Ir para conteúdo
View in the app

A better way to browse. Learn more.

EletrônicaBR.com

A full-screen app on your home screen with push notifications, badges and more.

To install this app on iOS and iPadOS
  1. Tap the Share icon in Safari
  2. Scroll the menu and tap Add to Home Screen.
  3. Tap Add in the top-right corner.
To install this app on Android
  1. Tap the 3-dot menu (⋮) in the top-right corner of the browser.
  2. Tap Add to Home screen or Install app.
  3. Confirm by tapping Install.

JBL Boombox 3 - Não liga

Featured Replies

• Respostas 67
  • Visualizações 5,4k
  • Criado
  • Última resposta

Principais posts deste tópico

Most Popular Posts

• @AMDRÔMEDA Boa noite. Consegue dar uma força? Quero fazer ela pelo menos ligar pra saber se não tem nenhum circuito essencial com problema. 

• Olá,   @MarceloRibeiro94 vai ter capacitor com fuga ou resistor oxidado. Aparelho que sofre eletrolise é complicado a manutenção.   Enfim, o Pow_key vem da tensão de 3,3v de stand_

• Esse teste estava com o r225? Se estiver, a malha de stand-by passará correte por ele, certamente do outro lado não terá os 3,3v no caso aí 10,7uA (0,0000107A) de consumo. Sua fonte de bancada não apa

Imagens Postadas

Postado
  • Autor

@ohm Oi, boa tarde. Eu li sim e já fiz o teste retirando o R217, a linha power_key sobe e fica em 3.24v por ai, uns 0.05v a baixo da 3v3. Por isso sugeri colocar fios no IC, pois ao meu ver a linha está flutuando porque o IC está mal soldado, seja sem seu VCC ou GND. 

Postado
  • Autor

@ohm Boa noite. Retirei o U9 e coloquei 3 fios nele, um no VDD, outro no power_key e o ultimo no GND. Soldei na placa e medindo o power key eu tenho 3.25v, ao apertar a tecla power e depois medindo no pino 4 do U9, eu tenho os 3.25v, ele vai a 0v e depois volta a 3.25v, fica assim, acredito eu que é por causa que não está tendo resposta por conta dos outros pinos dessoldados, por isso fica oscilando, mas isso já mostra que o IC está bom ao meu ver, o que parece ser o problema principal é falta de VCC ou GND quando ele está soldado na PCB. O que você acha?

Postado
12 horas atrás, MarceloRibeiro94 disse:

@ohm Boa noite. Retirei o U9 e coloquei 3 fios nele, um no VDD, outro no power_key e o ultimo no GND. Soldei na placa e medindo o power key eu tenho 3.25v, ao apertar a tecla power e depois medindo no pino 4 do U9, eu tenho os 3.25v, ele vai a 0v e depois volta a 3.25v, fica assim, acredito eu que é por causa que não está tendo resposta por conta dos outros pinos dessoldados, por isso fica oscilando, mas isso já mostra que o IC está bom ao meu ver, o que parece ser o problema principal é falta de VCC ou GND quando ele está soldado na PCB. O que você acha?

na minha experiência em reparação, mas não em eletrônica convencional que é este o caso, mas sim na área médica que é nosso nicho e foco de trabalho , este IC esta danificado internamente, pois se fez as soldas e a tensão estabiliza, ou recomendaria a troca deste IC para um novo, pois acho que este seria o caminho a seguir agora.

Boa Sorte    :)

Postado
  • Autor

@Maru Soldei ele novamente e fiz um pouco de pressão para baixo para os pads soldarem corretamente. Voltou a ter os 3.3v na linha power_key! O IC voltou a liberar todas as tensões necessárias para o boot da caixa!

@ohm Realmente era solda mesmo, GND ou VCC do IC estavam mal soldados e consequentemente ele ficava sem pull up/pull down internamente? 

Postado
  • Autor

@ohm A placa está desligando as tensões, mas até onde vi, tem o boost da bateria e todas as outras tensões ficam presentes também. Só notei que o AMP_VCC_ON não passa pelo R167, e ele não está aberto, assim como o Q5 não está em curto. Eu tenho o AMP_VCC saindo do Q18 em torno de 21.7v, depois ele vai caindo porque a placa se desliga. Alguma sugestão?

Editado: por MarceloRibeiro94

Postado
  • Autor

@ohm A caixa ligou! Só não tô entendendo porque o step-up U11 está meio que "ao contrário", com a caixa ligada eu tenho 8.4v no amp_vcc, mas ao apertar o power para desligar ele sobe a 21.7v .-. 

Postado
  • Autor

@ohm Acho que encontrei o motivo de só ter 8.4v no AMP_VCC (isso somente com a bateria). Vem uma tensão dos TAS de 3.3v para o FB do TPS43061, como é possível ver na imagem, com 8.4v na saída do BOOST eu tenho 1.22v no FB do IC, exatamente o recomendado para ele. Por isso o IC não sobe mais a tensão, ele entende que já está OK a saída e para de trabalhar (embora eu tenha medido a L14 e encontrei PWM de 120KHz nela...). Desligando a caixa essa tensão de 3.3v dos TAS começa a cair e o IC começa a oscilar novamente porque o FB baixou. E agora? Eu não sei se isso é um erro ou algo do tipo. 

image.thumb.png.8f40933388350576dce375770d35aa4f.pngA

Postado
Em 11/11/2025 às 16:12, MarceloRibeiro94 disse:

Só notei que o AMP_VCC_ON não passa pelo R167, e ele não está aberto

Terá do outro lado só 0,6v.

19 horas atrás, MarceloRibeiro94 disse:

tenho 1.22v no FB do IC

Está errado! Amanhã cedo faço os cálculos. Existem um divisor de tensão que altera o valor de acordo com pwm e também por comando vol_max 

Postado

@MarceloRibeiro94 

tensão de feedback no pino 4 do u11 será de 0,6v com tensão de 8,4v no source do q18. Com zero volt no comando AMP_HPFB e também com zero volt no comando VOL_MAX_BOOST_EN.

Já com comando BOT_POW_ON em nível alto, com 21,7v no source de q18 terá no pino 4  a tensão de 1,55v com comando em zero volt VOL_MAX_BOOST_EN, se tiver em nível alto terá 1,19v.

Postado
  • Autor

@ohm O comando bot_pow_on só tem a função de liberar a tensão BOOST para o AMP_VCC, né? 

Deixa eu ver se entendi, com 8.4v deveria ter 0v no AMP_HPFB e no VOL_MAX_BOOST_EN? Se sim, no meu caso está ao contrário, tem 3.3v fixos no AMP_HPFB, 3V no BOT_POW_ON e 0v no VOL_MAX_BOOST_EN. Assim como 1.22v no FB. O IC está trabalhando, tendo frequência de 130KHz mais ou menos na L14.

Não entendi sua segunda afirmação, ela deixa a entender que o IC funciona sem o comando BOT_POW_ON (ENABLE).

Postado
  • Autor

@ohm Boa noite. Eu andei olhando outros vídeos a respeito desse circuito. Olhei o da PartyBox 310 que usa o mesmo IC TPS43061 e um circuito boost praticamente idêntico. Pelo que entendi, o AMP_HPFB seria um otimizador de bateria, o TAS5828M fica detectando a presencia de áudio nas saídas e dependendo de haver ou não áudio, o pino AMP_HPFB fica em nível alto ou baixo, respectivamente, conectando ou desconectando R181 e R182. Com AMP_HPFB em nível baixo, eu tenho 21.7v nas saídas, por isso que quando desligo a caixa a tensão sobe, já que esse pino vai a 0v. Com 3.3v nele, vou ter uma tensão mais baixa, otimizando assim o uso da bateria. Foi isso que eu entendi, se eu estiver errado, me avise, por favor. O problema é que mesmo com áudio essa tensão de 8.4v não sobe 😕 

Postado
Em 14/11/2025 às 14:56, MarceloRibeiro94 disse:

comando bot_pow_on só tem a função de liberar a tensão BOOST para o AMP_VCC, né? 

Sim 

Os comandos AMP_HPFB e VOL_MAX_BOOST_EN simplesmente alteram um pouco o valor da tensão que alimenta a saída de áudio, somente para ter um pouco mais de potência ou não. Não tem ligação com otimizar a bateria. Normalmente essas caixas jbl trabalham com mais potência em modo ac. 

Enfim, para não ficar confuso, temos 21,7v no source de q18 sempre ? 

Postado
  • Autor
1 hora atrás, ohm disse:

Enfim, para não ficar confuso, temos 21,7v no source de q18 sempre ? 

@ohm Não, só tem quando desliga a caixa e o AMP_HPFB vai a 0v. Quando liga e ele vai a 3.3v volta a ter 8.4v no source de Q18. 

1 hora atrás, ohm disse:

Sim 

Aliás, me confundi também na resposta. BOT_POW_ON só tem a função de acionar o pino enable do U11, é o AMP_POW_ON que libera a tensão do source do Q18 para o dreno, correto? Tenho esses dois sinais em 3.3v. 

Não sei se fiz a conta corretamente. Mas utilizando essa fórmula de analise nodal: 
((VFB - VOUT)/Rsh) + ((VFB - 0)/Rsl) + ((VFB - 3.3)/R3) = 0

substituindo os valores:

RSH = 1M ohm 

RSL = 77.4k ohm

R3 = 240k ohm (120k + 120k)

VOUT = 8.4V
Vhpfb = 3.3v

fazendo a conta se obtém que Vfb = 1.22v

Postado

Pois é amigo, tem que existir 21,7v no source do q18, quando o pino de habilitação do u11, isso indica o correto funcionamento dele. A princípio não teremos falha de feedback

Postado
  • Autor

@ohm Não entendi sua resposta, está confusa. Se eu estiver correto na minha hipótese, é utilizado o "audio boost with dynamic rail tracking" nessa caixa da JBL. Conforme AMP_HPFB diminui a tensão, o FB cai e o IC compensa aumentando VOUT. Você não chegou numa conclusão parecida? Porque se não, eu não sei onde procurar defeito visto que o FB está correto com 8.4v na saída. 

Postado
  • Autor
1 hora atrás, ohm disse:

tensão chegou aos 21,7v

Chegou, mas SOMENTE quando AMP_HPFB vai a 0v. E isso só ocorre quando desliga a caixa de som. 

Postado
  • Autor

@ohm Boa noite. Chegou as peças que eu tinha encomendado. Os indutores dos mid ranger estavam muito oxidados, praticamente quebrados no meio. Então troquei eles por novos, mesma indutância e corrente (CKST0603-4.7uH). Eu não troquei um só dos originais, já que a oxidação não afetou ele (troquei L8, L5 e L4). Em cima dos originais diz H4R7, não sei o que significa esse H. Conectando os mid rangers e o woofer, liguei a caixa e tudo normal, coloquei uma musica e comecei a aumentar o volume. Infelizmente o TAS dos mid rangers pegou fogo no PVDD da saída OUTB quando aumentei o volume até certo nível, o C99 também entrou em curto. Eu não tô entendendo porque ele pegou fogo, eu coloquei pasta térmica nova e o dissipador estava na placa, o TAS do woofer está em perfeito estado, somente o dos mid rangers que queimou. Você tem alguma teoria sobre o motivo? Fiquei bem desanimado agora 😕

Postado
  • Autor

@ohm Pesquisando eu vi que essa boombox 3 dá muito defeito nos mid rangers. Tem um vídeo em que o técnico trocou 3x a saída de som e em todas as vezes pegou fogo, então tem algum problema nessa placa que eu não sei qual é. Não é curto porque o PVDD tem tensão. 

Postado
11 horas atrás, MarceloRibeiro94 disse:

Você tem alguma teoria sobre o motivo?

Capacitores cerâmicos quando submetidos a umidade com o tempo entra em curto. 

10 horas atrás, MarceloRibeiro94 disse:

PVDD tem tensão. 

Esta com 21v?

Postado
  • Autor

@ohm Não, tem 8.4v. Acredito essa tensão só aumenta quando aumenta o volume da caixa OU quando todos os alto falantes estão conectados, não faria sentido ele pegar fogo somente com 8.4v no PVDD.

Postado
  • Autor

@ohm Os capacitores de PVDD do mid ranger estão em perfeito estado visual, a oxidação não chegou a eles. Fora a possibilidade dos capacitores, existe a chance de ter sido causado pelos novos indutores? Eu acho difícil, já que medindo eles com o DSO-TC3 deu 0.01mH (10uH) e DSR igual a 0.00ohm. Vale ressaltar que o DSO só consegue medir de 10uH até 1000uH, portanto como deu 10uH, o mínimo possível, os indutores ao meu ver estão com indutância correta, abaixa dos 10uH (4.7uH eles são). 

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

Account

Navigation

Pesquisar

Pesquisar

Configure browser push notifications

Chrome (Android)
  1. Tap the lock icon next to the address bar.
  2. Tap Permissions → Notifications.
  3. Adjust your preference.
Chrome (Desktop)
  1. Click the padlock icon in the address bar.
  2. Select Site settings.
  3. Find Notifications and adjust your preference.