Postado Terça às 14:271 dia Autor @AMDRÔMEDA Sim, o RFB02 tem 1K. Eu injetei tudo o que minha fonte de bancada consegue, neste caso 32.3v. A REF ficou em 2.27v, se a gente fizer uma reformulada na equação do TL431, a gente consegue uma fórmula para calcular o VREF. VREF = VOUT * (R2/R1+R2)Jogando os 32.3v nessa fórmula, se obtém os 2.3v, bem próximos do 2.27v que medi. Ao meu ver, está correto o divisor resistivo.
Postado Terça às 15:511 dia Sim. O divisor eu creio que sim. Até porque você disse que trocou eles para teste e continuou igual. O que acho estranho como disse é o fato de no pino 4 do opto ter 3,5V praticamente o tempo todo. Deveria, assim que a fonte ultrapassasse os 35V começar a baixar a tensão. O opto foi trocado por outro igual? Editado: Terça às 15:511 dia por AMDRÔMEDA
Postado Terça às 15:551 dia Autor @AMDRÔMEDA Opa, sim. Original é um 817, coloquei outro 817, os pads da pcb estão bem danificados, mas vou trocar pelo original novamente e ver no que dá. Editado: Terça às 15:551 dia por MarceloRibeiro94
Postado Terça às 16:141 dia Autor @AMDRÔMEDA Troquei, mudou o comportamento do pino 4. Agora está oscilando muito.Pino 4 do fotoacoplador
Postado Terça às 21:171 dia 5 horas atrás, MarceloRibeiro94 disse:@AMDRÔMEDA Troquei, mudou o comportamento do pino 4. Agora está oscilando muito.Pino 4 do fotoacopladorMuito estranho. Tem outro opto pra colocar no lugar desse? O normal é no pino 4 ter uma tensão praticamente constante. Nesse caso, como está, a saída deve estar oscilando também. Editado: Terça às 21:291 dia por AMDRÔMEDA
Postado Terça às 22:401 dia Autor @AMDRÔMEDA Boa noite. Troquei o opto por um novo que chegou hoje, a fonte estabilizou em 34.4v, mas a referência do TL431 está estranha... Está em 2.38v 🤔 não entendi essa ai kkk
Postado Terça às 23:231 dia 40 minutos atrás, MarceloRibeiro94 disse:@AMDRÔMEDA Boa noite. Troquei o opto por um novo que chegou hoje, a fonte estabilizou em 34.4v, mas a referência do TL431 está estranha... Está em 2.38v 🤔 não entendi essa ai kkkUm pouco estranha. Pode ser uma faixa de tolerância muito alta do componente.
Postado Ontem às 02:271 dia Autor @AMDRÔMEDA Opa. Estava eu todo feliz pra ligar o home theater e adivinha... Ele não liga kkkk, quando vai terminar de aparecer HELLO ele desliga. Cosntatei que a tensão de 35v está baixando para uns 13v, ai depois que o home theater desliga ela volta para os 35v, o mesmo acontece com os +12v, mas este é acionado através de um comando power_on que vem da principal. Mesmo com o cabo dos 35v da principal desconectado o home theater ainda não liga. Um fato interessante é que antes de eu criar este tópico, o home theater tinha 45v cravados, eu vi isso e não conectei o cabo da principal na fonte por medo, então liguei o home theater e ele ligou normal, só apresentou protection, isso possivelmente porque o cabo estava desconectado, ai depois disso eu abri esse tópico a respeito da tensão acima do normal. Agora que a tensão está OK ele inventa de não querer ligar 🤦♂️🤦♂️kkkkk Editado: ontem às 02:281 dia por MarceloRibeiro94
Postado há 21 horas21 hrs 9 horas atrás, MarceloRibeiro94 disse:@AMDRÔMEDA Opa. Estava eu todo feliz pra ligar o home theater e adivinha... Ele não liga kkkk, quando vai terminar de aparecer HELLO ele desliga. Cosntatei que a tensão de 35v está baixando para uns 13v, ai depois que o home theater desliga ela volta para os 35v, o mesmo acontece com os +12v, mas este é acionado através de um comando power_on que vem da principal. Mesmo com o cabo dos 35v da principal desconectado o home theater ainda não liga. Um fato interessante é que antes de eu criar este tópico, o home theater tinha 45v cravados, eu vi isso e não conectei o cabo da principal na fonte por medo, então liguei o home theater e ele ligou normal, só apresentou protection, isso possivelmente porque o cabo estava desconectado, ai depois disso eu abri esse tópico a respeito da tensão acima do normal. Agora que a tensão está OK ele inventa de não querer ligar 🤦♂️🤦♂️kkkkkPode ser falha no controle ainda. Não consegue regular quando começa o consumo.
Postado há 19 horas19 hrs Autor @AMDRÔMEDA Bom dia! Pois é, deve ser o consumo mesmo, eu injetei 4.6v na linha de power_on com a fonte fora da principal, liberou os 12v e nada caiu, nem mesmo os 35v. Interessante é que os 5.8v não caem quando liga a principal, somente os 12v e os 35v... 12v é por causa do power on mesmo.
Postado há 18 horas18 hrs Autor @AMDRÔMEDA Tá estranho o comportamento da fonte ainda... Esse é o pino VCC do IC, fica oscilando entre 12.5~12.6v por ai, mas não sai disso (o que é estranho...)Pino 4 do fotoacoplador, continua oscilando... Entre os pinos 1 e 2 eu tenho 0.95v
Postado há 18 horas18 hrs 5 minutos atrás, MarceloRibeiro94 disse:@AMDRÔMEDA Tá estranho o comportamento da fonte ainda...Esse é o pino VCC do IC, fica oscilando entre 12.5~12.6v por ai, mas não sai disso (o que é estranho...)Pino 4 do fotoacoplador, continua oscilando... Entre os pinos 1 e 2 eu tenho 0.95vO normal para esse pino 4 é ficar mais ou menos constante. Sem alteração de consumo ele deveria estar constante.
Postado há 18 horas18 hrs Autor @AMDRÔMEDA OpaEsse é o pino 6 do PWM.Esse é o enrolamento auxiliar. Constatei que quando liga a fonte, o VCC do IC vai até uns 21.5v e começa a cair, o suficiente para ele ligar e continuar funcionando.
Postado há 17 horas17 hrs Autor @AMDRÔMEDA Liguei os 35v com uma lâmpada incandescente e estabilizou normal... Ficou com 35v estáveis. A lâmpada ligou normalmente, não entendi agora kkk
Postado há 17 horas17 hrs Autor @AMDRÔMEDA O home theater ligou... Que treco estranho kkkkk A fonte estabiliza em 34.9v e o TL em 2.48... Antes estava 2.38 agora foi para 2.48, vai entender, mas tem problema ainda, aparentemente não está havendo compensação, a tensão cai para 29~30v e a referência vai a 2.1v. Estranho é que com a lâmpada estabilizou em 34.9v... A lâmpada é 127v/100w. O que você pode me dizer sobre isso?
Postado há 16 horas16 hrs 37 minutos atrás, MarceloRibeiro94 disse:@AMDRÔMEDA O home theater ligou... Que treco estranho kkkkkA fonte estabiliza em 34.9v e o TL em 2.48... Antes estava 2.38 agora foi para 2.48, vai entender, mas tem problema ainda, aparentemente não está havendo compensação, a tensão cai para 29~30v e a referência vai a 2.1v. Estranho é que com a lâmpada estabilizou em 34.9v... A lâmpada é 127v/100w. O que você pode me dizer sobre isso? 100W em 127V dá uma resistência de uns 165 ohms. Isso em 35V dá uma corrente de uns 220mA. Precisaria de uma resistencia menor para testar. Tipo, não sei a potencia do aparelho mas uns 50 ohms já daria uma corrente um pouco maior. O problema é a potencia dissipada que acabaria sendo grande. Dá pra pôr duas ou três làmpadas dessas em paralelo na fonte de 35V. Aí dá pra ver se fica cerca de 1V sobre o diodo do opto e se fica estável o pino 4 do opto.
Postado há 16 horas16 hrs Autor @AMDRÔMEDA Em carga, o opto no pino 4 tem 3.6v, o que ainda eu acho grande, mas aparentemente o datasheet diz algo nessa faixa de tensão mesmo. Posso estar falando besteira (provavelmente estou), mas é como se o IC entendesse a carga na saída como "leve" e entrasse em burst mode, fazendo a frequência de oscilação não aumentar para compensar a carga. Editado: há 16 horas16 hrs por MarceloRibeiro94
Postado há 16 horas16 hrs 15 minutos atrás, MarceloRibeiro94 disse:@AMDRÔMEDA Em carga, o opto no pino 4 tem 3.6v, o que ainda eu acho grande, mas aparentemente o datasheet diz algo nessa faixa de tensão mesmo. Posso estar falando besteira (provavelmente estou), mas é como se o IC entendesse a carga na saída como "leve" e entrasse em burst mode, fazendo a frequência de oscilação não aumentar para compensar a carga.Sim. Mas precisa ver se a tensão de saída fica estável e se o pino 4 do opto está estável. Com osciloscópio.
Postado há 15 horas15 hrs Autor @AMDRÔMEDA Estava medindo o que você pediu, medi a saída e desliguei o home theater para medir o opto, após isso o home theater começou a não querer ligar mais novamente, tensão de saída caindo drasticamente como eu havia dito mais acima... Tô achando seriamente que tem algo haver com o fotoacoplador... Eu consegui ver que ele fica oscilando o pino 4, assim que aperta o botão power, ele estabiliza em 3.6v. A imagem abaixo é da saída, mostrando a queda que dá quando o home theater é ligado, a tensão cai para uns 29v, mas ele permanece ligado.
Postado há 15 horas15 hrs Autor Será que não tem algo haver com o Q02? Ele influência diretamente o pino REG, eu não sei se havia comentado, mas eu precisei trocar esse transistor também. Coloquei um KTC3875S no lugar. Editado: há 15 horas15 hrs por MarceloRibeiro94
Postado há 13 horas13 hrs Autor @ohm Tudo bem? Consegue dar uma opinião a respeito, se possível? Muito obrigado 😃 Eu nem sei mais pra onde correr, então estou aceitando qualquer opinião que seja 😂Agradeço demais ao @AMDRÔMEDA por estar me ajudando até agora 🫂
Postado há 10 horas10 hrs Autor @AMDRÔMEDA Boa noite. Coletor tem a medida do pino 4 do fotoacoplador, em standby fica oscilando, em carga tem 3.6v. Já a base tem tensão negativa de -1.6v, não entendi essa medição... Essa tensão é a que vem do VCC do IC através de um resistor de 4.7 mega ohm.
Postado há 10 horas10 hrs 3 minutos atrás, MarceloRibeiro94 disse:@AMDRÔMEDA Boa noite. Coletor tem a medida do pino 4 do fotoacoplador, em standby fica oscilando, em carga tem 3.6v. Já a base tem tensão negativa de -1.6v, não entendi essa medição... Essa tensão é a que vem do VCC do IC através de um resistor de 4.7 mega ohm.Entendo que é algum tipo de proteção esse circuito ali. Deve ser negativa a base porque D09 em seu catodo deve estar com algo em torno de -2,2V. Mas esse Q02 parece estar ok. Nesse ponto temos esse Q02, C06, opto e CI. Mas faz o seguinte mede sobro o diodo do opto pinos 1 e 2. Veja se a tensão fica em torno de 1V quando a fonte está ok e se baixa de 1V quando a fonte cai dos 35V que deveria ter. Se baixando a tensão de saída (35V) o diodo baixa também, é provável que o problema esteja mesmo no primário. Se continua em torno de 1V mesmo com a fonte baixa o rpoblema deve estar no secundário.
Participe agora da conversa!
Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.