Postado 30 de Abril 30 Abr Olá comunidade, estou com este rádio pra conserto, ele liga funciona leitor de pendrive sai som normal mas não funciona FM, AM e SW, não chia nada fica só piscando o led de tuning, tensões todas normais, cristal oscilador testado e funcionando, foi realizado limpeza na chave de funções, já fiz até a troca do IC101, mas continua com o mesmo sintoma de defeito, alguém teria alguma dica de como resolver este problema? Editado: 30 de Abril 30 Abr por Douglas Resende
Postado 1 de Maio 1 Mai Olá, @Douglas Resende a sintonia é feita por variação de tensão no pino 9 por um potenciômetro. A saída de áudio é no pino 12. Variação da resistência do pino 10 em relação ao gnd muda a faixa de frequência da sintonia.Pino 16 é o vcc. Pinos 15 e 14 tem que existir oscilação do cristal
Postado 1 de Maio 1 Mai Autor Tensão oscilando chega a 2,5v e cai a 0v.17 horas atrás, AMDRÔMEDA disse:Tensão no pino 8 do IC101?
Postado 1 de Maio 1 Mai Autor A tensão no pino 9 esta atuando normal, girando o potenciômetro a tensão varia de 0v a 3,2v. Tocando no pino 12 com uma pinça tem amplificação de áudio. O pino 10 esta aterrado a carcaça da chave de funções. Pino 16 com 3,2v. Pinos 15 e 14 sem oscilação do cristal, sem nenhuma tensão, osciloscópio não detecta nenhum sinal.15 horas atrás, ohm disse:Olá,@Douglas Resende a sintonia é feita por variação de tensão no pino 9 por um potenciômetro.A saída de áudio é no pino 12.Variação da resistência do pino 10 em relação ao gnd muda a faixa de frequência da sintonia.Pino 16 é o vcc.Pinos 15 e 14 tem que existir oscilação do cristal
Postado 1 de Maio 1 Mai Autor IC400 = pinos 2 e 3 = 7v, IC401 = pinos 2 e 3 = 5v2 horas atrás, AMDRÔMEDA disse:Tensão IC400 pino 2? Na verdade 2 e 3
Postado 1 de Maio 1 Mai Agora, Douglas Resende disse:IC400 = pinos 2 e 3 = 7v, IC401 = pinos 2 e 3 = 5vComo assim? Digo medir com a ponta preta no GND e a vermelha no pino 2 e depois no pino 3.
Postado 2 de Maio 2 Mai Autor A sim, IC400 pino dois 3,3v, pino três 10,5v,IC401 pino dois 5v, pino três 10,2v2 horas atrás, AMDRÔMEDA disse:Como assim? Digo medir com a ponta preta no GND e a vermelha no pino 2 e depois no pino 3.
Postado 2 de Maio 2 Mai Tensão no pino 8 do IC102.É esse esquema aqui?Veja que me disse que a tensão no pino 8 do IC101 fica 2,5V e vai a zero e fica oscilando. Se olhar o esquema verá que tecnicamente é o mesmo ponto do pino 2 do IC400. E me disse que está com 3,3V esse pino. Assim seguindo o caminho dessa tensão temos: R405, L101, R106. Mede esses componentes, por favor. Mede a tensão antes e depois de cada um deles. Algo nesse meio do caminho tem de estar com problema, ou o esquema não é esse. Ou estou errando em algo. kkk. Mas é o que vi até o momento Editado: 2 de Maio 2 Mai por AMDRÔMEDA
Postado 2 de Maio 2 Mai Autor Acredito que é outro esquema, esta linha do pino 8 vai para cátodo do Led de sintonia de estação e não tem ligação com o pino 2, o CI deste rádio é o da imagem. No caso o pino 8 do meu rádio seria o pino 18 do CI da sua imagem.18 horas atrás, AMDRÔMEDA disse:Tensão no pino 8 do IC102.É esse esquema aqui?Veja que me disse que a tensão no pino 8 do IC101 fica 2,5V e vai a zero e fica oscilando. Se olhar o esquema verá que tecnicamente é o mesmo ponto do pino 2 do IC400. E me disse que está com 3,3V esse pino. Assim seguindo o caminho dessa tensão temos: R405, L101, R106. Mede esses componentes, por favor. Mede a tensão antes e depois de cada um deles. Algo nesse meio do caminho tem de estar com problema, ou o esquema não é esse. Ou estou errando em algo. kkk. Mas é o que vi até o momento
Postado 2 de Maio 2 Mai 12 minutos atrás, Douglas Resende disse:Marquei o caminho da trilha do pino 8 na imagem.Tensão no pino 6 do IC101 E pino 8 do IC 102? Deve ter 3,3V (agora encontrei o esquema dessa placa)( O IC102 é uma memória). Editado: 2 de Maio 2 Mai por AMDRÔMEDA
Postado 2 de Maio 2 Mai Autor Pino 6 IC101 = 3,2vPino do IC102 = 3,2v1 hora atrás, AMDRÔMEDA disse:Tensão no pino 6 do IC101 E pino 8 do IC 102? Deve ter 3,3V (agora encontrei o esquema dessa placa)( O IC102 é uma memória).
Postado 2 de Maio 2 Mai 12 minutos atrás, Douglas Resende disse:Pino 6 IC101 = 3,2vPino do IC102 = 3,2vMediu em cima do cristal pra ver se está oscilando? Osciloscópio em X10 ou X100 Editado: 2 de Maio 2 Mai por AMDRÔMEDA
Postado 3 de Maio 3 Mai Autor Medi sim, nada de oscilação, até injetei uma frequência de 32.768 khz a 1,6v e nada mudou.44 minutos atrás, AMDRÔMEDA disse:Mediu em cima do cristal pra ver se está oscilando? Osciloscópio em X10 ou X100
Postado 3 de Maio 3 Mai Autor Infelizmente não, comprei no mercado livre.19 minutos atrás, ohm disse:O ic que trocou é de sucata ?
Postado 3 de Maio 3 Mai Suspeito que esteja danificado. Como tem vcc, deveria existir oscilações no cristal. Os capacitores de baixo valor que vão nos pinos do crista estão com fuga? Editado: 3 de Maio 3 Mai por ohm
Postado 3 de Maio 3 Mai Autor Sem fuga nos capacitores, o CI deve estar danificado, única explicação.7 minutos atrás, ohm disse:Suspeito que esteja danificado. Como tem vcc, deveria existir oscilações no cristal. Os capacitores de baixo valor que vão nos pinos do crista estão com fuga?
Participe agora da conversa!
Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.