Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Apple IMAC A1200 VGA CARD REF: 180-10473-0000-A01 Ajuda por favor!!!

Avalie este tópico:

Miguel7875

Posts em destaque

Boa tarde caros amigos,

Mais uma vez preciso de ajuda ao mais experientes...

Estou com dois imac´s A1200, que entrou ca com artefactos na tela e monitor externo.

Procedi ao reballing e continua com mesmos sintomas.

Encomendei chip´s novos e também continua igual...

Não encontro ca no fórum nemhuma informação acerca deste problema, foi pesquisar no Google e encontrei seguinte:

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

Falam na Bios EFI na própria VGA, mas não encontro dump ...e também tenho receio de o fazer...pois falam que pode danificar a placa??!!!

o procedimento não será o mesmo que programar bios ?

Espero que alguém me possa ajudar

Obrigado desde já a todos que possam ajudar!

IMG_1282.jpg.df18b47cfad38f08683689ff0f087e17.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa tarde caros amigos,

Também reballei as 4 memorias e continua igual...

Portanto... não é do chip, que é novo!

Vou encomendar 4 memorias novas pelo sim e pelo não...

Depois só me faltará programar bios da VGA card...

Depois posto resultado.

Mas amigos, ate ao momento não mereci qualquer resposta nem opinião de ninguem :(

Do qual estou a estranhar ... :( :( :(

aqui fica foto do que se passa neste momento.

IMG_1292.jpg.bbab34c61ce850fd39b4e75e47d220f2.jpg

Link para o comentário

É muito dificil aparecer Mac por aqui portanto nunca pesquisei isso, mas você já procurou algum memtest para Mac? Se der para carregar um teste de memória é provavel que você descubra se o problema é a memória sem precisar trocar. A não ser que o problema seja a memoria de video, aí complica. Já trocou aquele módulo para testar e tem certeza que o problema é ele?

Edit: O problema deles parece ser que a placa antiga deu problema, e por ser antiga é cara e dificil de achar, queriam substituir por um modelo diferente, só que as novas são incompativeis com o iMac em questão por diferenças na vbios(MXM efi rom) ou o que quer que seja, e no caso a solução é botar o eeprom/rom da placa antiga na nova, o que demanda a troca do chip pela rom antiga ser de 1mbit(128KB) e a nova 512kbit(64KB). Será que o problema que você está enfrentando é o mesmo? A placa que você está tentando reparar é a placa original desse iMac?

Outra coisa que vi alguns posts falando é que bootcamp no monitor externo fica normal, já tentou fazer esse teste?

Link para o comentário

Desde já obrigado e1D ,

Não tenho como correr memtest sem dar imagem, nem no LCD nem no externo...sintomas são os mesmos. ..

Carateres na imagem, mas já testei com outras memorias e esta igual..

Eu reballei Nvidia com chip novo e reballei memorias de vídeo" as mesmas da placa".

Sim a placa é a original do Imac.

Vou tentar  o bootcamp no monitor externo, já postou resultado...

Entretanto, será devo tentar programar bios EFI conforme site Apple, que tem actualizaçoes de firmware?

Será possível fazer através do programador de eprom? é que ficheiro baixado não é Bin ou Rom!!!

Link para o comentário

Se o seu problema for aquele, a atualização/rom que você precisa seria da placa gráfica, não do firmware efi do iMac.

Só que eu não acredito que a rom contida nessa atualização sirva para gravar diretamente, acredito que seja somente para update mesmo. Para gravar com programador acho que você precisaria do dump. Mas se você conseguir rodar Windows no monitor externo sem que ele trave, talvez você tenha como fazer a atualização pelo Windows.

Se windows rodar sem travar, faz dump do eprom do módulo gráfico com programador, solda o chip de volta, da boot no windows e tenta botar a rom da 7300gt que tem aqui usando nvflash:

(Outra opção é extrair a rom que está dentro do .dmg que você pode baixar do site da apple)

Você também poderia tentar gravar direto mas aquele arquivo tem 101KB então não sei se vai dar certo, mas se der errado é só voltar seu dump.

No primeiro post você falou que tem receio de fazer isso porque viu posts falando que o procedimento pode danificar a placa; O problema deles é que eles não tem programador de eprom, então se não funcionar por qualquer motivo pode "danificar" a placa simplesmente porque a ela vai parar de funcionar. Mas tendo gravador é só tirar o chip e restaurar o firmware original, então você não vai correr risco nenhum.

Link para o comentário

Se o seu problema for aquele, a atualização/rom que você precisa seria da placa gráfica, não do firmware efi do iMac.

Só que eu não acredito que a rom contida nessa atualização sirva para gravar diretamente, acredito que seja somente para update mesmo. Para gravar com programador acho que você precisaria do dump. Mas se você conseguir rodar Windows no monitor externo sem que ele trave, talvez você tenha como fazer a atualização pelo Windows.

Se windows rodar sem travar, faz dump do eprom do módulo gráfico com programador, solda o chip de volta, da boot no windows e tenta botar a rom da 7300gt que tem aqui usando nvflash:

(Outra opção é extrair a rom que está dentro do .dmg que você pode baixar do site da apple)

Você também poderia tentar gravar direto mas aquele arquivo tem 101KB então não sei se vai dar certo, mas se der errado é só voltar seu dump.

No primeiro post você falou que tem receio de fazer isso porque viu posts falando que o procedimento pode danificar a placa; O problema deles é que eles não tem programador de eprom, então se não funcionar por qualquer motivo pode "danificar" a placa simplesmente porque a ela vai parar de funcionar. Mas tendo gravador é só tirar o chip e restaurar o firmware original, então você não vai correr risco nenhum.

Dentro desse DMG e PKG não encontras essa ROM...pelo menos pelos arquivos não me parece que esteja lá esta a ROM desencriptada.

De qualquer forma tinha aqui esta, testa e depois diz alguma coisa. (Mandei por PM)

Link para o comentário

• 2 semanas depois...
  • 3 meses depois...

Conseguiu trocar as memorias

???

Link para o comentário

• 3 semanas depois...
  • 4 meses depois...

Que nada

to na mesma, pensei em comprar de fora essa placa, mas com dólar nesse absurdo e a receita taxando quase 100% ta dificil demais

To com 2 Aqui parado =/

Link para o comentário

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
  • Criar Novo...