Postado 24 de Março de 2015 11 anos intao Galera!!!! A placa ta matando a fonte.....nao sei nem por onde comeca!!!?? percebi q o fet pq10 do charger pu5 e ta esquentando D+ led da fonte pica .....acende morre!!!!nesse ciclo!!! c alquem puder da uma ajudinha ai!!!! quero uma ideia antes de fazer um fumegation! esquema eletrico Você não tem permissão para visualizar links. Faça login ou cadastre-se.
Postado 24 de Março de 2015 11 anos amigo não tem voltagem nenhuma na entrada da placa mãe da uma verificada se power jack não esta em curto.... alguma solda fria tbm. poste resultados
Postado 24 de Março de 2015 11 anos Autor Leandro!!!!.....obrigado atencao...mais o jack testado OK... ja foi testado fora da placa!!!.....
Postado 25 de Março de 2015 11 anos Autor amigao hds-tec........nao intendi.....teoricamente to com problema no pq10 do charger Pu5!!!!
Postado 25 de Março de 2015 11 anos amigao hds-tec........nao intendi.....teoricamente to com problema no pq10 do charger Pu5!!!! Quando li seu post, vi algo sobre o PU12 aquecendo...Mas, tudo bem. Mede ele (o PQ10) e componentes próximos para ver se tem algum em curto.
Postado 25 de Março de 2015 11 anos ta claro que a placa está em curto, provavelmente algum capacitor smd ou regulador de entrada.
Postado 25 de Março de 2015 11 anos Autor hds-tec vc eh o helio do Vimeo c tem uns video la!!! ta foda acha esse curto!!!!!to pesando em tira o charger!!!! sim airton um simples capacitor em curto......varios vao entrar tb...maria vai com as outra(brincadeirinha)!!!!!! ou seja mo foda achar!!!! agradece ai!!!!
Postado 25 de Março de 2015 11 anos @xircnunes, se tu tiver a fonte assimétrica, tenta injetar a tensão a frente da proteção. Se não tiver, tenta tirar o PD9 e o PR59 para isolar a área do Charger, testa sem a bateria pra ver se a fonte "morre" denovo. Boa Sorte.
Postado 25 de Março de 2015 11 anos hds-tec vc eh o helio do Vimeo c tem uns video la!!! Meu nome é Hélio sim e o único vídeo que tenho no Vimeo foi o que postei aqui no fórum. Não foi eu quem fez o vídeo, apenas postei aqui. Quanto ao seu defeito, creio que terá que medir a frio os mosfets desta seção. Se estiverem bons, o problema deve estar em outro lugar que também é alimentado por VIN, que depois do PR57 passa a ser +B.
Postado 25 de Março de 2015 11 anos Autor David santoro tenho fonte assimetrica sim.......eu ja tinha feito esse teste q vc falo.....c tira o PD9 (diodo zener) curto ja some ...!!!!!! compesacao nao funciona nada!!!! Helio curti d+ o video aumento muito meu conhecimento GERAL......... eu coloquei fluxo no clean encima do PQ10 ele ta dando um pulso de aquecimento...ta pulsando aquecendo .....assim q descobri q ele ta aquecendo!!! vo remover os mosfet e vo testa fora da placa a frio!!!!!! grato atencao de todos!!!!!
Postado 25 de Março de 2015 11 anos Helio curti d+ o video aumento muito meu conhecimento GERAL......... Que bom que gostou do vídeo. Só não esquece o incentivo Para medir estes mosfets, creio que não seja necessário retirar da placa. Medindo a resistência do dreno para o source, já irá descobrir se tem curto ou não. Faça este teste sem a bateria conectada. Nesta parte do circuito, o PU5 pode também estar em curto. Para testar ele, remova o PD1 e veja a resistência entre o pino 24 e o terra.
Postado 25 de Março de 2015 11 anos Não sou bom com curtos, mas o que posso dizer, é que você pode isolar o circuito através do pj8. Retirando ele você terá uma parte não conduzindo, então você injeta tensão e começa a ver o que esquenta. Sem energizar a placa você pode também testar o pu2 usando o multímetro na escala de continuidade. Entre a entrada de tensão e o terra não poderá haver condução, se houver tem curto. Em caso de suspeita o certo é retirar o pwm e fazer essa medição fora do circuito. A dica do Roberto também é muito boa. Você não tem permissão para visualizar links. Faça login ou cadastre-se. robertoes
Postado 25 de Março de 2015 11 anos Autor boa gilsom......curti........ aqueles papel termico de maquina de cartao......nossa q massa....dessa nao sabia nao....... criatividade dos brasileiro eh foda!!! gilson nao achei PU2......nao seria U2?....... hsd-tec c quiser manda mais uns videos daquele pode manda q eu gosto muito!!! removi o PD1 medi pino 24 com terra ta em curto sim!!!!!vo remove esse charger.......ja to pra remover ele tem tempo! Galera removi o charger PU5.......nao paro o curto no PQ10.........?!!!! so pra acrescentar.....provavelmente foi um curto na entrada 19 da fonte......pq a fonte deste equipamento chego com cabo remendado......sao 2 possiblidade ou aconteceu o curto na hora q o cabo picou(talves esmagado junto +-).....ou cliente feiz remendo invertido....''hipotese''!
Postado 25 de Março de 2015 11 anos Retire o PR74 e ligue a fonte. Isso irá isolar o circuito do carregador do restante. Se ainda desarmar a fonte, o problema está nesta área. Se não desarmar, siga a dica do @Gilson (vídeo), injetando tensão (+- 3v) no ponto BATT+
Postado 25 de Março de 2015 11 anos Autor hds-tec....to tendo dificuldade de achar na placa esses componentes......muitos nao tem silk de identificacao..... achei os PQ19...pq21 ta tudo ali perto......ja pr74...puts ta foda.......sera q eh esse 4r7 grandao perto dos PQ
Postado 25 de Março de 2015 11 anos Autor gilsom.....abri aquela bridge PJ8 mesmo assim continua o curto PQ10 aquecendo.......parece q o fet chaveia esquenta desarma..... pq10 todas vias em curto!!!!!ele ta! aguentei....tirei PQ10 tudo em curto.....ate o GATE onde vo arruma outro pra coloca la........so na porta da esperanca!!! ......pergunta como q faco pra saber c tem mais coisa em curto pq10 FORA placa.......como sei c eh so isso em curto?....coloca outro no lugar e ve ce vai queima?(noob)?\ percebi q pinos 5678 tudo em curto com terra! isso jp8 aberto percebi q os PQ30 PQ31 tudo em curto TB
Postado 25 de Março de 2015 11 anos Creio que não é este componente. Caso não ache o PR74, pode retirar o indutor PL5, que está ligado no dreno do PQ21.
Postado 26 de Março de 2015 11 anos gilsom.....abri aquela bridge PJ8 mesmo assim continua o curto PQ10 aquecendo.......parece q o fet chaveia esquenta desarma..... pq10 todas vias em curto!!!!!ele ta! aguentei....tirei PQ10 tudo em curto.....ate o GATE onde vo arruma outro pra coloca la........so na porta da esperanca!!! ......pergunta como q faco pra saber c tem mais coisa em curto pq10 FORA placa.......como sei c eh so isso em curto?....coloca outro no lugar e ve ce vai queima?(noob)?\ percebi q pinos 5678 tudo em curto com terra! isso jp8 aberto percebi q os PQ30 PQ31 tudo em curto TB Se não achar o mosfet original, veja este tópico: Você não tem permissão para visualizar links. Faça login ou cadastre-se. Você retirou o indutor PL5 e fez o teste? Se o curto estiver nesta área e você não isolar ele do resto do circuito, o curto irá se espalhar por toda a placa. Outra dica: Se você editar as mensagens anteriores para responder, fica mais difícil de acompanhar o post.
Postado 26 de Março de 2015 11 anos Autor hds-tec me desculpa ai.....pelos post(msg editadas) to aprendendo....valeu a dica!!!! tirei a bubina PL5 curto continua!!! a respeito achei.... tirei o PR74 tb mesma coisa
Postado 26 de Março de 2015 11 anos Sem problemas, amigo. Vamos ver se eu entendi: Agora a placa está sem o indutor PL15 e sem o PJ8 e mesmo assim continua o curto na fonte? Se for isso, o culpado será um dos componentes desta parte do circuito:
Postado 26 de Março de 2015 11 anos Autor hds-tec .....quase isso....... ta sem Q10(q ta morto(queimado)...com a remocao dele a fonte paro de dar curto quando liga, so q desligado medi os pinos 5678 deste fet em curto com GND PJ8 ta aberto ta sem PL5(nao PL15) mesmo assim o curto ta la!!!!!! percebi q os PQ30 PQ31 tudo em curto TB provavelmente foi um curto na linha 19 Vin
Postado 26 de Março de 2015 11 anos Ops, tem razão, é PL5. Então terá que injetar uma tensão no ponto BATT+ e ver se alguém aquece. Esta tensão pode ser de ±3v e ir aumentando a corrente aos poucos. Ou então retira o PQ30 e PQ31 para ver se o curto some.
Postado 26 de Março de 2015 11 anos @xircnunes, antes de fazer o que falei no post anterior, injete tensão no ponto abaixo (seta verde) para ver se esta parte está ok.
Participe agora da conversa!
Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.