Ir para conteúdo
View in the app

A better way to browse. Learn more.

EletrônicaBR.com

A full-screen app on your home screen with push notifications, badges and more.

To install this app on iOS and iPadOS
  1. Tap the Share icon in Safari
  2. Scroll the menu and tap Add to Home Screen.
  3. Tap Add in the top-right corner.
To install this app on Android
  1. Tap the 3-dot menu (⋮) in the top-right corner of the browser.
  2. Tap Add to Home screen or Install app.
  3. Confirm by tapping Install.

Como utilizar frequencimetro Instrutherm.

Featured Replies

Postado

Vamos começar com algumas dicas básicas.

1- Esse frequencímetro vem com dois canais (A,B) no nosso caso vamos trabalhar com o canal (B), pois ele trabalha com ate 30Volts e 50MHz e o (A) com apenas 3V.

2- Vamos aprender qual a função de cada botão abaixo do display.

- Crist osc: serve para vc trabalhar com cristais fora da placa, conectando ele no lado direito onde tem um crist e osc, assim fazendo a leitura do cristal ao conectar.

- Tempo: serve para vc determinar o tempo em que o frequencímetro ira fazer a leitura, pois ele trabalha em 4 tempo, o que eu aconselho é 1.0 segundos, pois é um tempo ideal para fazer a leitura, pois caso coloque o tempo em 0.1 a leitura é muito rápida e ele fica variando muito, e já colocando em 5.0 ou 10 ele fica com a leitura lenta e não tão preciso.

- Faixa: na faixa 1 e 2 vc testa o o cristal em Mhz, 3 em Khz, 4 em continuidade, 5 em Khz e Osc. A faixa que eu sempre eu trabalho é na faixa 3, pois as medições em pwm e cristai de placa mãe de notebook ou desktop a frequência sempre é em Khz, caso peque algum cristal que seja em Mhz ai vc utiliza a faixa 1 ou 2.

- Ir: essa opção é como um ENTER, ao fazer sua configuração no frequencímetro, vc confirma em Ir para salvar.

- Reset: ele serve para vc utilizar quando o frequencímetro tiver variando fora do comum ou travar na leitura, porem lembrando que ao resetar ele não perde suas configurações salvas.

Obs.: O cabo de medição vc utiliza o preto ligado em qualquer terra e o vermelho nas medições dos cristais ou nos "Mosfets, drives, trasistores".

Em breve irei gravar um vídeo mostrando os testes nos mosfet e cristais com o frequencímetro   

Espero ter ajudado aos amigos e qualquer dúvida estou a disposição.

Obs: caso tenha ajudado aos amigos por gentileza não esqueçam de da um joinha.

Postado

Para fazer a medição a placa tem que estar alimentada? Você usa as garás jacaré para fazer as medições? Tenho que aterrar na placa a gará preta?

Postado
  • Autor

a placa tem que esta alimentada, e em alguns componentes a placa tem que esta ligada, a garra jacaré e o terra vc coloca na parte GND (terra) da placa e a outra ponta vc vai as mediçoes.

Postado

Só mais uma pergunta,

Você usa ele só para medir cristais? Já ganhou o joinha.

Postado
  • Autor

nao uso para medir pwm, gerador de clock, cristais, todos componentes que trabalhando com frequência.

Postado

vc usa ponteira dele mesmo ou de osciloscópio, cara comprei um deste ate hoje não utilizei ta aqui encostado vou testa da forma que ensinou ai, mas já ganhou o joinha ok!

Postado
eu uso a ponteira dele mesmo.
a que veio com 2 garra jacaré, e quanto usar com a ponteira de osciloscópio? pois vc deve ter visto um amigo na minha postagem falando de usa as de osciloscópio ai comprei   
Postado
Fiz a compra ontem quando chegar vou efetuar todos os testes com ele.
vou testa hoje do jeito que o  tecnotebook passou dando certo vc da aquela joinha para ele tbem kkk
Postado

Já dei o joinha ontem.

Quando Você fazer os testes, passa o resultado pra nós ok.

Postado
Já dei o joinha ontem.

Quando Você fazer os testes, passa o resultado pra nós ok.

amigo realizei o teste sim deu certo, tinha ate uns amigo querendo um depois de vários emails para o fabricantes que não pode mim ajuda nosso colega aqui deu uma grande força tinha perdido as esperança de usa ele, vou passa o link para os colegas ver o tutorial como usa e da aquela joinha ao amigo

• 2 meses depois...
Postado

- Crist osc: serve para vc trabalhar com cristais fora da placa, conectando ele no lado direito onde tem um crist e osc, assim fazendo a leitura do cristal ao conectar.

o meu frequencímetro não tem essa entrada para cristais fora da placa, você sabe como medir no frequencímetros que não tem essa entrada? sabe como medir os cristais pela ponteira?

Obrigado.

Postado
Citação de: tecnotebook- Crist osc: serve para vc trabalhar com cristais fora da placa' date=' conectando ele no lado direito onde tem um crist e osc, assim fazendo a leitura do cristal ao conectar.[/b']o meu frequencímetro não tem essa entrada para cristais fora da placa, você sabe como medir no frequencímetros que não tem essa entrada? sabe como medir os cristais pela ponteira?

Obrigado.

essa entrada no fundo é um circuito oscilador. não tendo essa opção, para testar fora da placa, terá de construir um circuito desses.

depois coloca o cristal no circuito de teste e testa-o com o frequencímetro, para saber a que frequência ele está a oscilar.

há muitos circuitos desse tipo, acho que já vi também no fórum, mas se não encontrar, não falta disso na net.

• 8 meses depois...
Postado

@tecnotebook, Joinha para vc, rsrsr, sei que o tópico é velho, mas consegiu fazer o vídeo? Estou para compar um equipamento deste.

• 9 meses depois...
Postado

Boa noite amigo, eu tenho um frequencimetro da icel fc-2400, você testa mosfets e cristais, você usa algum tipo de circuito para os testes dos cristais? e os testes dos mosfets e clocks? você ficou de fazer um vídeo e postar. Abraços

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

Conteúdo Similar

Account

Navigation

Pesquisar

Pesquisar

Configure browser push notifications

Chrome (Android)
  1. Tap the lock icon next to the address bar.
  2. Tap Permissions → Notifications.
  3. Adjust your preference.
Chrome (Desktop)
  1. Click the padlock icon in the address bar.
  2. Select Site settings.
  3. Find Notifications and adjust your preference.