Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

dúvida Como aprender manutenção sozinho?

Avalie este tópico:

Posts em destaque

Postado

Boa noite, eu estou quase me formando em eletrônica pelo CEFET-MG, e no curso não há absolutamente nada de manutenção, apenas 1 matéria de solda (em 2 anos de curso). Sei usar as ferramentas como multímetro, osciloscópio e gerador de função relativamente bem, no entanto, solda e dessolda é impossível pra mim. Também entendo na parte teórica desde dos componentes básicos (indutor, resistor, capacitor) até a parte "mais complexa" como circuitos retificadores, filtros, conversores(CC -> CC, CA -> CC e CC -> CA, não cheguei a aprender CA -> CA), tenho um leve déficit em semicondutores, mas estou lendo o Boylestad todo para acabar com isso.

Quero aprender manutenção, já cheguei a pedir emprego em lojas de manutenção oferecendo 4 horas diárias(eu faço estágio, por isso não dá pra ser mais) de graça e nenhuma aceitou, então já decidi dessa opção. Então afinal, como eu aprendo manutenção sozinho 100% no pelo?

• Joinha 1
Postado

Ola se vc ja tem uma base de conhecimento boa, na parte de soldagem e pratica mesmo eu lembro q quando comecei com solda o primeiro ci qfn q soldei fui passar a escova e ele saiu voando kkkkk. Vc pode comprar uma estaçao de retrabalho ( so nao recomendo aquelas que tem uma fan no cabo) e estaçao de solda e treinar em placas de sucatas. e vc tbm pode comprar placa com defeito pra entender como funciona cada bloco da placa. A minha area e notebook, desktop e gpu  ja conheço bem o funcionamento, mais hj em dia arrumo varios outros equipamentos mais sempre tenho q entender o circuito antes ai acaba demorando mais o reparo. Por isso e bom focar em um tipo de equipamento ainda mais no começo.

• Joinha 3
Postado

A estação de solda sugerida pelo @infocel technology é muito util porem , podes realizar soldas em SMD com um ferro de solda

Praticar muito com ferro de solda e sugador, pegue algumas placas de sucata , voce pode conseguir em alguma oficina de reparo. Retire e resolde os componentes ate pegar a pratica

image.png.3b61f92290e473950e632b40a778ac6d.png

Tente montar circuitos simples como, pisca-pisca, times sensor de luminosidade etc

Uma fonte de bancada seria util , existem projetos de montar uma fonte variável partindo de uma fonte de PC, que por sinal seria uma boa forma de praticar manutenção, veja  se consegue algumas fontes de sucata, preferencialmente as genéricas pois são mais simples

• Joinha 3
Postado (editado)

@infocel technology Eu acabei de comprar os equipamentos mais básicos, quero aprender com eles primeiro e só depois ir pro próximo, tenho medo de me tornar um zé ferramenta consumista, mas meu foco atualmente está sendo consertar todos os eletrodomésticos da casa, tá bem difícil, pq não consigo entender nada das placas, mas tô progredindo um pouco

Editado: por Davi ENGELT
  • Joinha 1
  • 1 mês depois...
  • 4 semanas depois...
Postado
Em 10/06/2025 às 20:41, Davi ENGELT disse:

Boa noite, eu estou quase me formando em eletrônica pelo CEFET-MG, e no curso não há absolutamente nada de manutenção, apenas 1 matéria de solda (em 2 anos de curso). Sei usar as ferramentas como multímetro, osciloscópio e gerador de função relativamente bem, no entanto, solda e dessolda é impossível pra mim. Também entendo na parte teórica desde dos componentes básicos (indutor, resistor, capacitor) até a parte "mais complexa" como circuitos retificadores, filtros, conversores(CC -> CC, CA -> CC e CC -> CA, não cheguei a aprender CA -> CA), tenho um leve déficit em semicondutores, mas estou lendo o Boylestad todo para acabar com isso.

Quero aprender manutenção, já cheguei a pedir emprego em lojas de manutenção oferecendo 4 horas diárias(eu faço estágio, por isso não dá pra ser mais) de graça e nenhuma aceitou, então já decidi dessa opção. Então afinal, como eu aprendo manutenção sozinho 100% no pelo?

Davi, no meu caso já foi o inverso.
Eu trabalho em uma loja de equipamentos e componentes eletrônicos, e por convivência com técnicos fui aprendendo vários macetes sobre soldas e defeitos mais comuns.
Já arrumei TV, Air Fryer e diversos eletrodomésticos da família com dicas simples.
Você já tem uma boa base de conhecimento, pelo que entendi o que lhe falta é a prática.
Acredito que sendo assíduo aqui no Forum e usando sucatas para testar técnicas de solda e dessoldagem vc vai longe.
Sucesso!!!

• 2 semanas depois...

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
  • Criar Novo...