Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

dúvida Asus X543M - X540MAR Rev 3.1 - Liga, mas não dá vídeo.

Avalie este tópico:

Posts em destaque

Bom dia Pessoal!

Estou com essa placa mãe da ASUS onde queimou o mosfet de entrada da linha de 19V. Ao trocar o mosfet, todas as tensões nas bobinas retornaram, menos uma, não encontro  tensão na bobina que destaquei no retângulo vermelho. Ela é controlada pelo PWM que também destaquei em um retângulo vermelho. A serigrafia desse PWM é 65=8A e sem o esquema não foi possível encontrar qual seria esse componente. Acredito que a tensão criada por essa bobina e pwm seja a ultima tensao gerada pelo circuito e que ela seja uma tensão de GPU. É mais provável que o PWM esteja danificado, mas pode ser também que ele receba uma habilitação da GPU para iniciar. Se eu tivesse o esquema teria trocado esse pwm para ter certeza do seu possível dano.  A pergunta que fica é: O problema está no PWM ou na falta de alguma habilitação? Se alguém souber qual a referência desse pwm para eu poder analisar o datasheet, agradeceria. 🙏

Placa mãe asus x543m.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

24 minutos atrás, diegalvez disse:

Bom dia Pessoal!

Estou com essa placa mãe da ASUS onde queimou o mosfet de entrada da linha de 19V. Ao trocar o mosfet, todas as tensões nas bobinas retornaram, menos uma, não encontro  tensão na bobina que destaquei no retângulo vermelho. Ela é controlada pelo PWM que também destaquei em um retângulo vermelho. A serigrafia desse PWM é 65=8A e sem o esquema não foi possível encontrar qual seria esse componente. Acredito que a tensão criada por essa bobina e pwm seja a ultima tensao gerada pelo circuito e que ela seja uma tensão de GPU. É mais provável que o PWM esteja danificado, mas pode ser também que ele receba uma habilitação da GPU para iniciar. Se eu tivesse o esquema teria trocado esse pwm para ter certeza do seu possível dano.  A pergunta que fica é: O problema está no PWM ou na falta de alguma habilitação? Se alguém souber qual a referência desse pwm para eu poder analisar o datasheet, agradeceria. 🙏

Placa mãe asus x543m.jpg

Bom dia, esse PWM seria o ASM1467, referencia na placa U5401.

• Joinha 1
Link para o comentário

Desde já agradeço pela ajuda.

Essa placa não tem as serigrafias dos componentes impressos nela. Provavelmente vc está visualizando o esquema para me auxiliar, e como não tenho créditos, não consigo baixar. Encontrei o componente para comprar, mas não encontrei o datasheet para estudar. A PU8101 seria qual componente, se não for abusar da sua boa vontade?@VitoC 

• Joinha 1
Link para o comentário

2 minutos atrás, diegalvez disse:

Desde já agradeço pela ajuda.

Essa placa não tem as serigrafias dos componentes impressos nela. Provavelmente vc está visualizando o esquema para me auxiliar, e como não tenho créditos, não consigo baixar. Encontrei o componente para comprar, mas não encontrei o datasheet para estudar. A PU8101 seria qual componente, se não for abusar da sua boa vontade?@VitoC 

Fica na outra face da placa, parte superior inversa em relação as USBs e conector do fone. proximo ao J5001.

Com essa ajuda da pra vc comprar o download 1, e vamos acompanhando aqui para tentarmos solucionar esse defeito.

Outra coisa, vc tem tensão de memoria? Passe as tensões que encontrou nas PLs e informa aqui por favor.

Link para o comentário

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
  • Criar Novo...