Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

dúvida Positivo Sim+ 2040m - MB C14CR21 - A cada vez que se liga o notebook as configurações da bios resetam.

Avalie este tópico:

Posts em destaque

Postado

Olá, entendo um pouco de computação, porém necessito de ajuda com esse tópico.
quando eu ligo o notebook na tomada (devido à bateria estando deteriorada ao ponto de não funcionar fora da tomada), as configurações da BIOS que eu previamente defini são revertidas, ativando o secure boot (modo de sistema operacional para win 8 64 bits), além de multiplas outras configurações como ordem de boot.
as informações do computador são essas:

Nome: Sim+ Positivo 2040m
Modelo: C14CR21
Memória: 4GB DDR3
Versão atual da BIOS: v1.00.08
SO de Fábrica: Windows 8 64bit
SO Atual: Fedora Linux 42

tenho suspeita de que isso tenha a ver com um de dois fatores.

1. A bios está datada, e isso leva a problemas.
    Isto poderia significar que eu necessitaria de uma versão atualizada da bios.
  2. A bateria, com seus defeitos, pode estar automaticamente fazendo uma das funções que é possivel realizar num notebook para resetar a bios.
    Isto, em contrário da suposição 1, indicaria que eu necessito de uma bateria nova.

O problema principal causado por isso é que a configuração que desativa o secure boot é revertida, fazendo eu ter que desativar o secure boot toda vez que eu ligar o notebook.

Postado
46 minutos atrás, elias.girardi disse:

@KyuDeathsBR Bom dia, tudo bem? O principal fator que faz isso acontecer é a pilha interna da placa mãe estar gasta.

Você precisa substituir esta pilha, daí as configurações ficarão salvas quando desligar o notebook.

em 99% dos casos, só essa substituição resolve, mas em alguns casos também pode haver oxidação no contato dessa mesma bateria, fazendo com que a bateria não consiga ter contato e enviar voltagem para o circuito, com uma borracha escolar dá pra fazer a limpeza.

existe um caso ainda mais raro, que aconteceu comigo uma vez em 5 anos, que é do circuito da placa ter sido danificado e mesmo higienizando ou substituindo, a placa não salva as configs, mas isso deve ter sido causado por algum surto elétrico, na época eu não fazia troca de componentes SMD, então não me aprofundei muito no caso, como o cliente não se incomodava de ficar configurando data e horário, daquela forma mesmo ficou kkkkkk

Postado
3 horas atrás, elias.girardi disse:

@KyuDeathsBR Bom dia, tudo bem? O principal fator que faz isso acontecer é a pilha interna da placa mãe estar gasta.

Você precisa substituir esta pilha, daí as configurações ficarão salvas quando desligar o notebook.

3 horas atrás, Paulo A. Júnior disse:

em 99% dos casos, só essa substituição resolve, mas em alguns casos também pode haver oxidação no contato dessa mesma bateria, fazendo com que a bateria não consiga ter contato e enviar voltagem para o circuito, com uma borracha escolar dá pra fazer a limpeza.

existe um caso ainda mais raro, que aconteceu comigo uma vez em 5 anos, que é do circuito da placa ter sido danificado e mesmo higienizando ou substituindo, a placa não salva as configs, mas isso deve ter sido causado por algum surto elétrico, na época eu não fazia troca de componentes SMD, então não me aprofundei muito no caso, como o cliente não se incomodava de ficar configurando data e horário, daquela forma mesmo ficou kkkkkk

Muito obrigado, irei realizar estes procedimentos.

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
  • Criar Novo...