Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

resolvido Samsung Sl-M4070FR Inicializando Em Loop

Avalie este tópico:


Posts em destaque

Bom dia Eletrônica BR!

 

Essa semana um amigo técnico em impressoras me pediu a ajuda para analisar duas impressoras que não estavam ligando. Segundo o relato dele, das duas somente uma não estava ligando. Ele fez um teste tirando a fonte dessa impressora que estou abrindo o tópico e colocou na que não estava ligando e a mesma passou a não ligar. Ai ele trouxe as duas ligar e fomos na bancada tentar entender o que estava acontecendo. Ao ligar nada parecia em curto na visão com câmera térmica. Desligamos e fui analisar a placa fonte. Ao analisar constatei um fusível na linha de 5V de 4A 250V aberto. Não havia curto com o terra. Fiz a substituição. Ele havia comprado uma placa nova no Mercado Livre e instalamos com a fonte reparada e funcionou tudo devidamente. A fonte da segunda impressora também estava com o mesmo fusível aberto e foi feito reparo e está operacional. Fui investigar a bendita placa ''queimadora'' de fontes. Há um capacitor cerâmico com curto. Fiz a injeção de 0.08V e 2A com a fonte assimétrica e processador da ARM aquece! Está ai o motivo das fontes queimarem...

 

Enfim recapitulando o texto que pode ter ficado confuso. Das duas impressoras com defeito uma ficou operacional com a placa lógica nova e ele levou para entregar o cliente. Tenho aqui agora a impressora que estava (e ainda está rsrs) com problema de inicialização. Confesso que não sei muito sobre impressoras, mas me parece um possível problema de corrupção de firmware.   Pesquisando vi que tem um ''truque'' de ligar ela apertando o botão parar e entrar em um modo manutenção para podermos reinstalar o firmware. A impressora não reage ao ligar segurando o botão ficando com o visor apenas com o status de inicializando. Existe alguma forma de regravarmos o firmware? Pelo o que entendi o firmware está em uma nand da Toshiba que deixarei imagem anexado a este post. Se for, estava pensando em usar a nand da placa com processador queimado. Gostaria que alguém esclarecido na área de reparos de placas lógicas de impressoras pudesse me ajudar a resolver esse caso. Vi que o amigo @Alberto Rosa parece ter notável conhecimento na área e ficaria excelentíssimo grato se pudesse ajudar :)

unknown_2024.08.22-09.37.png

Editado: por James Walker
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@James Walker seria uma saída trocar e testar. Se tiver habilidade para soldar esse CI seria uma. Geralmente a reinicialização está associada a firmware corrompido e/ou fonte. Dá uma olhada no estado da fonte principalmente no capacitor de filtro da entrada. (maior)

Dá uma olhada:

 

 

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Agora, Isaac Steinmetz disse:

 

 

Boa tarde, esse defeito de ficar em inicializando em loop é falha em ler o cartão MicroSD que fica atrás da placa, conforme a imagem, faz o seguinte: retira ele e formata em Fat32 e coloca de novo. Acredito que irá resolver o problema.

 

Abraços

IMG_20240822_165605531.jpg

 

Boa Isaac, isso ai tmb é uma opção a ser verificada.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa tarde!

 

Consegui fazer com que a impressora entrasse no modo de manutenção pela tecla Parar. Não sei o que estava ocorrendo que em muitas outras tentativas não estava entrando... Mas consegui dessa vez e corri o firmware pelo PC e está completamente operacional!

 

 

 

Agradeço  a todos que me ajudaram nessa tentativa de reparo. Vou deixar um vídeo dela aqui funcionando.

 

Agora tenho somente a placa lógica com processador queimado para reparar. Vou importar no AliExpress para a tentativa. 

 

 

Editado: por James Walker
  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...