Ir para conteúdo
View in the app

A better way to browse. Learn more.

EletrônicaBR.com

A full-screen app on your home screen with push notifications, badges and more.

To install this app on iOS and iPadOS
  1. Tap the Share icon in Safari
  2. Scroll the menu and tap Add to Home Screen.
  3. Tap Add in the top-right corner.
To install this app on Android
  1. Tap the 3-dot menu (⋮) in the top-right corner of the browser.
  2. Tap Add to Home screen or Install app.
  3. Confirm by tapping Install.

Estudo Básico Sobre Cristais

Featured Replies

Postado

Boa tarde galera, segue em anexo um materialzinho que achei na net sobre cristais, as vezes com tantos componentes, como mosfets, transistores e afins, quase não damos importância a este também importante componente dentro do circuito. Só passei pro word o que achei no site do Burgos, já tive a oportunidade de obter uma de suas obras e recomendo a todos. As fontes estão no final do material. Pra quem ajudar agradeço pelo aplauso. Abraços.

CRISTAIS.pdf

Postado

realmente, quase nao vejo ninguem falando de crystal aqui no forum, mas muito boa dica.

Postado

muito bom, este e um componente que gera muitos problemas em vários circuitos e sempre e bom ter informações a respeito.

parabéns.

Postado

O componente mais subestimado da electrónica moderna. Um aplauso.

Uma vez me disseram que a maior invenção do século XX era o parafuso e eu tive que pensar o que seria da nossa vida sem eles e dar razão.

• 2 meses depois...
  • 2 semanas depois...
Postado

Olá a todos. Fiz um curso a um tempo atrás e o professor disse que é muito difícil (claro, não impossível) dar defeito nesses cristais. É comum dar defeito em cristais a ponto de "sempre" se preocupar com ele?

• 3 semanas depois...
Postado

É comum dar defeito em cristais a ponto de "sempre" se preocupar com ele?

sim, deve sempre preocupar-se com os cristais, tendo em conta os sintomas que a placa apresenta.

• 8 meses depois...
Postado

parabéns por esse post, estou comentando pra ressuscita-lo devido a importância desse componente no circuito digital, aplaudido  :D

Postado

Para quem não pode ainda comprar um osciloscópio, eu recomendo a compra deste pequeno aparelho que medi os cristais de placa mãe de desktop e também de notebooks. O teste é bem simples, você retira o cristal e coloca suas pontas nas garras, caso ao apertar o pequeno botão o led acenda, o cristal está bom, caso não acenda é está defeituoso.

Comprei e gostei do produto. Pelo fato de ser barato, e também ser essencial numa bancada, creio que devemos ter um desses.

Você não tem permissão para visualizar links. Faça login ou cadastre-se.

Postado

gilsonam, tem um monte de projetos de testes de cristais na Internet para montar, de graça, e os componentes são todos baratos. Faça uma pesquisa no Google que vai achar uma penca.

Postado

gilsonam, interessante é que eu parei para olhar a apostila que o colega gustavosixel postou no tópico e acho que o que esse cara está vendendo no ML é exatamente o projeto da última folha da apostila. ;)

Se você comprou um, pode abrir e confirmar.

Postado

No meu celular, o arquivo PDF, abriu apenas 3 páginas. Certa vez encontrei um material mais robusto, vou procurar e colocar aqui tb. Quem sabe compilando tudo, vai-se criando um pdf definitivo.

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

Account

Navigation

Pesquisar

Pesquisar

Configure browser push notifications

Chrome (Android)
  1. Tap the lock icon next to the address bar.
  2. Tap Permissions → Notifications.
  3. Adjust your preference.
Chrome (Desktop)
  1. Click the padlock icon in the address bar.
  2. Select Site settings.
  3. Find Notifications and adjust your preference.