Ir para conteúdo
View in the app

A better way to browse. Learn more.

EletrônicaBR.com

A full-screen app on your home screen with push notifications, badges and more.

To install this app on iOS and iPadOS
  1. Tap the Share icon in Safari
  2. Scroll the menu and tap Add to Home Screen.
  3. Tap Add in the top-right corner.
To install this app on Android
  1. Tap the 3-dot menu (⋮) in the top-right corner of the browser.
  2. Tap Add to Home screen or Install app.
  3. Confirm by tapping Install.

Dell Inspiron 3583 / EDI73 LA-G711P Rev 1.0 / Para de reconhecer a fonte

Featured Replies

Postado

Esse notebook não ligava nada, tinha um curto na linha +19VB, após análise achei o trecho em curto o qual tinha um capacitor danificado, fiz a substituição e a placa normalizou e voltou a ligar. O BO é que agora o sintoma mudou e estou sem rumo sobre o que fazer.

Somente com a fonte a maquina desliga do nada. Já deixei a placa "pelada" e mesmo assim desliga. Notei que se ficar parado na tela de diagnóstico ele não desliga, mas se colocar os testes pra fazer ele desliga depois de um tempo. Não é aquecimento e também não é a fonte, testei com 2 fontes confiáveis e também deu a mesma coisa.
Se usar somente na bateria o equipamento não desliga, funciona normalmente.

Se usar fonte e bateria funciona normal e carrega, só que do nada para de reconhecer a fonte e pra voltar a reconhecer é só tirando a bateria e plugando de novo. Notei que nesse momento que para de reconhecer a fonte, se eu tirar e colocar de novo, a fonte desarma, volta a reconhecer só depois que tira a bateria.

Nos testes que fiz, quando para de reconhecer, a fonte ainda está mandando os 19V, mas depois dos mosfets fica só 11V. Suspeito ser algo no CI de charge mas estou sem saber o que fazer.

Postado

Grandes chances de ser problema nos mosfet de entrada ou comutador, pode ser que quando carrega o sistema o consumo aumenta e mosfet nao suporta essa carga entrando em colapso.

Postado

@MJVFC como o nosso amigo mencionou, as chances do mosfet comutador PQB13 está com problema é muito grande, verifique e retorne.

Editado: por master7

Postado
  • Autor

@infocel technology @master7 Estou dando uma pesquisada sobre essa questão.
Me tirem uma dúvida.

Esse mosfet é o EMB04N03H, estava dando uma pesquisada e vi que somente com a fonte conectada e com a placa desligada eu deveria ter os 19v no dreno e no source, seria isso mesmo?

EDIT: apesar que no source dele já é a parte do carregamento, então ali acho que não pode ter os 19v. Lá no esquema a linha faz referência a+17.4v, só que como minha bateria é de 11.4v está correto aparecer 12v ne?

Quando a bateria está presente o gate está funcionando normal, tenho os 19v no dreno e 12v no source.

Sem a bateria tenho só os 19v no dreno

Só pra adicionar mais informações. Parece que a placa não para de reconhecer a fonte totalmente de início, ele reconhece a fonte mas não libera pra carregar, dai quando está nesse estado se eu retiro a fonte e coloco de novo ai mata a fonte...isso ainda pode ser esse mosfet comutador?

Editado: por MJVFC

Postado
  • Autor

Eu não sei se isso seria um teste certo, mas eu fiz...
Removi esse mosfet da placa e liguei só na fonte, mesmo assim a placa desligou depois de um tempo.
Tentei testar o mosfet fora da placa e parece que está tudo certo com ele, ainda não sei muito testar mosfet então não confiem em mim rsrsrsrs
O que consigo garantir é que não deu resistência baixa e quando testei o diodo com vermelho no S e preto no D deu 0,5v. O chaveamento não sei se fiz certo, mas os valores continuaram os mesmos mesmo chaveando, mas pelo que vi pode ser que meu multímetro que não consegue chavear ele.

O CI de charge aqui é o ISL95522, vou dar uma estudada nele pois está sendo minha suspeita agora

Postado
  • Autor
14 minutos atrás, infocel technology disse:

ola amigo oq eu disse foi a respeito do pqb12

Vou estar olhando ele aqui, olhei aquele outro primeiro pois tinha a possibilidade de ligar a placa sem ele, esse PQB12 já não dá kkkkkk
Breve dou retorno

Postado
  • Autor

@infocel technology Bom, indo partes por partes. O mosfet que o amigo ali disse, o que voce disse o outro mosfet da entrada são o EMB04N03H. Até o momento testei só os mosfets PQB12 e o PQB13 fora da placa em ambos funcionou assim
Mosfet descarregado: uma direção deu OL e na outra direção deu 0,5v
Mosfet carregado: continuidade em ambas direções

Resumindo, acredito que agora testei certo e na teoria estes dois mosfets estão OK

EDIT: acho que nesse ponto não compensa tirar o PQB11 pra testar tbm né?

Postado
  • Autor

Notei uma coisa aqui, quando está nesse estado de discharging se eu removo a bateria a placa ainda fica ligada. O defeito aqui está tipo aquelas fontes que só ligam mas não carrega, o BO é que não é defeito na fonte. E ainda tem essa questão de que se a bateria estiver presente e estiver nesse Discharging, se tirar e colocar a fonte ela desarma.

Eu tenho fonte assimétrica se precisar.

Postado

O teste q vc esta fazendo e o de chaveamento no mosfet creio q nao seja o caso o seu caso ta no limite de junçao em carga baixa ele funciona corretamente quando aumenta a carga ele gera falha, muitos notebook gamer quando entra a linha vin em curto eu tenho q fazer a troca dos mosfet de entrada por sempre gerar falhas em alta carga de consumo.

Postado
  • Autor

@infocel technology Pior que pelo que eu tava pesquisando aqui foi justamente isso ai que me falaram. Tem mais uma informação aqui

O @master7 comentou desse mosfet PQB13, na placa eu peguei as seguintes medições. Com a bateria carregando tenho nele:
D 19v
S 12v (parece estar subindo)
G 10,9v

Quando entra no estado de Discharging fica:
D 19v
S 12v (vai caindo lentamente)
G 10,5v

O S parece que vai aumentando pq vai carregando a bateria, ou não seria isso? Pq dai so na bateria iria caindo aos poucos pq estaria descarregando.

Postado
Em 08/05/2026 às 13:51, MJVFC disse:

Resumindo, acredito que agora testei certo e na teoria estes dois mosfets estão OK

Oi. O problema desse tipo de teste é que você só sabe que o mosfet está chaveando mas não se sabe se ele vai trabalhar bem em stress. Esses mosfet de entrada precisam suportar potência de 20 a 30 W em notebook básicos/intermediários. É uma boa substituir pra testes. Fique de olho nas potências. Pesquise os códigos e substitua por compatíveis.

Eu peguei um caso essa semana mas era um Acer. Ele não ligava. Substituí justo esses mosfets de entrada e passou a ligar e desligar. kkkkk quando eu passava o Aida64, desligava. Além disso, com ele ligado, a bateria ora era detectada ora não e a tela ficava alternando o brilho por causa disso. No fim, era problema de GPU dedicada com defeito. Vi em fotos do Google que a essa sua placa pode ter gpu dedicada. Então, levante as bobinas das tensões +VGPU_CORE, ligue e passe os testes novamente, de preferência o Aida64 com a última opção marcada. Pra minha surpresa, no meu caso, até esse problema da bateria resolveu depois que desativei a GPU. Não me pergunte como kkkk

Postado

@MJVFC  é sempre bom dá uma boa conferida no circuito de carga da bateria, como lhe sugeri, mas a princípio é recomendável que você substitua os dois mosfet da entrada. Como pelo visto não há curto após o segundo Mosfet e o comutador está bom, os mosfet de entrada podem não está suportando a corrente consumida pela placa.

Postado
  • Autor
Em 09/05/2026 às 17:50, MBytesInfo disse:

Oi. O problema desse tipo de teste é que você só sabe que o mosfet está chaveando mas não se sabe se ele vai trabalhar bem em stress. Esses mosfet de entrada precisam suportar potência de 20 a 30 W em notebook básicos/intermediários. É uma boa substituir pra testes. Fique de olho nas potências. Pesquise os códigos e substitua por compatíveis.

Isso mesmo, vi essa informação aqui também...complicado demais esses casos kkkkk
Vou ver aqui sobre essa questão da troca deles.
Pow esse aqui tem GPU também da AMD, espero que não seja nada relacionado com ela.

@master7 entendi...

Eu estava observando que a fonte não para de ser reconhecida totalmente, meio que só para de liberar a carga dela. A placa ainda detecta ela mas não libera pra carregar, e se eu tirar e colocar ai mata a fonte. Essa detecção pode estar sendo afetada por esses mosfets?

Postado
  • Autor

Bom, decidi trocar os mosfets. Procurei aqui nas sucatas mas não achei. Já encomendei e assim que chegar vou trocar e realizar os testes.

Postado
  • Autor

Pronto, fiz a troca dos dois mosfets da entrada, continua desliando quando está somente na fonte. Quando está com a bateria ainda consegue detectar o tipo da fonte mas não libera pra carregar.

A mudança que tive foi que agora ao remover e conectar a fonte, a fonte não morre
Notei que o circuito tem funcionado da mesma forma que citei, entra os 19v mas para no primeiro mosfet...na saida do segundo mosfet tenho a tensão vinda da bateria, ou seja, tenho duas fonte (boas) que são reconhecidas mas não estão sendo liberadas pra carregar

Postado
  • Autor
Em 15/05/2026 às 18:23, AMDRÔMEDA disse:

Opa. Passa as tensões em PQ1. Existe esse transistor? é do PS_ID

Sim, tenho o resistor nessa placa. Tanto antes do resistor quanto depois eu tenho 3,3v. Detalhe que eu tenho essa tensão sem fonte e com a fonte (a fonte reconhece que é de 65W mas não libera carregamento, fica somente o "Discharging")

PQ1

pinos 1 e 3 com 3,3v

pino 2 com 5v

Postado

Suspeitando aqui, e apenas suspeitando, do PQB30. Passa as tensões no PQB31.

Editado: por AMDRÔMEDA

Postado
  • Autor

O PQB31 acredito estar OK, o divisor resistivo vira 2,4v e isso está chegando nessa linha normal...de qualquer forma:

pino 1= 2,4v

pino 2= 0v (essa linha é AC_DIS, então acredito que apresente algo quando desconectar a fonte, mas a bateria zerou então não consigo verificar kkkkk)

pino 3= GND

Já o PQB30:

pino 1= 9v

pino 2= 1,4v

pino 3= 9v

Só pra avisar mesmo, tenho os 19v entrando no PQP11, aparentemente não está sendo chaveado. Esse mosfet e o PQB12 são novos.

Esses 9v acredito ser o que está vindo da bateria.

Postado

Passa as tensões no PQB11 e PQB12. A tensão de 9V só pode estar vindo do PQB11. O PQB12 deve estar cortado para a tensão da bateria e não deve conduzir. Mas... temos algo errado, ou, funcionaria normalmente.

Editado: por AMDRÔMEDA

Postado
  • Autor

Era só o que faltava. Ele estava carregando desligado, deixei a placa desligada mas com bateria e fonte conectados para carregar a bateria.

Pois fui ligar agora de manhã e não quer ligar na bateria (não carregou a bateria) e nem na fonte. Tenho os 19v do conector mas não tenho mais PSID...vou dar uma olhada agora e tomara que já resolva definitivo.

Postado
  • Autor

Na verdade acho que o problema estava acontecendo desde ontem mesmo, quando postei que a bateria estava sem carga teve um momento que tirei a bateria e a placa desligou, então acredito que já não estava funcionando sem a fonte...

Dei uma analisada e tenho tensão +19V_VIN indo até o PQB11, mas não está sendo liberada pq o G dele está pegando uns 1,6v

O CI de charge está sendo alimentado no DCIN, tenho a tensão correta no ACIN de 2,4v mas no ASGATE, que seria o controle para chavear o mosfet tem 2,8v ~ 3v. Não sei pq mas o ASGATE entra no PRB07 com essa tensão mas vira 1,6v no outro lado.

Testei continuidade pra ver se algo abriu pro terra e até o momento não encontrei nada aberto.

Postado
  • Autor

Mais algumas observações.
Quando conecto a fonte as tensões aparecem e depois somem no mesmo instante...parece que tem tipo uma fuga ou algo do tipo...
No CI de charge tenho também o VDD em 5v e o ACOK em 1v, estou na dúvida se esse ACOK está certo.

Vou deixar um print do CI aqui.
image.png

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

Account

Navigation

Pesquisar

Pesquisar

Configure browser push notifications

Chrome (Android)
  1. Tap the lock icon next to the address bar.
  2. Tap Permissions → Notifications.
  3. Adjust your preference.
Chrome (Desktop)
  1. Click the padlock icon in the address bar.
  2. Select Site settings.
  3. Find Notifications and adjust your preference.