Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

devolvido Rede WIfi predial.

Avalie este tópico:

Perciva

Posts em destaque

Olá pessoal.

Pretendo distribuir rede WIFI por todo meu condominio, porém não sei bem como devo proceder.

o condominio é esse , e o comprimento total é 120 metros.

Capturar.png.

a parte pintada de amarelo é a passagem dos carros e a "sala" das casas, e existem 20 casas (exatamente em baixo de cada caixa dágua vista na foto).

a fonte do Sinal está na casa 8 ( contando a partir da esquerda).

a ideia é distribuir o WIFI , de modo que toda área comum (pintado em amarelo) seja coberta , além de ter, no minimo, sinal dentro da sala de cada casa ( onde o morador pode colocar um repetidor WIFI e distribuir internamente).

Qual tipo de roteador usar, quantos e como interligar?

g4Asqi&key=757f2dd79eabd60d1b1211b5ebccd

Editado: por o__rionTG
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Apesar da ideia de usar repetidores de sinal ser a primeira a vir na cabeça, você deve levar em consideração vários fatores.

O primeiro deles é a queda de qualidade no sinal retransmitido. O segundo é a disponibilidade de cada equipamento (se um parar todos que estão conectados nele pararão também). O terceiro é a possibilidade de roubo.

Eu possuo um compartilhamento de internet em um prédio onde já morei e mantive após sair de lá.

Particularmente, prefiro utilizar roteadores - mesmo os de baixo custo - a repetidores.

No meu exemplo, são 4 andares com 26 apartamentos no total. Distribuí 6 roteadores e não tenho problemas de acesso e nem de sinal fraco. Atendo todos os apartamentos.

Para interligar os roteadores, passei o cabeamento de rede e energia (usando um nobreak para evitar surtos de tensão e quedas de energia).

Para gerenciamento da rede, bloqueio e liberação de usuários/pontos de acesso, utilizo um Mikrotik. Tenho acesso externo para fazer os cadastramentos, bloqueios e testes de funcionamento. Adicionalmente tenho um servidor com Terminal Service que me dá possibilidade de acessar a rede de fora e a cada um dos roteadores para manutenção, restart, etc.

Não tenho problemas com essa rede. Sempre sugiro que seja feita com cabos pela qualidade final ficar melhor.

Link para o comentário

@Bruno Faria, acho também que a solução por cabo seja boa.

mas a principio pensei em algo mais simples, você sugeriu algo realmente elaborado.

será que seria ruim simplesmente ligar 1 roteador wireless no meu router (thomsom) original da net, e a partir dessa ligar mais 2 roteadores e pronto?

Link para o comentário

Perciva, a princípio você pode fazer o teste de colocar apenas 3 roteadores, já que o ponto de origem é quase no meio do comprimento. Fica esse no meio e mais dois, um em cada ponta. Ou, na verdade, não na ponta exatamente, pois assim perderia uma fatia do raio de abrangência do sinal. Os roteadores das extremidades podem ficar a 20 metros do final do terreno.

Na área aberta da garagem você, com certeza, vai acessar sem problemas. A diminuição do sinal será para a sala dos apartamentos, pois as paredes farão barreiras contra o sinal, diminuindo a qualidade da conexão.

Como o cabeamento passará por todo o comprimento, caso seja necessário instalar mais roteadores, basta interceptar o cabo.

No exemplo que citei na outra postagem, o Mikrotik tem toda a gerência da rede, e os roteadores nele ligados são "terminais burros", apenas retransmitindo o sinal. Nos roteadores, os cabos de chegada e saída são ligados nas portas LAN e o DHCP deles é desligado. Porém, eles têm IP de LAN fixos da mesma faixa do Mikrotik, para que possam estar acessíveis em caso de necessidade de manutenção.

Convém verificar, no entanto, a questão levantada pelo colega

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.
, sobre a qualidade do sinal (e não a intensidade). Gostaria de ter mais detalhes sobre isso.

Link para o comentário

Para ilustrar melhor o que eu quis dizer na postagem anterior, veja abaixo a imagem. Os pontos em vermelho são os melhores prováveis locais para colocar os 3 roteadores (tomando como base a casa 08, como você citou). E os em azul são os prováveis pontos cegos ou com maior dificuldade de acesso dentro dos apartamentos.

Capturar2.png

Link para o comentário

Perciva, uma opção interessante  e de baixo custo são os  roteadores  modelo Win240 da Intelbras: Até 500 mW (27 dBm) de potencia ajustável e via hardware!

Ele ainda possui alimentação via POE , você pode alimentar os routers a partir de um unico ponto via cabo de rede direto na porta LAN1. e com um único nobreak servindo todos.

A antena é removível o que te possibilita colocar antenas mais potentes caso necessário! Ex: Equipamento dentro de uma caixa hermética e antena de 25 DBI externa ( não creio que vá precisar disso tudo).

Sugiro a interligação entre os roteadores  via cabo de rede. Pelo caso do custo p/ poder usar equipamentos menos robustos e caros.

Eu faria com 3 roteadores cada um com uma rede distinta tipo (setor 1, setor2, setor 3)  e aí dá pra usar alguns softwares que visualizam o sinal wifi, canal de operação, potência  etc para configurar e posicionar  da melhor forma os equipamentos.

Creio que com o sinal do router 2 você consiga cobrir tmb a área da piscina.

routers.jpg

Link para o comentário

• 4 semanas depois...

VOltando  ao assunto.

consegui cerca de 600/700 dilmas de verba para esse projeto.

Consegui um WOG212 da intelbras para teste e com ele atingi o prédio com certa qualidade, então a distibuição do sinal já não é mais um problema.

a problema que tenho agora é a questão que, para aprovação do projeto, o conselho do prédio colocou uma condição. Cada usuário ( ou casa com vários usuários) deve ter um acesso e senha exclusivo, para assim o condomínio poder de eximir em caso de acesso a conteúdo proibido por lei. Ou eu crio 20 SSID diferentes, ou crio alguma maneira fácil de configurar, autenticar o usuario e liberar o aceso a visitantes via senha previamente fornecida.

Link para o comentário

bem provavel que o eqpto sera um ubitiqui

ou um mikrotik

esse segundo é omnidirecional, que, em teoria, me pouparia o trabalho de colocar 2 aparelhos pois o primeiro é unidirecional.

porem o preço de 2x o primeiro e 1x o segundo é quase o mesmo.. existe tambem as soluções intelbras, que eu acabo preferindo pois tem um suporte técnico bem bacana aqui no BR

Link para o comentário

A diferenca entre o omni direccional ou o sectorial (ao menos aqui acho que se diz assim) é a qualidade do sinal. Com um voce centraliza toda a potencia do sinal em um setor e com o outro voce espalha um pouco para cada canto.

Mas acho que um nano loco é meio muito para este projeto. Ha anos que nao trabalho com telecomunicacoes mas acho que com uns Uni-fi bem distribuidos já teria que quebrar o galho.

BAixa esse soft ai do video, com ele voce coloca o equipamento desejado no lugar que quiser e tem uma ideia da cobertura do sinal.

Link para o comentário

o nano loco é um tanto barato, como minha verba permite, seria algo que não me deixaria com falta de sinal em lugar nenhum..

vou baixar o soft a noite e testo..

mas minha questão maior agora é o controle de acesso,  pelo que eu vi , alguns paarelhos da intelbras tem um controlo igual ao visto em aeroporto, que a rede  é  "aberta" mas apos se conectar voce precisa um login e senha pra liberar o acesso a internet.

Link para o comentário

Eu continuo indicando o Mikrotik. Nunca trabalhei com Ubiquiti e não sei se possibilita fazer o mesmo que um MK.

Com o MK você poderá criar um HotSpot. Quando alguém conectar na rede, aparecerá uma página inicial no navegador, configurada por você. Nesta página cada cliente terá que se autenticar com usuário e senha - que pode ser um usuário para cada casa, por exemplo. Ao se autenticar, o navegador pode ser direcionado a outra página (também configurável) e você aproveita para colocar lá informações sobre reuniões de condomínio, regras gerais, etc... ou seja, qualquer coisa que precisar.

Pode até mesmo criar links para tabelas com reservas de datas e horários para campo de futebol, piscina, churrasqueira, etc.

Como cada casa terá um usuário e senha, atingirá o objetivo e ficará dentro das leis.

Pode ter também uma opção para cadastro automático. Por exemplo, chega um visitante e deseja acessar na área comum, daí ele se cadastra e solicita autorização para acesso, ou então pode ser automaticamente liberado por determinado tempo (mas aí você termina perdendo o controle).

Colegas que usam/usaram Ubiquiti, informem se existem estas mesmas funcionalidades.

Link para o comentário

Os equipamentos da ubiquiti normalmente sao muito utilizados para distribuir internet via radio e até onde lembro também possuem muitas opcoes relacionadas com seguranca.

Outra opcao seria indepente do equipamento usado para distribuir o sinal, montar um Pentium 3 qualquer rodando um microtik piratao.

Link para o comentário

hotspot me parece uma boa ideia..  farinha, sabe dizer se vários usuários podem logar na mesma conta fornecida para uma casa? nunca configurei um troço desse, com relação a autenticação, toda vez que o cara sair e voltar da rede vai ter que autenticar novamente?

infos, quero um HDW dedicado, esse negocio de montar maquina pra fazer isso, acaba dando problema pelo SO pirata, depois o mk pirata tb, estou evitando já que é pro condominio, e eu como sindico tenho responsabilidade fiscal e criminal sobre as coisas que tão lá dentro.

Link para o comentário

Tem alternativas free, inclusive feitas por brasileiros, o

sabia o nome da parada.

Link para o comentário

Perciva, o MK possui sim a opção de vários clientes (cel, note, outro AP, tablet, TV, consoles, etc) no mesmo cadastro.

Se não me engano, você pode até cadastrar todos os MACs dos aparelhos com um único usuário, amarrando o MAC x IP x Usuário do Hotspot

Sinceramente, já trabalhei com equipamentos de rede da Intelbras e em termo de hardware são bons, porém em software são limitados. Não conheço este Hotspot deles, mas comparando com os outros sistemas que já usei, fica limitado ao que eles oferecem.

Comparando Intebras com o MK, seria igual vc ter um notebook que só rodasse MS-DOS. Já o MK vc pode usar o hardware da máquina para fazer o que quiser.

Claro que dá um pouco mais de trabalho na configuração inicial, mas depois esquece, só vai precisar fazer cadastramento e exclusão de usuários.

Link para o comentário

Caramba, alcance de 10km!!

Nunca ouvi falar nada desses aparelhos, um alcance desse e bem pequenos.

Não sei se ajuda vc como ideia, quando vou em empresas grandes e preciso usar a rede WiFi deles, o pessoal de TI me fornece uma senha de uma rede pra visitantes, por exemplo a rede Tha_visitante, assim eles conseguem monitorar mais fácil os visitantes e limpar todos uma vez por semana.

Os outros equipamentos são cadastrados pelo MAC na rede principal, ninguém acessa essa rede sem o cadastro do MAC.

Link para o comentário

O bfw (brazil firewal e router)  servidor linux brazuka, faz isso na moleza ! Esse se precisar posso ajudar!

Um pentium 3 com 512 memoria já roda, só bastam 2 placas de rede

Apesar de ser linux, a configuração dele é como se tivesse configurando um access point, tudo modo gráfico via navegador

(só a instalação de 3 minutos que não)

soluções já prontas, com certeza indico o MK como o farinha, já tem tudo pronto nele, só usar!

Pra acesso a convidados na área comum , eu indicaria o roteador que já comentei anteriormente Belkin cria redes, 2.4/5,8 ghz e rede convidado com autenticação via hot spot (direto no navegador do cliente)

Link para o comentário

paulo/farinha/byte/infos/Fdo , realmente estou tentado a comprar esse aparelho

aqui está o manual do SFW dele (routerOS), alguem se habilita a dar uma olhada rapida pra ver se somente com ele, ligado diretamente no meu roteador da NET eu consigo as funções que preciso?

a parte do hotspot me pareceu bem complexa

****edit: esse aparelho trabalha com 5ghz, isso vai me causar problemas de conectividade com os aparelhos, não vai?

Link para o comentário

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
  • Criar Novo...