Jump to content

dúvida Lava e Seca Samsung WD856 WD106 erro 3E3 Troquei o IPM ikcm15f60ga e não resolveu preciso do esquema.

Rate this topic

Juscebox

Recommended Posts

Ola amigos me chamo Juscelino, sou tecnico em maquinas de lava roupa, tenho um lava e seca Samsung wd856 que apresenta o codigo de erro 3E3 esse codigo e referente ao motor, fiz o teste com outa placa a maquina esta funcionando tudo perfeito, então troquei o IPM IKCM15F60GA que e o controlador do motor, mas o erro permanece o motor não gira nem da sinal algum, alguem tem alguma dica ou tem equema para me ajudar.

Obs: o ipm veio com a numeração apagada eu coloquei o IKCM15F60GA pois dizem que tem mais potencia que o IGKCM15F60GA

Codigo da placa DC92-00941 B/131120/2LF

Modelo da maquina WD856 ou WD106

WhatsApp Image 2024-12-01 at 13.50.49.jpeg

WhatsApp Image 2024-12-01 at 13.50.50 (1).jpeg

WhatsApp Image 2024-12-01 at 13.50.50.jpeg

WhatsApp Image 2024-12-01 at 13.50.51.jpeg

Obrigado amigo pela dica, na minha placa o pino 24 não e usado e no datasheet do IPM tambem não e, quanto retirar o IPM de um placa para outra já pensei nisso mas a placa e emborachada e provavelmente vou vender para a cliente a base de troca e ficar com a dela, já fiz todas as mediçoes de tensão e estão ok creio que deve ser o microcontrolador. 

• Like 1

Ola Silvanio, Muito obrigado pela sua resposta eu vi no Datasheet que a unica diferença de um para o outro e  a corrente um e 15A e o outro e 20A, quando eu fiz a troca do IPM o motor nem girou e nem deu sinal algum, nesse caso era pelo menos para ele girar ou dar um sinal e  queimar depois com o tempo de  uso pois a corente e menor, ou sera que na bios da placa esta registrador o modelo certo do IPM e se colocar outro diferente ele não funciona.

Uma duvida no seu caso queimou o IPM e você colocou o mesmo e não deu certo e depois colocou esse de 20A e funcionol perfeitamente ?