Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

dúvida Fonte Xbox One Fat pa 2221 02mx com comportamento "estranho"

Avalie este tópico:

Posts em destaque

Postado

Boa tarde amigos! Estou com essa fonte na bancada e, por conta de uma enchente, ela logicamente encheu de terra.

Dito isto, devidamente lavada, tentei ligar e o led amarelo ficou piscando fraco. Encontrei um resistor de R020 quebrado. Como não tinha um do mesmo valor, acionei um R010 no lugar para testes. Funcionou e a fonte voltou a ligar. 

Porém, pós um tempo desligado, para a minha surpresa, voltou a dar o mesmo defeito. A tensão em todos os capacitores de carga esta oscilando fortemente, há chance de algum resistor alterado/ci regulador está ruim?

Deixarei uma foto de um amigo que postou sobre a mesma placa, e vou marcar alguns pontos que pude perceber nas medições. 

Perto do transformador (E1) do CI para baixo, a oscilação está ocorrendo, tanto na linha do stand by quanto de 12v.

17176307975612814714418514707372.jpg.1f7dd6f7410d38131ac89fbf06c4c3c5.thumb.jpg.b0bc061b317bd5955374efa0b5ecc38c.jpg

17176259930648528389077638680984.jpg.25060773400ad36d1c93a8ec25294644.jpg

Postado
1 hora atrás, bielg51 disse:

Boa tarde amigos! Estou com essa fonte na bancada e, por conta de uma enchente, ela logicamente encheu de terra.

Dito isto, devidamente lavada, tentei ligar e o led amarelo ficou piscando fraco. Encontrei um resistor de R020 quebrado. Como não tinha um do mesmo valor, acionei um R010 no lugar para testes. Funcionou e a fonte voltou a ligar. 

Porém, pós um tempo desligado, para a minha surpresa, voltou a dar o mesmo defeito. A tensão em todos os capacitores de carga esta oscilando fortemente, há chance de algum resistor alterado/ci regulador está ruim?

Deixarei uma foto de um amigo que postou sobre a mesma placa, e vou marcar alguns pontos que pude perceber nas medições. 

Perto do transformador (E1) do CI para baixo, a oscilação está ocorrendo, tanto na linha do stand by quanto de 12v.

17176307975612814714418514707372.jpg.1f7dd6f7410d38131ac89fbf06c4c3c5.thumb.jpg.b0bc061b317bd5955374efa0b5ecc38c.jpg

17176259930648528389077638680984.jpg.25060773400ad36d1c93a8ec25294644.jpg

Quais pontos estão estranhos?

Qual tensão está tendo no capacitor do primário??

• Joinha 1
Postado

18 minutos atrás, Pedrosilva701 disse:

Quais pontos estão estranhos?

Qual tensão está tendo no capacitor do primário??

Algo entorno de 180v, oscila 175v, 177, 180v e por aí vai.

A parte que está com um funcionamento "estranho" seria em relação ao acontecimento da troca do capacitor de precisão, troquei por um valor abaixo, funcionou de primeiro momento, porém logo apresentou esse defeito. Nenhuma das tensões (stand-by/12v) estão estabilizadas. Variam de forma constante. 

Baixei um esquema dessa mesma fonte aqui no fórum, porém o formato de arquivo é quase impossível de abrir. Infelizmente não possuo acesso ao esquema

Postado

Sobre capacitores eletrolíticos: Testei basicamente todos eles (soldei novos por baixo), exceto os de 820uf 16v metálicos próximos ao de 2200uf. Claro, não testei todos ao mesmo tempo juntos, somente os que suspeitei esta com baixa capacitancia.

Seria melhor trocar todos eles para eliminar alguma suspeita? Por mais que não acredite que seja problema de armazenamento de nenhum deles.

Postado
49 minutos atrás, adrianopluz disse:

@bielg51 Como pegou água, é possível que tenha algum ponto oxidado, ou resido que ficou da limpeza, eu recomendaria retirar os CIs da placa e limpar em baixo, pois pode estar conduzindo devido ao acumulo de sujeira.

Mesmo tendo conseguido fazer com que ela funcionasse de maneira normal? Apenas trocando esse resistor em questão? Mas mesmo assim vou trocar

Postado (editado)

Bom dia! Fiz a troca dos capacitores eletrolíticos para desencargo de consciência, infelizmente não deu certo.

Também fiz a resolda dos CI's e também não funcionou.

Agora a minha dúvida é: será que tem algo relacionado ao RS550 (R020) que havia trocado anteriormente por um R010?

Sendo que ele é um resistor de precisão, será que esta influenciando na placa para que a mesma fique alterada (TENSÃO PULSANDO?) 

Alguém poderia me ajudar nessa linha de raciocínio?

Vou deixar uma foto.

(Sim, a trilha rompeu pois nessa placa os componentes estão "colados" embaixo, porémo contato está bom, circuito não abriu).

Pois transformador, é o circuito de 5Vstb, a tensão está pulsando de 1v a 4v5

O mesmo se aplica antes do transformador. No mosfet TNY267DG Chega a tensão PFC 180V (Variando para a tensão total de 330~350 em alguns picos) no pino 3. No pino 2 está sendo gerado 6v.

Aparentemente nada está em curto/aberto.

Será que alguém tem uma dica?

20260311_094700.jpg

Editado: por bielg51
Postado

Sobre a dúvida com o R020, a resposta é simplesmente NÃO. Por coincidência, ao olhar algumas sucatas de notebooks, acabei lembrando que haviam esses resistores, porém de 1w. Mesmo assim, fiz um bem bolado para ver se teria algo a ver com esse resistor. A resposta foi a que estava acontecendo, aparentemente algo não está deixando armar a fonte no stand by. Alguém tem alguma dica do que poderia ser? Ou ao menos um esquema elétrico?

Postado
Agora, Douglas Resende disse:

No capacitor do primário deve ter em torno de 360 a 380v se não tiver as tensões não estabilizam, o capacitor de 150mf/420v costuma se danificar mesmo tendo valores corretos nas medições.

Vou buscar um capacitor de filtragem novo para testar. Foi o único que não cheguei a testar de fato. Mas o erro deveria ser ele se a fonte armasse o standby e não aguentasse o acionamento, não?

Postado
3 horas atrás, bielg51 disse:

Bom dia! Fiz a troca dos capacitores eletrolíticos para desencargo de consciência, infelizmente não deu certo.

Também fiz a resolda dos CI's e também não funcionou.

Agora a minha dúvida é: será que tem algo relacionado ao RS550 (R020) que havia trocado anteriormente por um R010?

Sendo que ele é um resistor de precisão, será que esta influenciando na placa para que a mesma fique alterada (TENSÃO PULSANDO?) 

Alguém poderia me ajudar nessa linha de raciocínio?

Vou deixar uma foto.

(Sim, a trilha rompeu pois nessa placa os componentes estão "colados" embaixo, porémo contato está bom, circuito não abriu).

Pois transformador, é o circuito de 5Vstb, a tensão está pulsando de 1v a 4v5

O mesmo se aplica antes do transformador. No mosfet TNY267DG Chega a tensão PFC 180V (Variando para a tensão total de 330~350 em alguns picos) no pino 3. No pino 2 está sendo gerado 6v.

Aparentemente nada está em curto/aberto.

Será que alguém tem uma dica?

20260311_094700.jpg

Esta fonte tem PFC ativo não é bom mudar valores de resistores, coloque outro resistor de R010 em paralelo com o que você já colocou na placa.

• Joinha 1
Postado
10 minutos atrás, bielg51 disse:

Vou buscar um capacitor de filtragem novo para testar. Foi o único que não cheguei a testar de fato. Mas o erro deveria ser ele se a fonte armasse o standby e não aguentasse o acionamento, não?

Estas fontes costumam ter este tipo de defeito intermitente, uma hora funciona outra não. Já peguei algumas com este tipo de problema. Se o problema estiver no primário nada funciona corretamente na fonte.

• Joinha 1
Postado
1 minuto atrás, Douglas Resende disse:

Esta fonte tem PFC ativo não é bom mudar valores de resistores, coloque outro resistor de R010 em paralelo com o que você já colocou na placa.

Entendi, por ser de precisão eu imaginava que isso poderia acontecer. Mas de fato, era meio que um teste para saber se daria certo ou não naquele momento. Surpreendentemente funcionou, mas logo depois de "consertar" essa fonte, eu dei atenção ao xbox pois o mesmo também havia sido afetado pela enchente, a minha surpresa foi ela ter parado de funcionar. Acredito que pós solução ou não desse problema, seja bom adquirir um fonte justamente para não passar esses perrengues. Vou acabar voltando a atenção ao game e usar a minha fonte de bancada. Mas assim que testar esse capacitor mando novidades.

Postado
1 minuto atrás, Douglas Resende disse:

Estas fontes costumam ter este tipo de defeito intermitente, uma hora funciona outra não. Já peguei algumas com este tipo de problema. Se o problema estiver no primário nada funciona corretamente na fonte.

Realmente essa seria a explicação mais clara. Tirando o capacitor de filtragem 150uf 420v (que não cheguei a testar), aparentemente está tudo "ok"

• Joinha 1
Postado

Boa tarde amigos! Defeito encontrado. Simplemente solda fria nos octoacopladores. 😑

Resolvido o problema da fonte. Agora é passar para o Xbox e ver se a enchente arrepiou tudo ou não. Obrigado a todos pela ajuda.

• Joinha 2

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
  • Criar Novo...
.