Postado 27 de Novembro de 2025 27 Nov Autor @ohm Retirei todos os cap cerâmicos do PVDD do U24. Troquei os dois de 1nF/50V, já que um foi pro espaço junto com o IC e outro estava meio oxidado no seu pad, junto da trilha dele. Já os dois de 100nF e 10uF estão bons.
Postado 29 de Novembro de 2025 29 Nov Autor @ohm Não tem mais nenhuma ocasião que levaria o U24 a torrar? Eu já comprei um ic novo e foi bem caro, infelizmente, tô morrendo de medo de queimar novamente 😕 Essa caixa tem problema crônico no ic dos médios, simplesmente pega fogo e eu não achei o motivo
Postado 2 de Dezembro de 2025 2 Dez Cuidado ao soldar, tente soldar o mais rápido possível para não danificar o ic por temperatura. Sobre a motivo da queima, eu analisaria o passa baixa (capacitores e indutores) e a alimentação, sobre tensão causa curto no ic. Limpe bem a placa.
Postado 3 de Dezembro de 2025 3 Dez Autor @ohm Soldei o novo IC, funcionou, mas um canal não porque um pino OUT tá mal soldado. O pwm existe no pino, então tudo ok, só soldar ele corretamente. Estou é com medo de aumentar o volume 😕
Postado 6 de Dezembro de 2025 6 Dez Autor @ohm Tá funcionando, só estou com medo de aumentar o volume mesmo. Fora isso estou esperando chegar o amplificador dos tweeters, e tem de soldar o ic de carga da bateria também, além de achar alguns resistores daquela malha, porque a oxidação pegou feio ali, estou torcendo para o ic ainda funcionar.
Postado 8 de Dezembro de 2025 8 Dez Autor @ohm Boa noite. Chegou o amplificador dos tweeters, soldei e funcionou normalmente, mas ainda não aumentei o volume, tô com muito medo mesmo 😅
Postado 11 de Dezembro de 2025 11 Dez Autor @ohm Boa tarde. Deu ruim com o ic de carga, coloquei ele, mas queimou 2 mosfets 🤦♂️, não queimou o novo par que coloquei, queimou os dois antigos. Esse ic tá bem baleado já, os pads que se estendem até a lateral dele praticamente não existe mais, além da trilha de vbus estar rompida na placa, isso dificulta e muito a soldagem 😐. Eu queria adaptar o BQ25723, pois pela minha pesquisa a fundo que fiz, o original é um SY20776 da Silergy (tem o SYV651 também, mas esse eu não achei o datasheet). Alguns pinos no BQ são utilizados enquanto que no SY não, ai eu não sei se isso poderia influenciar negativamente em algo. Você pode me dar uma luz? Eu tenho o datasheet do SY20776QFQ, o novo da silergy (SY20776DQDQ) não tem o mesmo código desse da caixa, que é DRNxxx, mas creio serem os mesmos. Se quiser, eu te mando o datasheet dele. Editado: 11 de Dezembro de 2025 11 Dez por MarceloRibeiro94
Postado 12 de Dezembro de 2025 12 Dez Autor @ohm Oi, desculpa ficar incomodando, é que realmente preciso da sua resposta, visto que você é muito mais experiente que eu nesses casos.
Postado 13 de Dezembro de 2025 13 Dez @MarceloRibeiro94 Não incomoda hora nenhuma amigo. Passa o código da placa dos dois mosfet’s que danificaram para analisar no esquema o que pode ter acontecido
Postado 13 de Dezembro de 2025 13 Dez Autor @ohm Olá, muito obrigado de verdade ^^ O código é o Q7 e Q10. A placa dessa boombox 3 aparentemente usa a solução A do esquema, já que os pinos 16 e 17 na pcb realmente não estão conectados a nada. Ah, esqueci de mencionar, o Q12 entrou em curto também na segunda tentativa, isso ocorreu logo após eu tirar a bateria e recolocar ela, possivelmente ele queimou porque na primeira tentativa o Q7 e Q10 entraram em curto. Para a substituição do Q12, estou pensando no AO3407A, o que você diz? Editado: 13 de Dezembro de 2025 13 Dez por MarceloRibeiro94
Postado 17 de Dezembro de 2025 17 Dez Em 13/12/2025 às 00:14, MarceloRibeiro94 disse: O código é o Q7 e Q10 Entraram em curto com a bateria conectada? Enfim, eu indicaria você remover o u8, realizar uma limpeza e soldar ele novamente pois a placa sofreu por oxidação, você disse que esse ic está com os pads meus boca, então, pode está ocorrendo mal contato nesse ic. Confira também os resistores de gate desses 3 mosfet’s. Em 13/12/2025 às 00:14, MarceloRibeiro94 disse: Para a substituição do Q12, estou pensando no AO3407A Sim Enfim, não teste a caixa sem a bateria que poderá sobrecarregar os mosfet’s do sistema de carga da bateria, pois, todo consumo transitório ficam neles.
Postado 17 de Dezembro de 2025 17 Dez Autor 18 minutos atrás, ohm disse: Entraram em curto com a bateria conectada? @ohm Sim, eu conectei a bateria e liguei os 24v da entrada para ver se iria carregar, logo de imediato já consumiu os 2A e eu desliguei na hora, pois já sabia que tinha dado algum BO. 19 minutos atrás, ohm disse: Enfim, não teste a caixa sem a bateria que poderá sobrecarregar os mosfet’s do sistema de carga da bateria, pois, todo consumo transitório ficam neles. Eu nunca testo ela sem a bateria, é sempre com a bateria, eu não uso os 24V, só usei agora para testar o carregamento. Sobre o BQ25723, posso usar ele no lugar do original que vem na placa? Minha resposta anterior detalha o motivo do meu questionamento.
Postado 19 de Dezembro de 2025 19 Dez Uma coisa que passou despercebido, no r85 tem 16,8v? Se o conversor DC DC da entrada entrar em curto passará 24v nesse ponto sobrecarregando o circuito de charger. Em 17/12/2025 às 20:44, MarceloRibeiro94 disse: Sobre o BQ25723, posso usar ele no lugar do original que vem na placa? Sim, parece ser o mesmo
Postado 19 de Dezembro de 2025 19 Dez Autor @ohm Boa tarde. Retirei R85 por precaução, injetei 20v com a fonte de bancada junto da bateria conectada, o regulador está bom, saída tem 16.95v. Eu acho essa tensão definida pela JBL um pouco alta, tá próximo do limite do IC de 19.5v.
Postado 22 de Dezembro de 2025 22 Dez Autor @ohm Boa tarde. Se os pinos COMP1 e COMP2 do BQ25723 ficarem sem conexão, ele vai funcionar normalmente ainda?
Participe agora da conversa!
Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.