Postado 5 de Maio de 2025 1 ano Olá, pessoal! Estou avaliando fazer um upgrade na minha máquina de trabalho, e gostaria da opinião de vocês para saber se vale a pena. Configuração atual: Placa-mãe: Daten DQ77PRO (BIOS F3b DZ - 27/01/2014) Processador: Intel Core i5-3470 Placa de vídeo: AMD Radeon RX 580 2048SP Memória RAM: 24 GB DDR3-1600 (PC3-12800) 2x 8GB HX316C10F/8 (Rank 2) 2x 4GB KHX1600C9D3/4GX (Rank 1) Upgrade que estou pensando em fazer: Processador: Trocar para Intel Core i7-3770 Memória RAM: Aumentar para 32 GB (comprando mais dois pentes de 8 GB compatíveis) Tenho até R$ 1.000,00 para investir nesse upgrade. Minhas dúvidas: Esse upgrade vai trazer um ganho real de desempenho no dia a dia (principalmente para programação, uso de VMs, navegação com muitas abas, etc)? Vale a pena investir nisso agora ou seria melhor guardar o dinheiro para montar um setup mais atual no futuro? Agradeço desde já a quem puder ajudar! Editado: 5 de Maio de 2025 1 ano por Diegiwg
Postado 5 de Maio de 2025 1 ano bom dia, quando estou com duvida, eu sempre uso esse site versus, é muito bom, esse foi o resultado dos seus processadores:
Postado 11 de Maio de 2025 1 ano Se quer upgrade sem gastar muito, recomendo colocar um xeon pra lga 1155 vc vai pagar barato, e ter um desempenho similar as vezes até melhor que o i7. Procure por um e3 1230 v2 ou similar... Já se quer upgrade e se manter atualizado, só trocando o kit completo, passando pra amd com as placas am4, am5.. Intel da 12th que os processadores novos saem até em conta. Mas particularmente eu aproveitaria a placa mãe e colocaria um xeon, uso um kit x99 da qiyda d4 com 2666v3 com unlock turbo boost a mais de ano e nunca tive dor de cabeça.
Postado 11 de Maio de 2025 1 ano ja fiz esse upgrade e nao compensa, quase nao se percebe diferença, como o @LeoRocha9999 acredito que um xeon daria bom mas pro 3770 nao vejo vantagem nenhuma
Postado 12 de Maio de 2025 1 ano Não compensa amigo, a diferênça vai ser mínima. Aconselho pegar um soquete am4 e um processador ryzen de acordo com seu orçamento é bem possivel e vai mudar drasticamente. Eu particularmente não recomendo xeon, por conta de serem usados já e as placas mãe que comportam eles são também muito instáveis.
Postado 13 de Maio de 2025 1 ano @Diegiwg Veja, para valer a pena vc precisa muito levar em consideração a vida útil, principalmente da MOBO. Minha dica seria, considere a vita util dela e troque-a, pegue uma placa boa de 3ª geração com slot M2, e coloque um Ssd Nvme. isso seria um ótimo upgrade, sairia de 500Mbps para 3.500 de leitura, claro dependendo das peças que comprar, e o Ssd não morre com a maquina.
Participe agora da conversa!
Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.