Postado 17 de Abril 17 Abr Fala pessoal, tudo bem?Estou com uma HP Laser MFP 432 apresentando erro “Toner não compatível” e queria ajuda para direcionar o diagnóstico.Defeito:A impressora apresenta o erro com:Toner compatível com chipToner original HPOu seja, nem mesmo com toner original o erro desaparece.Histórico:A impressora aceitava toner compatível normalmente antes.O erro começou antes de qualquer atualização de firmware.Por dúvida se poderia ser firmware, atualizei primeiro para versões mais recentes e atualmente está em:Firmware: HP432FDN V4.00.01.49Observação:Pesquisando, vi comentários de que versões .19/.20 são relacionadas a reset/uso sem chip, e que a .49 teria restrições para esse tipo de solução.Porém meu caso não é uso sem chip.Meu objetivo é usar toner compatível COM chip, como a máquina já usava antes.Por isso estou tentando entender se:a versão .49 poderia interferir até mesmo no uso de toner compatível com chip, ouse o defeito aponta mais para falha de leitura do cartucho (contatos, leitor de chip, circuito, placa lógica etc).O que já foi feito:Teste com toner compatívelTeste com toner originalAtualização de firmwarePesquisas sobre possível downgrade (incluindo hipótese de regravação de NAND, mas ainda não fiz)Dúvidas:Alguém já viu a versão V4.00.01.49 bloquear toner compatível com chip?Considerando que nem o toner original é reconhecido, isso aponta mais para defeito no circuito de leitura do chip?Existe algum ponto comum de falha nesse modelo (contatos do toner, CRUM, placa lógica)?Antes de pensar em downgrade ou regravação de NAND, quais testes vocês fariam?Agradeço qualquer direção. Não queria partir para regravação da NAND sem ter certeza de que o problema é firmware. Editado: 17 de Abril 17 Abr por David Santo - Técnico Modelo informado errado!
Postado 17 de Abril 17 Abr Se nem com toner original o erro some, provavelmente não é firmware. Mesmo a versão V4.00.01.49 sendo mais restritiva, ela não costuma rejeitar toner original válido. Quando isso acontece com original mais compatível, geralmente pode ser falha de leitura do chip (CRUM)
Postado 17 de Abril 17 Abr Mas antes de pensar em nand, vale verificar os contatos do toner e mola de pressão, pode ocorrer oxidação, sujeira ou perda de pressão, limpe com isopropílico e confere alinhamento.Confira tbm o cabo Flat do leitor até a placa lógica tbm, mau contato ou trilha rompida, não lê nenhum chip.Alimentação do circuito de leitura, geralmente trabalha em 3.3V. Se essa linha estiver ausente ou instável, vai acusar não compatível pra qualquer cartucho.Placa lógica, linha de comunicação do CRUM, se tudo acima estiver ok, pode ter falha no circuito que lê o chip pull-ups, resistores, CI de interface, etc....
Postado 17 de Abril 17 Abr Não seria uma HP Laser MFP M436 ?Se for verifica as molas de contato com o chip, nas Samsung e HP costumam entortar e assim não fecham contato com o chip. Editado: 17 de Abril 17 Abr por xandy_73
Postado 17 de Abril 17 Abr Autor @xandy_73 Na real eu informei o modelo errado. É a HP Laser MFP 432! @xandy_73 Tem o manual de seriço da HP Laser MFP 432?
Postado 17 de Abril 17 Abr 22 minutos atrás, David Santo - Técnico disse:@xandy_73 Na real eu informei o modelo errado. É a HP Laser MFP 432!@xandy_73 Tem o manual de seriço da HP Laser MFP 432?É a mesma Samsung ProXpress SL-M4070FR A hp comprou a divisão de impressoras da Samsung e colocou outros modelos mas a base é a mesma.
Postado 17 de Abril 17 Abr 28 minutos atrás, David Santo - Técnico disse:manual de seriço da HP Laser MFP 432Verifique se atende sua necessidadeService Manual HP 432https://eletronicabr.com/forums/topic/405727-service-manual-hp-432/ Editado: 17 de Abril 17 Abr por hcobain
Postado 18 de Abril 18 Abr Se as molas de contato estiverem ok, desconfie dos toners compatíveis. Seria interessante uma outra marca. Esse original que testou é novo?
Participe agora da conversa!
Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.