Ir para conteúdo
View in the app

A better way to browse. Learn more.

EletrônicaBR.com

A full-screen app on your home screen with push notifications, badges and more.

To install this app on iOS and iPadOS
  1. Tap the Share icon in Safari
  2. Scroll the menu and tap Add to Home Screen.
  3. Tap Add in the top-right corner.
To install this app on Android
  1. Tap the 3-dot menu (⋮) in the top-right corner of the browser.
  2. Tap Add to Home screen or Install app.
  3. Confirm by tapping Install.

Sony KV 29F5110 - Não liga

Featured Replies

Postado

Boa amigos, mais uma vez venho solicitar ajuda de vcs, estou com essa tv aqui na bancada. Tem muuuuuito tempo, muuuito tempo mesmo que não pego tv de CRT, e estou apanhando dela.

Ela não esta armando o rele que seleciona a voltagem (127/220), liguei ele direto e agora, ao apertar o POWER ela arma o rele da fonte principal e logo desarma. não consegui identificar qual proteção esta operando, o led de power parece piscar 4 vezes, no manual de serviço não tem nenhuma informação sobre isso.

Editado: por Deive Fontes Lima

Postado
  • Autor

Boas amigo, eu primeiramente, fiz inspeção visual e não achei nada. Liguei a mesma na tomada e medi a fonte... Que.. Quando aperto o power vi que nos capacitores de filtragem da fonte principal tinha, rapidamente, 160 volts. Ai percebi que o relé que faz o 110/220 não estava armando, nisso a fonte principal não armava. Então eu soldei um fio fazendo o papel do relé, e quando aprtei o power, a fonte subiu... Mas logo desligou. Removi as bobinas L604, L609 e L608 e soldei um fio no relé que arma a fonte principal, e a mesma se manteve ligada e com as tensões de 135V, 14V e 18V. Então recoloquei todas nos mesmo lugares e fui checar sinais com o osciloscópio. E vi que chega o sinal na base de Q502 e chega o sinal de horizontal, assim como, não colocando diretamente no coletor Q502, mas sobre a proteção da trilha o sinal tambem aparece. O unico sinal que não vi de cara, isso é, assim que liga a TV, é o de vertical, então não sei se ele é liberado apos um periodo ou faltante mesmo. Então estou meio perdido.

Postado

@Deive Fontes Lima põe gentileza edite seu título, tire a “caixa alta”, assim ajuda a manter a organização.

Sobre o sinal vertical. Você conseguirá vê-lo nos pinos 44 e 45 do micro (ic101). Depois ele passa por um amplificador operacional na configuração de buffer: entra nos pinos 10 e 12 do ic565 e sai nos pinos 8 e 14 para o ic da saída vertical

Postado
5 minutos atrás, Deive Fontes Lima disse:

Mas ele se apresenta estantaneamente com o sinal horizontal? Tipo, aperta o power e ele aparece?

Acredito que sim, para ter trama na tela, até mesmo aparecer osd. Mas veja bem, a alimentação do ic de saída vertical vem do flayBack.

Consegui visualizar o sinal. Verifique nos pinos 10 e 12 do ic565 (menos perigo de fechar curto)

Postado
  • Autor

Eu olhei nos resistores R3532 e R3539 e realmente, apertou o power ele vem. E quando vou coletar no conector CN3000, nos pinos 10 e 11, não tem nada.

Postado
49 minutos atrás, Deive Fontes Lima disse:

Resoldei o CI e o pulso apareceu. Mas continua na mesma

então agora temos pulsos verticais nos pinos pinos 8 e 14 do ic565?

Postado
  • Autor

Bom dia Ohm, sim temos, mas é muiiiito rapido. é só APERTAR O POWER e em +/- 1 segundo ela desliga. Ontem eu resoldei o rele que faz a seleção de tensão. e observei que nesse 1 segundo ele não arma porque o desligamento e muito rapido, o rele trabalha com 12V e nesse 1 segundo só chega a 5.... 6 volts e desliga. Eu não enendi o funcionamento desse seletor de tensões. Então estou tentando ver qual proteção esta armando, consegui identificar trẽs proteções, OCP que pelo que entendi monitora os 135+, pino 8 do CN100 (PROT) e o pino 9 do mesmo conector (HOLDOWN)

Postado
8 horas atrás, Deive Fontes Lima disse:

e em +/- 1 segundo ela desliga

Nesse tempo chega ter sinal na saída do ic vertical ? Aliás, surge tensão de alimentação do ic vertical ? Se sim, saberemos que o flayback está gerando tensões.

Obs. Costumo resolver os micro das Tvs trc pois pela idade sempre estão com solda fria. Espere os eletrolíticos descarregarem e atenção para não deixar curto de com solda

Postado
  • Autor

Vamos lá, Como eu disse antes, eu recoloque o rele que chaveia o 110/220. Com ele no luga e esperando que faça sua função, não apresenta tensão no CI da vertical, porque a tensão fica baixa (TV em 220 a rede aqui é 110). mas se eu soldar um fio fechando o contato do rele, quando aperta o POWER com ela totalmente descarregada, tanto entra tensão no ci da vertical, quanto da para escutar gerando MAT. Isso no prineiro POWER com a TV descarregada. Depois que se dá o primeiro POWER ai não da para escutar mais o MAT (Talves porque no primeiro, já carrega o tubo) mas a tensão do CI da vertical sim, só não sobe para o maximo porque a TV logo desliga

Postado
Em 22/04/2026 às 11:47, Deive Fontes Lima disse:

Eu não enendi o funcionamento desse seletor de tensões.

Hoje tive um tempinho para olhar o esquema novamente e te explico. O relê ry600 tem a função interromper a tensão do chopper da fonte principal em tv off ou quando aciona proteção. Ao dar o power na tv o pino 2 do conector cn2601 vai ao nível alto.

O relê ry601 quando acionado habilita um dobrador de tensão, ou seja para rede ac 127c. Em 220 ele não pode acionar. O pino 7 do conector cn2602 leva uma amostra da tensão à um comparador de tensão (ic2605) para identificar se a tv está em 127 ou 220v.

Seguindo a analise… ela possui uma fonte stand-by. Essa não desliga.Veja se não ripple no c676 (170v aproximadamente para rede ac 127v), também veja se não tem ripple no c677 e 651.

Sobre a falha da seleção de rede, confira esses resistores, podem ter abaixado o valor. Muito comum se forem smd por conta da cola de fixação na placa: IMG_7793.jpeg

Agora sobre ela desligar em seguida, confira com osciloscópio o pino 5 da saída vertical. Esse ic pode está danificado. Essa forma de onda abaixo: (lembre que são poucos instantes antes dela interromper os pulsos verticais)

IMG_7794.jpeg

Postado
  • Autor

Boa noite Ohm, fiz o que vc mencionou. Chequei o ripper nos capacitores, e não tem, a tensão no C676 esta em 140V. Os resistores de amostra, eu já tinha os checado, e estão todos com os valores corretos. eu não chequei o sinal da vertical porque foquei primeiro resolver esse problema. E observando no esquema eletrico e tentando associar o funcionamento, cheguei a conclusão que tem algo errado no IC2605.

Porque digo isso... No pino 13, com a TV em stand-by ele tem 0V... Até ai ok... Mas quando aciono o power a tensão sobe para 4,5V e acredito que deveria se manter nos 0V porque ele é quem aterra os foto acopladores IC2601 e IC2602 e assim quando o foto acoplador IC2601 entrar em operação, jogar a tensão da base de Q2603 para proximo de zero e saturar o mesmo, acionando o rele de seleção de tensão.

Como esta...

Quando aperta o power, a tensão da base de Q2603, que em stand-by é de 12V, cai só para 7V, a TV fica 3 segundos aguardando, acredito que é para dar tempo de ele comutar o rele de seleção de tensão e desliga.

Vi que a entrada desse comparador (pino10 e 11) estão no padrão para o sinal na saida se (0V), Pino 10 com 5,5V e pino 11 com 4,8V. Embora no esquema eletrico diz que o pino 11 deveria ter 3,3V, coisa que acho impossivel porque ele esta ligado direto na linha de saida do IC26087.

Lembrando que isso acontece sem eu soldar o fio fazendo o papel do rele comutador de tensão.

Sera que raciocinei certo?

Postado
Em 27/04/2026 às 20:42, Deive Fontes Lima disse:

Pino 10 com 5,5V e pino 11 com 4,8V.

O pino 10 (entrada inversora) está maior que o pino 11. Nessa situação o pino 13 (saída comprador 4) deveria está em zero volt. O Lm339 está com defeito.

Embora no esquema eletrico diz que o pino 11 deveria ter 3,3V, coisa que acho impossivel porque ele esta ligado direto na linha de saida do IC26087.

Tem outra malha ligada nele somando tensão, o resistor 2634. Outro detalhe que confirma ser esperado 4,8v, no pino 9 tem 4,8 e está ligado ao 11 pelo r2619.

Mas quando aciono o power a tensão sobe para 4,5V

Ele aterra (pino 13 ) ou deixa flutuando, pois, o lm339 usa coletor “aberto”. Com 4,5v o lm deixou a malha flutuando, a tensão surge devido os resistores 2638 e 2637, pois o foto 2601 está acionado pelo comando P-cont. Dessa forma polarizará o foto ic2602 (pino 2 com tensão menor que do pino 1) que por sua vez liberará o comando main-on para habilitar o relê ry600 (tv em 220v). A única diferença para essa parte em 127 é que a malha do pino 13 do lm estará em zero volt e polarizará o q2603, acionando o relê do dobrador de tensão. O comando main-on surge em 127 e também em 220v.

Resumido. Com os valores das tensões que passou dos pinos 10,11 e 13, o lm está com defeito. Entretanto a tv tem mais defeito além do comutador de tensão. Acredito que o ic da saída vertical está danificado também.

Postado
  • Autor

Sim, com certeza tem mais defeitos. Eu vou amanhã ver se consigo esse comparador em tres eletronicas aqui perto de casa. Eu vou indo por etapa, e vou chegar lá, Eu consertei TVs de tubo a muito tempo atras, mas não eram complexas assim.

Postado
  • Autor

Eu não encontrei o LM339, vou ter que pedir na internet. Então para continuar soldei o GND (pino 12) com o pino 13. Testei as tensões nos pinos do IC561, e são as seguintes:

1- 0V

2- Quando aciona o POWER começa a subir e ela desliga, chega à 4V

3- O mesmo que o pino 2, chega à -4V

4- Mesma coisa do pino 2 e chega à -6V

5- 0V

6- Omesmo processo que o pino 2 e chega à 4V

7- 0V

Não estou conseguindo ver com perfeição no osciloscópio o sinal do pino 1 e 7, como é muito pequeno e entra muito rapido, devido as interferencias (já que para ver a movimentação do traço preciso por o VOLT/DIV na menor escala) mas na saida percebe-se o sinal muito mais forte mas devido ao desligamento estantaneo não da para ver frequência e pico. teria um metodo de desligar as proteções dessa TV??? Já tentei soltando as soldas dos pinos 8 e 9 do conector CN100. Mas continua desligando muuuuuito rapido.

• 2 semanas depois...
Postado

Essa está complicada. Sony sendo Sony!

Enfim, surgiu essa forma de onda nos primeiros instantes que liga a tv ? (Pino 5 da saída vertical)

Em 26/04/2026 às 21:56, ohm disse:

IMG_7794.jpeg

Já conseguiu o lm339 para trocar?

Outra coisa, tvs de trc é muito comum dar solda fria no microcontrolador… eu sempre soldo esse componente independente de ter apresentado falhas.

Postado
  • Autor

Boa noite ohm,sinceramente, ela desliga tão rapido que não da para ver... Eu não estou conseguindo ver. e comprei três CIs desse, coloquei dois e nada. Rapaz, é muito estranho... Estou tentando desligar a proteção para poder ver o que retorna. Acho que fiz o correto para desligar a prorteção OCP, removendo os diodos D525 e D589, dessoldei o pino 8 do CN100 e aterrei. Mas não adianta ela liga e desarma muuuuuuito rapido. Tive problema para receber o LM339, e tive que cancelar a compra hoje, mas vou pedir outro

Postado
  • Autor

Consegui tomar um norte! Removi a L608 e vi que, quando eu acionava o POWER, ela levava mais tempo ligada (cerca de 4 segundos). e quando eu a colocava novamente, ela voltava a desligar muito rapido. deduzi que teria um curto na linha, e removi a bobina e fui medir, não apresentando sinal de curto. Então fui desligando as etapas na linha de B+... Uma a uma.... Até que desligueio o circuito de OCP, e ela apresentou os quatro segundos para desligar. Voltei a religar as etapas, menos a OCP. e ela ligou. agora vou checar a etapa de OCP.

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

Account

Navigation

Pesquisar

Pesquisar

Configure browser push notifications

Chrome (Android)
  1. Tap the lock icon next to the address bar.
  2. Tap Permissions → Notifications.
  3. Adjust your preference.
Chrome (Desktop)
  1. Click the padlock icon in the address bar.
  2. Select Site settings.
  3. Find Notifications and adjust your preference.