quando não tinha esquema da placa.

Link para o comentário

27 minutos atrás, Bruno Faria disse:

É para teste no conector do lado da tela e não no conector da placa. Será que não é compatível mesmo? Concordo que no lado da placa os fabricantes mudam muito as pinagens. Mas nas telas sempre segue um dos padrões. Já usei um desses esquemas quando não tinha esquema da placa.

Nesse caso posso até concordar com você.
@josa dack , coloque a versão da tela aqui?

Link para o comentário

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
  • Criar Novo...