Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Abit I-45CV sem sinal de reset

Avalie este tópico:

Posts em destaque

Postado

Olá pessoal estou com essa placa em minha bancada. A mesma chegou nem ligava troquei o cristal de 32k e voltou a ligar porem com conector P4 não ligava tinha um mosfet de alta com fuga foi trocado voltou a ligar com o plug P4 ainda assim sem gerar tensão vcore, verifiquei que está sem reset no pino a15 do pci, alguém tem algunha dica? O I/O  dela é o Winbond W83627DHG desde já agradeço.

Postado

Colega, para mantermos uma organização no fórum, peço que modifique o título. Obrigado

Modelo completo do aparelho – Modelo da placa – Defeito

Para editar o título é só clicar na opção modificar que se encontra logo acima da sua primeira mensagem.

Além disso, outros detalhes devem ser observados para que o colega receba ajuda:

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

Contamos com a sua ajuda para manter o fórum organizado.

Alguns links que podem também ajudar:

Postado

se não tem vcore ainda, deve confirmar todas as outras tensões primeiro.

se houver o esquema disponível, poste aqui para ser mais fácil para todos. mas se não houver, depois de fazer o que disse acima, procure o datasheet do regulador do cpu e veja se ele tem todos os inputs necessários para funcionar...

outra coisa que pode ajudar na ausência de esquema é consultar os de outra placas que tenham componentes em comum.

insisto sempre nisto porque é demasiado importante: saber a sequência de start...

Postado

se não tem vcore ainda, deve confirmar todas as outras tensões primeiro.

se houver o esquema disponível, poste aqui para ser mais fácil para todos. mas se não houver, depois de fazer o que disse acima, procure o datasheet do regulador do cpu e veja se ele tem todos os inputs necessários para funcionar...

outra coisa que pode ajudar na ausência de esquema é consultar os de outra placas que tenham componentes em comum.

insisto sempre nisto porque é demasiado importante: saber a sequência de start...

Olá todas as outras tensões estão ok. Como falei,  o reset não está presente no conector PCI indicando que a PS não está resetando a PN e assim a cpu não recebe o sinal de reset e não funciona. Uma coisa que achei estranho é que o sinal RSMRST do I/O  que reseta a PS está normal em nivel alto 3.3v no standby porem ao ligar a placa o nivel cai para 2.5v é deveria se manter constante 3.3v. O que já fiz foi troca o SIO e Reflow na PS.

Postado

mas que confusão...

tantas vezes se fala no mesmo e não prestam atenção. tantos posts com os mesmos problemas...

- como podia haver reset nos slots pci se não há vcore ainda?

- rsmrst# já foi há anos - a placa ligou, até só falta vcore das tensões...

@Gilson Macedo, sim, rsmrst# é active low, é assim que é construído o circuito de reset.

mas por favor, reveja esse conceito de reset, assim como o circuito, porque ainda não está compreendido.

ou seja, o que falta? sequência de start. sem ela, por muitos "sinais estranhos" que saibamos, tudo não passa de fragmentos sem coerência...

Postado

@Alex, Bom dia Alex, me tira uma dúvida se puder amigo, o sinal de reset vai a nível baixo nó start da ´placa seria o reset ativo, apos isso se estabiliza em nível alto seria o reset inativo indicando que o chip já pode trabalhar. Está correto?

Postado

quanto a active low, aconselho sempre o post do

aqui no fórum, que é muito esclarecedor. (créditos a ele por isso e por ter inventado a lâmpada incandescente na argentina  :)) )

falando sério, um bom sinal para entender o conceito é pwrbtn#. esse conceito é aplicado em muitas coisas, sendo uma delas o circuito de reset.

quanto a reset, uma boa forma de o entender é estudando o exemplo do circuito rtc, nomeadamente o sinal rtcrst#, percebendo o que sucede quando está high e quando está low. depois é entender o restante circuito.

quem tiver osciloscópio pode monitorizar alguns sinais, porque ver muitas vezes ajuda a compreender melhor.

na internet também há com certeza muita informação acerca destes assuntos, mas o ideal é, depois de compreendermos, transformarmos os conceitos em algo nosso, pessoal.

Postado

Quanto ao estudo dos sinais invertidos, eu com certeza já li e reli várias vezes. Baixei o arquivo e o guardo para sempre repassar quando houver alguma dúvida. Também recomendo a leitura a todos que queiram entender um pouco mais sobre o assunto. Deixo aqui o link desse trabalho relevante do nosso colega infosquad.

Postado

Quanto ao estudo dos sinais invertidos, eu com certeza já li e reli várias vezes. Baixei o arquivo e o guardo para sempre repassar quando houver alguma dúvida.

sim, gilson, eu sei disso e nota-se que você sabe o conceito. só não está a conseguir aplicá-lo ao circuito de reset. visto que você tem osciloscópio, experimente monitorizar rsmrst# numa placa boa, desde o início ao fim do start da máquina.

vlw

Postado

Conforme o vídeo que postei, e as explicações que dei, eu tenho usado o osciloscópio, mas ainda não o uso de forma integral, pois de fato não tenho tanto conhecimento sobre essa ferramenta. Você me diz que o sinal rsmrst# pode ser monitorado com o osciloscópio? Pode me dizer como fazer? Grato

Postado

Conforme o vídeo que postei, e as explicações que dei, eu tenho usado o osciloscópio, mas ainda não o uso de forma integral, pois de fato não tenho tanto conhecimento sobre essa ferramenta. Você me diz que o sinal rsmrst# pode ser monitorado com o osciloscópio? Pode me dizer como fazer? Grato

a forma mais simples é deixar apenas a ponta de prova conectada no terminal de onde sai o sinal do s i/o, com o scope em dc, gravando.

a parte de gravar pode ser opcional, se você observar com atenção o que sucede na tela. mas é sempre uma boa altura para aprender a usar o modo de gravação, se por acaso ainda não o souber fazer.

Postado

Farei esse procedimento em outro momento e lhe digo. Grato

depois pode aplicar o mesmo método a qualquer outro sinal... pode até usar os dois canais e monitorizar dois ao mesmo tempo com o seu scope.

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
  • Criar Novo...