Ir para conteúdo
View in the app

A better way to browse. Learn more.

EletrônicaBR.com

A full-screen app on your home screen with push notifications, badges and more.

To install this app on iOS and iPadOS
  1. Tap the Share icon in Safari
  2. Scroll the menu and tap Add to Home Screen.
  3. Tap Add in the top-right corner.
To install this app on Android
  1. Tap the 3-dot menu (⋮) in the top-right corner of the browser.
  2. Tap Add to Home screen or Install app.
  3. Confirm by tapping Install.

Dell Inspiron 3583 / EDI73 LA-G711P Rev 1.0 / Para de reconhecer a fonte

Featured Replies

Postado
  • Autor

@AMDRÔMEDA

PQB11 - chega os 19v no dreno, mas fica só oscilando no G e no S. Não tem o PRB06 nessa placa então o G é ASGATE
PQB30 - o pino 1 é o ASGATE e está tentando "funcionar", ele sobe tensão (bate 24v) e depois cai pra 1v, as vezes cai e fica em 3v, as vezes em 5v... pino 2 vem de um divisor resistivo do CMSRC e ele também esta oscilando, mas quando fixa parece que fica 3,1v. Pino 3 vem do CMSRC então também oscila, mas bateu 20v depois cai...

PQB12 - S é o do CMSRC, fica oscilando. G é o ASGATE, oscilando. D também oscilando.

Parece que tenta acionar os mosfets dai cai...tentei apertar o power mas não surte efeito.
Teve um momento aqui que estava testando o S do PQB12 e ficou fixo os 19v, a tela ligou o backlight e depois voltou pro loop de oscilar.

Postado

image.pngimage.png

Tensões aqui do PQ13A pinos 2 e 6.

A ACOK está entre dois resistores e forma esse sinal HW_ACAV_IN.

Postado
  • Autor
15 horas atrás, AMDRÔMEDA disse:

Tensões aqui do PQ13A pinos 2 e 6.

Esse circuito está ausente nessa placa...

O HW_ACAV_IN que sai ali do ACOK vai pro EC no pino 128

@AMDRÔMEDA nesse print que voce colocou ai tem esse 5v na linha do VDD, o meu aqui não tem isso, essa linha ai tem que ter 5v? Pergunto pq tenho 5v no VDD e esse HW_ACAV_IN apresenta 2,4v

Editado: por MJVFC

Postado
  • Autor
15 horas atrás, AMDRÔMEDA disse:

Retira o PQB30 e tenta ligar sem ele.

Meu amigo, qual a função dele nesse circuito? Seria algum tipo de proteção?
Removi ele, a tensão ainda assim oscila

Editado: por MJVFC

Postado
  • Autor

Tive uma melhora aqui nos sintomas, ressoldei os mosfets da entrada, agora a máquina voltou a ligar.

Agora o que aconteceu é que quando conecto a bateria a máquina desliga e mata a fonte. Ressoldei o mosfet da bateria mas não deu diferença.

Vou fazer um teste aqui só na fonte pra ver se resolveu a questão de desligar só na fonte.

Postado
2 horas atrás, MJVFC disse:

Esse circuito está ausente nessa placa...

O HW_ACAV_IN que sai ali do ACOK vai pro EC no pino 128

@AMDRÔMEDA nesse print que voce colocou ai tem esse 5v na linha do VDD, o meu aqui não tem isso, essa linha ai tem que ter 5v? Pergunto pq tenho 5v no VDD e esse HW_ACAV_IN apresenta 2,4v

Não entendi. Você disse ter 5V no VDD e não é o mesmo ponto?

Postado
1 hora atrás, MJVFC disse:

Tive uma melhora aqui nos sintomas, ressoldei os mosfets da entrada, agora a máquina voltou a ligar.

Agora o que aconteceu é que quando conecto a bateria a máquina desliga e mata a fonte. Ressoldei o mosfet da bateria mas não deu diferença.

Vou fazer um teste aqui só na fonte pra ver se resolveu a questão de desligar só na fonte.

Você conecta a bateria com a fonte desligada e ao ligar mata a fonte? Tipo entra em proteção?

Postado
  • Autor
56 minutos atrás, AMDRÔMEDA disse:

Não entendi. Você disse ter 5V no VDD e não é o mesmo ponto?

É que na imagem que vc postou tem um "5v" acima da linha que vem do VDD, aqui no meu esquema não tem essa informação.
Dai estava perguntando se esses "5v" mostrado ali na sua imagem fazia referência à linha do VDD.
Aqui eu tenho 5v no VDD, depois tem um divisor resistivo indo pro HW_ACAV_IN, ali fica 2,4v.
Mas acredito que esses pontos estão certos pois com a placa ligada apresenta esses valores.

57 minutos atrás, AMDRÔMEDA disse:

Você conecta a bateria com a fonte desligada e ao ligar mata a fonte? Tipo entra em proteção?

Mais ou menos. No momento atual quando eu conecto a bateria a fonte para de reconhecer e fica somente a tensão da bateria, se eu desconecto e conecto a fonte ai a fonte morre. No caso a máquina está desligando pq a bateria está zerada.
Fiz os mesmos testes com uma outra bateria que tenho que ainda está com carga, usando só ela funciona de boa, mas ao conectar a fonte funciona da mesma forma, a fonte é reconhecida mas não é liberada a tensão dela pra placa, se desconecto e conecto a fonte ai mata a fonte.
Estou suspeitando do mosfet da bateria, estava vendo que ele tem uma função de trocar a alimentação pra bateria quando tira a fonte. Vou trocar ele pra ver.

1 hora atrás, AMDRÔMEDA disse:

Tensões n PQB13 sem a bateria.

Acredito que está normal, todos com 19v

Postado
2 minutos atrás, MJVFC disse:

É que na imagem que vc postou tem um "5v" acima da linha que vem do VDD, aqui no meu esquema não tem essa informação.
Dai estava perguntando se esses "5v" mostrado ali na sua imagem fazia referência à linha do VDD.
Aqui eu tenho 5v no VDD, depois tem um divisor resistivo indo pro HW_ACAV_IN, ali fica 2,4v.
Mas acredito que esses pontos estão certos pois com a placa ligada apresenta esses valores.

Mais ou menos. No momento atual quando eu conecto a bateria a fonte para de reconhecer e fica somente a tensão da bateria, se eu desconecto e conecto a fonte ai a fonte morre. No caso a máquina está desligando pq a bateria está zerada.
Fiz os mesmos testes com uma outra bateria que tenho que ainda está com carga, usando só ela funciona de boa, mas ao conectar a fonte funciona da mesma forma, a fonte é reconhecida mas não é liberada a tensão dela pra placa, se desconecto e conecto a fonte ai mata a fonte.
Estou suspeitando do mosfet da bateria, estava vendo que ele tem uma função de trocar a alimentação pra bateria quando tira a fonte. Vou trocar ele pra ver.

Acredito que está normal, todos com 19v

PQB13 com 19V no gate, source e dreno?

Postado
  • Autor

Ta acontecendo duas coisas aqui...

Estou com a bateria 2032 conectada, quando uso só na fonte, independente de desconectar a fonte ou não, o note liga normal

Agora, AMDRÔMEDA disse:

PQB13 com 19V no gate, source e dreno?

Isso mesmo...está errado?
Só na bateria fica 10v em tudo...

Eu tenho uma teoria aqui mas não sei se consigo provar. O que acontece se eu soldar ele errado, com excesso de solda? Tipo, na parte de baixo desses mosfets tem risco da solda passar do limite do pad e encostar tipo, D com S? Isso na parte de baixo do mosfet onde não fica totalmente visível. Tem chance disso acontecer?

Postado
Agora, MJVFC disse:

Ta acontecendo duas coisas aqui...

Estou com a bateria 2032 conectada, quando uso só na fonte, independente de desconectar a fonte ou não, o note liga normal

Isso mesmo...está errado?
Só na bateria fica 10v em tudo...

Eu tenho uma teoria aqui mas não sei se consigo provar. O que acontece se eu soldar ele errado, com excesso de solda? Tipo, na parte de baixo desses mosfets tem risco da solda passar do limite do pad e encostar tipo, D com S? Isso na parte de baixo do mosfet onde não fica totalmente visível. Tem chance disso acontecer?

Sim. Tem

Postado
  • Autor
Agora, AMDRÔMEDA disse:

Sim. Tem

Vish...
Vou refazer o serviço então da solda pq esse mosfet eu retirei da placa pra testar o chaveamento, dai quando soldei acredito que possa ter acontecido isso...
Nos mosfets da entrada eu esquentei, pressionei eles na placa dai saiu as bolota de solda kkkkkkkkkk tirei o excesso e depois disso voltou a ligar...fiz esse procedimento no mosfet da bateria também mas estou com receio de ainda ter problema de solda.
Vou refazer ele aqui

Postado

Faz o seguinte: Conecta a bateria e conecta o carregador. Aí deixa sem ligar e mede PQB13, PQB11 e PQB12. Se puder mede o ACIN pino 16 do charger também

Postado
  • Autor
Agora, AMDRÔMEDA disse:

Faz o seguinte: Conecta a bateria e conecta o carregador. Aí deixa sem ligar e mede PQB13, PQB11 e PQB12. Se puder mede o ACIN pino 16 do charger também

OK
Agora aqui ele está dentro do sistema funcionando pela bateria, a fonte está viva ainda...*conecto a fonte*...o sistema mostra o icone de bateria carregando, entra 2,4v no ACIN, o detalhe é que os mosfets não chavearam, tenho tensão da fonte antes dos mosfets de entrada e tenho a tensão da bateria depois dos mosfets...*fonte desarmou*...tensão começa a cair e agora é o mesmo que não ter a fonte conectada...

Agora desliguei a placa, removi e conectei a bateria e tenho a fonte ligada novamente...*conecto a fonte*...Tenho os 2,4 no ACIN, mas continua tendo tensão da fonte somente até a entrada dos mosfets, depois fica só a tensão da bateria (estou olhando pelo shunt, não chega os 19v da fonte nele)...*do nada a fonte desarmou*...novamente a mesma coisa de ter a fonte desconectada

Essas tensões aqui são com fonte conectada no momento que ela está sendo reconhecida ainda
PQB13 esse mosfet da bateria ficou só com a tensão da bateria em todos terminais, uns 10v no momento
PQB11 a tensão da fonte chega no D, mas não passa pra frente, G com 15v e S com 11v
PQB12 entra 11v no S, G também com 15v e D com tensão que vem da bateria

Parece que a tensão chega, mas algo acontece e não deixa ela passar dos mosfets pra frente.

Postado

Tensão no pino 12 do CI charger. Parece que está com alguma fuga em algum lugar. A fonte desarma, normalmente, por alto consumo. Se usar uma fonte de bancada e regular a corrente para 1,5A inicialmente, dá pra ver se há mesmo o alto consumo. Imagino que a falta do PSID fará o carregador (fonte) não ser identificada mas para o teste vale.

Postado
  • Autor
27 minutos atrás, AMDRÔMEDA disse:

Tensão no pino 12 do CI charger. Parece que está com alguma fuga em algum lugar. A fonte desarma, normalmente, por alto consumo. Se usar uma fonte de bancada e regular a corrente para 1,5A inicialmente, dá pra ver se há mesmo o alto consumo. Imagino que a falta do PSID fará o carregador (fonte) não ser identificada mas para o teste vale.

Fiz a ressolda do mosfet da bateria, o PQB13, agora só com a fonte ele não está mais dando os 20v em todos os terminais, entra no D mas S e G ficam zerado.
Conectei a bateria e agora mostrou mensagem de CARREGANDO 🥳
O PQB13 entra os 19v, fica ali em 9v no G e libera o carregamento, a bateria até já subiu porcentagem...

MAS TEMOS UM PORÉM
A placa estava desligada aqui, quando conectei a fonte não estava passando tensão nos mosfets novamente, tinha os 24v no G mas não liberava tensão...do nada subiu os 19v para a placa e ela ligou.

O pino 12 está medindo 10v

Eu desconectei a fonte e conectei novamente, a fonte desarmou...desconectei e conectei de novo algumas vezes e ela voltou a carregar.

Postado
5 minutos atrás, MJVFC disse:

Fiz a ressolda do mosfet da bateria, o PQB13, agora só com a fonte ele não está mais dando os 20v em todos os terminais, entra no D mas S e G ficam zerado.
Conectei a bateria e agora mostrou mensagem de CARREGANDO 🥳
O PQB13 entra os 19v, fica ali em 9v no G e libera o carregamento, a bateria até já subiu porcentagem...

MAS TEMOS UM PORÉM
A placa estava desligada aqui, quando conectei a fonte não estava passando tensão nos mosfets novamente, tinha os 24v no G mas não liberava tensão...do nada subiu os 19v para a placa e ela ligou.

O pino 12 está medindo 10v

Eu desconectei a fonte e conectei novamente, a fonte desarmou...desconectei e conectei de novo algumas vezes e ela voltou a carregar.

pois é. Se tem 24V no gate e não passa a tensão o mosfet está com problema. Não imagino nada diferente disso

Postado
  • Autor
1 minuto atrás, AMDRÔMEDA disse:

pois é. Se tem 24V no gate e não passa a tensão o mosfet está com problema. Não imagino nada diferente disso

Ele passa tensão depois, tem momento que parece até que a tensão vai subindo devagar...
Pow esse mosfet é novo, desse jeito eu choro kkkkkkkkkkk

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

Account

Navigation

Pesquisar

Pesquisar

Configure browser push notifications

Chrome (Android)
  1. Tap the lock icon next to the address bar.
  2. Tap Permissions → Notifications.
  3. Adjust your preference.
Chrome (Desktop)
  1. Click the padlock icon in the address bar.
  2. Select Site settings.
  3. Find Notifications and adjust your preference.