Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

devolvido Razer Blade 2020 - ol510mb v1.0 - Não Liga!

Avalie este tópico:

Posts em destaque

Postado (editado)

Fala, pessoal! Tudo bem? Espero que sim! Este é meu primeiro post aqui no fórum:

Estou com um notebook Razer Blade 2020 (RZ09 03519E11) que não está ligando. Infelizmente é um modelo onde não há nenhum esquemático ou boardview disponível, então tem me dificultado muito o diagnóstico e o consequente reparo. Não detectei nenhum curto na placa e aparentemente todas as tensões de stand-by estão presentes (1v, 3.3v, 5v etc.), inclusive a bateria carrega quando está conectada. Há alimentação tanto na BIOS quanto na EC, e também há tensão no botão de power, com 9v. Analisando visualmente, a única coisa que notei de estranho é o fato do CI PWM da memória (1.2v), que fica logo ao lado do processador, estar levemente "destruído" como segue em anexo. Pelo que pesquisei, este CI se trata de um NB687, não está gerando tensão (o que eu acredito que seja normal durante o stand-by), mas também não apresenta curto. É tudo que tenho até o momento, basicamente o aparelho aparenta ter tudo para ligar, no entanto, ele não "arranca", poderiam me auxiliar? 

Modelo da placa: ol510mb v1.0

Agradeço imensamente desde já!

20251201_131608.jpg

20251201_131619.jpg

20251201_120204.jpg

Editado: por Marcelo_Arruda
Adição de informações
  • Marcelo_Arruda alterou o título para Razer Blade 2020 - ol510mb v1.0 - Não Liga!
Postado
11 minutos atrás, MJVFC disse:

Chegou a notar se teve alguma alteração de sintoma ou medição estando com o cooler e memória conectados?

Com tudo conectado os sintomas e as medições permanecem nas mesmas condições. Inclusive, seja com tudo conectado ou não, na fonte de bancada a placa fica com um consumo de 0.02A, realmente como se estivesse em stand-by, pronta para o start. 

• Joinha 1
Postado
48 minutos atrás, Alexandre T I disse:

baixa o datashit do IO e verifica as alimentaçoes dele e o sinal do power se esta chegando nele

A SIO é uma ITE IT8390e, mas infelizmente não encontro o datasheet dela em lugar algum, a única coisa que pude testar com relação à ela é que os 3.3v estão presentes em capacitores ao seu redor.

• Joinha 2
Postado

Baseado no datasheet do CI que mencionou ele seria realmente da memória. Como está a tensão nos pinos 1 e 3 dele?

Outra coisa, você comentou que tem 9v no botão power, isso não deveria ser 3v não? Eu pergunto pq sempre vi 3v. Quando aciona o botão essa tensão ai altera?

• Joinha 1
Postado
15 minutos atrás, MJVFC disse:

Baseado no datasheet do CI que mencionou ele seria realmente da memória. Como está a tensão nos pinos 1 e 3 dele?

Outra coisa, você comentou que tem 9v no botão power, isso não deveria ser 3v não? Eu pergunto pq sempre vi 3v. Quando aciona o botão essa tensão ai altera?

No pino 1 (VIN) eu tenho 19v, já no 3 (3v3) eu tenho 3.3v, o que acredito estar correto. Quanto aos 9v no botão power, realmente, também estou acostumado a encontrar 3v nas outras placas que pego kkk. Mas pesquisando um pouco, observei relatos de outras placas operando normalmente com 9v no botão power. E sim, a tensão no botão zera ao pressioná-lo. 

• Joinha 2
Postado
4 minutos atrás, MJVFC disse:

Cara, se você tiver coragem e disposição...achei um BIN em outro fórum, upei ele aqui se quiser tentar...

Já tinha baixado outra BIOS aparentemente compatível para testar, como não gosto de sair regravando a torto e a direito, estava aguardando um pouco para ver se encontrava algum outro indício de problema. Mas na falta de material de apoio, acredito que vai ser um teste válido. Obrigado por upar essa também! Farei o backup da original e depois regravo tanto com a que tinha encontrado, quanto com essa que você postou. Assim que finalizar, trago o resultado! 

Postado

Tem como anexar uma foto com as tensões de cada bobina?

Faz um teste com condução reversa também, vi aqui que a placa deverá aparecer alguns valores conforme o falado aqui: 

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

Não sei se está correto o que foi falado, mas é o que temos por enquanto para uma placa sem esquema...

Basicamente ele pede para usar condução reversa e medir as linhas de dados das portas USBs, segundo o que foi falado "Se mostrar algo como 0,5-0,6V" a situação está boa...

Postado

Boa tarde Marcelo Arruda, a sua placa aparentemente está com um curto nas tensões secundárias, você falou que tem tensão primária, no entanto não liga.

1 - Tira a bateria.

2 - Conecta a fonte do notebook.

3 - Verifica se tem tensão primária (no caso você já verificou).

4 - Verifica se ao precionar o botão Power, se as tensões primarias ainda iram permanecer, pois se as tensões primárias desaparecerem, é porque a há um curto nas tensões secundárias, que provavelmente é esse pwm.

Espero ter ajudado.

• Joinha 1
Postado
4 horas atrás, MJVFC disse:

Tem como anexar uma foto com as tensões de cada bobina?

Faz um teste com condução reversa também, vi aqui que a placa deverá aparecer alguns valores conforme o falado aqui: 

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

Não sei se está correto o que foi falado, mas é o que temos por enquanto para uma placa sem esquema...

Basicamente ele pede para usar condução reversa e medir as linhas de dados das portas USBs, segundo o que foi falado "Se mostrar algo como 0,5-0,6V" a situação está boa...

Segue em anexo uma foto da placa com as tensões, ao meu ver nesse estado tudo aparenta estar como deveria, todas as tensões primárias estão presentes. Sobre a medição em condução reversa, é isso mesmo, na linha de dados das portas USB eu obtive 0.556v, creio que esteja certo também. Mais cedo fiz a regravação da BIOS, só não baixei o arquivo que publicou aqui no fórum porque percebi que não tenho créditos o suficiente ainda, mas caso tenha pego esse arquivo lá do BadCaps, foi de lá que testei os outros também, infelizmente sem sucesso.

OBS: A bobina que aparece com 0.8v se refere ao stand-by da bateria, ela sobe ao conectar a mesma e carrega normalmente.

Placa tensões 2.png

Postado
2 horas atrás, Jordânio Michael disse:

Boa tarde Marcelo Arruda, a sua placa aparentemente está com um curto nas tensões secundárias, você falou que tem tensão primária, no entanto não liga.

1 - Tira a bateria.

2 - Conecta a fonte do notebook.

3 - Verifica se tem tensão primária (no caso você já verificou).

4 - Verifica se ao precionar o botão Power, se as tensões primarias ainda iram permanecer, pois se as tensões primárias desaparecerem, é porque a há um curto nas tensões secundárias, que provavelmente é esse pwm.

Espero ter ajudado.

Muito obrigado pela 4° dica, Jordânio! Já tinha feito as demais e, medindo as tensões primárias enquanto aperto o botão power elas se mantém, então creio eu que esteja normal quanto a isso também. Realmente estou ficando um pouco sem alternativas por aqui 😅

Postado
7 horas atrás, Marcelo_Arruda disse:

Muito obrigado pela 4° dica, Jordânio! Já tinha feito as demais e, medindo as tensões primárias enquanto aperto o botão power elas se mantém, então creio eu que esteja normal quanto a isso também. Realmente estou ficando um pouco sem alternativas por aqui 😅

Cara, já que você não tem o esquema elétrico da placa mãe, a única solução que pensei é:

1 - Retira a bateria, deixa só a fonte do notebook, depois do Jack(conector da fonte) provavelmente terá uma bobina, nessa bobina ou próximo dela você encontrará 19v, onde você encontrar os 19v é o local que você vai energizar a placa com a fonte de bancada.

2  - Coloca a fonte de bancada, você energia a placa mãe com 19v e 1 amper, ver se vai haver consumo na corrente (amperagem), se houver consumo na corrente é porque tem curto, se não haver consumo não tem curto.

3 - Se não tiver curto, você vai pegar um multimetro e verificar todos os resistores e bobinas, pois se um componentes desse abrir, vai impedir da tensão continuar na trilha.

Obs: sem o esquema elétrico fica difícil mesmo, principalmente placa mãe de notebook.

Postado
Em 02/12/2025 às 13:31, Marcelo_Arruda disse:

Com tudo conectado os sintomas e as medições permanecem nas mesmas condições. Inclusive, seja com tudo conectado ou não, na fonte de bancada a placa fica com um consumo de 0.02A, realmente como se estivesse em stand-by, pronta para o start. 

Cara, o que você tem que fazer é trocar esse CI, ele deve tá quebrando a sequência de start.

Postado
Em 04/12/2025 às 02:23, Jordânio Michael disse:

Cara, o que você tem que fazer é trocar esse CI, ele deve tá quebrando a sequência de start.

Respondendo o seu post anterior, já dediquei bastante tempo analisando as tensões, nenhuma consome, não há curto na placa, resistores ok etc. O que me intriga com relação a este CI é que, baseado na minha experiência, creio que se fosse algum problema nele, como ele pertence a uma tensão secundária, pelo menos a placa tentaria ligar e desarmaria logo em seguida, mas nem isso acontece, a placa só fica em stand-by e não liga de jeito nenhum. Ao meu ver, "alguém" deve ter simplesmente parado de funcionar em algum circuito, só fica um pouco complicado de descobrir quem é na falta de material de apoio kkk. De toda forma, já encomendei no Ali um kit com esses CIs PWM da memória pra substituir e ver se muda alguma coisa. Deve demorar um pouco pra chegar pois só encontrei através de importação, mas volto para atualizar vocês dando certo ou não. Enquanto isso, sigo em busca de novas pistas 🫡 

• 1 mês depois...
Postado

Boa noite, pessoal! O componente finalmente chegou (alguns dias atrás), fiz a substituição e nada mudou. Remontei tudo e devolvi para o cliente como não-reparado. Não foi dessa vez, mas agradeço a todos os amigos que dedicaram um tempinho para tentar ajudar, muito obrigado! Estarei movendo o post para a categoria de "Devolvido". 

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
  • Criar Novo...
.