Jump to content

devolvido Caixa Amplificada NKS PK5000 - Placa amplificadora carbonizou

Rate this topic

Recommended Posts

Essa caixa amplificadora carbonizou a pcb nos capacitores de entrada e praticamente destruiu as layers da pcb, eu até achei o esquema dela, mas não consegui me achar muito bem nele para tentar fazer novas trilhas ou algo do tipo. Não sei se onde carbonizou tinha componentes smd. Queria a opinião de vocês para saber se da para consertar essa caixa ou não.

burn.jpg

burn2.jpg

Edited by MarceloRibeiro94

Bom dia @MarceloRibeiro94 . Não se impressione com o estado atual da placa, desde que voce tenha o diagrama, é possível sim recuperar/refazer as conexões, principalmente na entrada da fonte, que é um circuito simples nas mais das vezes. Pela foto que postou, parece que não tem smd na parte queimada. Antes de começar, voce deve verificar os demais circuitos pra saber se foram atingidos e avaliar a viabilidade econômica do conserto. Aquelas trilhas mais largas devem ser substituidas por condutores espessos, o que pode exigir muita capacidade de improviso.

• Like 1

Boa tarde @Edmilson Goncalves Preza. Pelo que vi em vídeos do youtube, na qual foi o único lugar que deu para ver essa placa já que não tem nem no google imagens, a parte carbonizada tem sim componentes SMD, confirmei agora retirando um transistor smd dessa parte 😕 . O esquema disponível pelo que entendi é somente da PK1000 e não da 5000 também como o esquema anuncia. As imagens estão com uma qualidade duvidosa porque o próprio vídeo está com a qualidade ruim. 

smd2.png

smd.png

Olá, 

@MarceloRibeiro94 não é te desanimando mas essa tá difícil. 

A mudança de coloração indica desprendimento de temperatura, que na maioria das vezes por carbonização de componentes que entraram em curto. Pela foto é a entrada ac (secundário transformador) que alimenta o estágio de saída. Imagino que ali tinha uma fonte estabilizada de tensão simétrica. Os transistores de saída estão em curto ?

• Like 1

Posted (edited)

@ohm Olá. Muito obrigado pelas imagens, me ajudaram muito. Montei um circuito parcial no LTSpice, ele provavelmente pode ter algumas conexões incorretas. O circuito tem algumas trilhas que estou com dúvida de onde vão conectadas, pode me tirar essas dúvidas? Já me ajudasse demais, agradeço de verdade. Já peço perdão por conta da quantidade de dúvidas que fiquei em relação ao circuito. Agradeço se puder continuar me ajudando :DNa segunda imagem, aquela trilha tem qual função? Eu fiz continuidade nos 4 terminais da ponte retificadora dessa placa aqui e não deu nada, a única certeza que tenho é que essa trilha está conectada a trilha maior do outro lado da PCB, aquela que foi totalmente danificada na minha placa.

Dúvida se C29/C28 tem um terminal ligado ao terra
Dúvida onde vai conectado o emissor do Q28
Dúvida onde vai conectado o emissor do Q27
Dúvida onde vai conectado o emissor do Q26
Dúvida onde vai conectado o anodo do DZ6
Dúvida sobre onde vai conectado a trilha de R95
Dúvida onde vai conectado o outro terminal de R11, é no terra? R13 tem uma trilha que interliga 
com o primeiro capacitor eletrolítico?
Primeiro capacitor eletrolítico está com um terminal ligado ao terra? Se sim, qual?
Até aonde vai a trilha que interliga R13, R99 e DZ8?
A trilha que interliga o catodo de DZ7 com R22 está conectada ao segundo capacitor eletrolítico?
O segundo capacitor eletrolítico tem algum terminal ligado no terra? Se sim, qual?

CircuitoCaixa_att.png

duvida.png

Edited by MarceloRibeiro94