Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

dúvida preciso curso gratuito pratico e com simulador

Avalie este tópico:

Posts em destaque

Postado

bom dia amigos, estou precisando aprender arduino, ja tenho bons conhecimentos de eletronica inclusive com algumas montagens propias mas tudo analogico com simulador eletronico, e pretendo aperfeiçoar meus conhecimento adicionando arduino, se alguem souber de um bom curso de preferencia gratuito e que tenha a possibilidade de aprender tambem arduino com simulaçao melhor ainda,

agradeço com joinha a quem me ajudar.

Postado (editado)

Te recomendo ainda fazer as montagens físicas, não somente virtualmente, como usando o Tinkercad ou Labcenter Proteus.

Em um ambiente real, você sempre terá variáveis que farão seu circuito funcionar diferente de um simulador.

Além de Arduino, deverá aprender lógica de programação, C e C++

Flw...

Editado: por nagkiller
  • Joinha 2
Postado (editado)

A base é a mesma para praticamente todos. Se não tiver um curso de lógica de programação, linguagem C e C++, não vai adiantar muito!

Pois sem os conceitos de lógica, por exemplo, como saberá aplicar uma logica OR, AND ou E?!?!

Curso pra usar simulador, se aprende em 5 minutos ou menos! O que vai ser programado é o que diferencia o potencial de aprendizado.

E quando escolher um curso, seguir com ele ao invés de ficar pulando de um em um...

Flw...

• Joinha 1
Postado

Só atualizando o que eu disse anteriormente: "Em um ambiente real, você sempre terá variáveis que farão seu circuito funcionar diferente de um simulador."
Aqui temos um caso : Ponte H com transistores

image.thumb.png.6c9e3a81d9da221d304532889c66e826.png

Capturadetela2026-02-19104307.thumb.png.a895a7b8b07f91ab6e4ace89bf75ad9a.png

Esta simulação apenas funcionou quando remove-se um dos terminais do motor que está ligado na protoboard.

Por esse motivo, sempre recomendo montar um circuito real para validar o circuito virtual.

Flw...

• Joinha 2
Postado
35 minutos atrás, nagkiller disse:

Só atualizando o que eu disse anteriormente: "Em um ambiente real, você sempre terá variáveis que farão seu circuito funcionar diferente de um simulador."
Aqui temos um caso : Ponte H com transistores

image.thumb.png.6c9e3a81d9da221d304532889c66e826.png

Capturadetela2026-02-19104307.thumb.png.a895a7b8b07f91ab6e4ace89bf75ad9a.png

Esta simulação apenas funcionou quando remove-se um dos terminais do motor que está ligado na protoboard.

Por esse motivo, sempre recomendo montar um circuito real para validar o circuito virtual.

Flw...

entendo sim, eu faço assim mesmo, so que ate agora fazia circuitos analogicos, o que eu pretendo com o simulador e facilitar o aprendizado e os prototipos antes de montar e corregir.

Postado (editado)

Usei este software compilador e simulador por um tempo. É muito bom:

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

Problema? Somente microcontrolador PIC

- Basic é um boa linguagem para quem esta começando. Eu já programei em C programas

Editado: por raf2112
  • Joinha 2
Postado

Por isso um dos softwares que recomendei acima era o Labcenter Proteus:

Além de vários Microchip PICs de várias famílias, você consegue simular Arduino ou ATMegaxxx, AVRs, 805x, Z80, ARMs, etc... Inclusive debugar o código!

Flw...

Postado

Sou fã de Microchip PIC, um dos pontos que mais gosto é que são excelentes contra ruídos. Mas o grande problema hoje é que eles, apesar de estarem mais caros, não tem uma memória grande.

Se comparar por exemplo com os AVR STM32, que estão mais baratos, tem um banco maior de memória, comunicações integradas, etc...

Para gravar o PIC, pode-se usar um programador serial chamado uJDM que é bem simples de montar, fora que existem outros na internet, inclusive usando Arduino como gravador.

Flw...

Postado (editado)
12 horas atrás, nagkiller disse:

Por isso um dos softwares que recomendei acima era o Labcenter Proteus:

Além de vários Microchip PICs de várias famílias, você consegue simular Arduino ou ATMegaxxx, AVRs, 805x, Z80, ARMs, etc... Inclusive debugar o código!

Flw...

O Pic Simulator IDE é melhor, pois fornece a informação de cada registrador interno do PIC. O Proteus seria para montar um circuito que muitos compram pronto em módulos para Arduíno.

Postado (editado)

21 minutos atrás, raf2112 disse:

O Pic Simulator IDE é muito melhor, pois fornece a informação de cada registrador interno do PIC. O Proteus seria para montar um circuito que muitos compram pronto em módulos para arduino

Não vejo dessa forma, mas é a sua opinião!

image.thumb.png.2fa13abf4e931326bdbae38f0f975035.png

Proteus também tem!

Flw...

• Joinha 1
Postado (editado)
1 hora atrás, nagkiller disse:

Sou fã de Microchip PIC, um dos pontos que mais gosto é que são excelentes contra ruídos. Mas o grande problema hoje é que eles, apesar de estarem mais caros, não tem uma memória grande.

Se comparar por exemplo com os AVR STM32, que estão mais baratos, tem um banco maior de memória, comunicações integradas, etc...

Vendo a pagina do software, agora tem para AVR (8 Bits). Quando eu usei foi para PIC

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

Da pra usar Arduino:

arduino_screenshot2.png

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
  • Criar Novo...
.