Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

devolvido Windows Server servidor de arquivos

Avalie este tópico:

Junior Montanheiro

Posts em destaque

Ola pessoal trabalho com manutenção de computadores mais até hoje nunca tinha pego algum cliente que precisa-se configurar um servidor de arquivos para um escritório usando windows server. Eu baixei a versão Windows server 2012 r2 mais não faço ideia de como configura-lo ou fazer os outros pcs se conectarem a ele para compartilhamento de arquivos.

Alguém pode me ajudar?

g4Asqi&key=757f2dd79eabd60d1b1211b5ebccd

Editado: por o__rionTG
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigo, para que eu possa ajudar eu preciso de alguns detalhes:

Qual é a perspectiva do cliente com essa maquina? esse servidor é um servidor de domínio,  arquivos e impressora ou apenas um servidor de dados?

Se o seu plano for simplesmente usar este servidor para compartilhar pastas e delegar acessos, é bem simples.

Instale o Windows normalmente, crie as pastas que deseja e simplesmente compartilhe elas.

Uma boa dica para controlar o acesso é criar diferentes usuários no servidor (Para evitar de ter que reconfigurar o acesso toda a vez que um pc da rede for formatado).

Por exemplo:

Crie as pastas à serem compartilhadas ex: Recursos Humanos, Comum, Administrativo, Tecnologia

Crie os usuários no Windows: RH, ADMINISTRACAO e TI

Vá a pasta Comum E adicione permissões à todos estes usuários que você criou.(Nunca deixe a opção TODOS compartilhada principalmente em redes que tem WIFI)

Vá a pasta Tecnologia e adicione permissões de leitura e gravação ao usuário TI.

Vá a pasta Recursos Humanos e adicione permissões de leitura e gravação ao usuário RH.

Vá a pasta Administrativo e adicione permissões de leitura e gravação ao usuário ADMINISTRACAO.

Feito isso, vá nos computadores de cada terminal da rede e use as credenciais do setor que aquele computador é utilizado.

Por exemplo: Vá no computador da moça do RH e tente acessar o servidor "vamos supor que seja \\servidor"

O servidor vai enviar como resposta o pedido de credenciais, ai voçê coloca as credenciais relativas à area no caso seria servidor\RH e a senha...(MARQUE A OPCAO SALVAR CREDENCIAIS)

Feito isso, já é para aparecer para voçê todas as pastas disponiveis no servidor, mas você só terá acesso à pasta COMUM E RH, para agilizar o processo você pode fazer um MAPEAMENTO das duas pastas no computador da cliente, bem como deve salvar as credenciais quando logar a primeira vez no servidor.

Link para o comentário

Obrigado pessoal, vou tentando aqui, obrigado pela ajuda Daniel então eu estou para configurar um servidor para um escritório de contabilidade! A pessoa quer q os outros computadores na rede possa acessar o servidor apenas para conferir ou copiar algum documento de clientes.

Assim não fica bagunçado a procura de arquivos e a pessoa usa apenas atalhos na maquina. O servidor vai ficar servindo de arquivo. Vou tentar aqui e vou postando os resultados. obrigado

Link para o comentário

• 1 mês depois...

Junior, há muitas coisas que podem ser "incorporadas" neste tipo de instalação de servidor, mapeamento automatico de pastas, ter um controle mais abrangente de acesso e permissões (modificar, excluir como exemplo), então dê uma lida para que você faça o melhor e ser assim indicado para outras empresas.

abraço.

Link para o comentário

Pessoal, depois de criado as pastas com os documentos como faço para criar os usuários? E depois de criado como faço para acessar as pastas que o usuário criado tem permissão de ver por outro pc da rede? Desculpa da pergunta mais de server e rede eu não sei nada.

Link para o comentário

Crie os usuários, depois de criado, crie as pastas correspondentes aos usuários, ou qualquer pasta.

Depois de criar a pasta, clique com o botão direito ->Propriedades e Segurança, e Adicionar os usuários que terão permissão para acessar. Sempre deixe o Administrador para todas as pastas.

Link para o comentário

• 2 semanas depois...

Olá amigo,

Explique certinho tudo o que precisa fazer com esse servidor.

Se você não tem experiência com windows server, eu recomendo você inicialmente ter uma base com o windows 2003. É mais fácil de aprender, porém menos seguro.

Me conte certinho tudo que pretende fazer com esse servidor. que vou dar uma dica simples.

Grande abraço.

Link para o comentário

• 2 meses depois...

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.
, Não esqueça de atualizar ou finalizar seu tópico.

Grato.

Link para o comentário

Amigo vamos lá , vou tentar fazer um passo a passo simples que te levara para seu destino. Tudo no windows server é feito no ad "Dominio do Adiministrador" vc poderá criar as pastas manuais e depois criar todos os usuários no ad dando-lhe permissões para acessar suas respectivas pasta com permissões de acesso , escrita e gravação. qualquer duvida poste mais informações para podermos ajuda-lo ok.

Link para o comentário

• 2 semanas depois...

Olha esses Vídeos amigo, me ajudou bastante talvez te ajude.

- Windows Server 2012 - Servidor de Arquivos - Trabalhando com Quotas

- Servidor de Arquivos, Compartilhamento e Permissões - Windows Server 2008 R2

- Compartilhamento e Permissões de Acesso a Arquivos e Pastas no Windows Server 2012

Link para o comentário

• 1 mês depois...
  • 1 mês depois...

Só uma coisa amigo, entenda que em grupo de trabalho os usuarios que vc cria no servidor são diferentes dos que estão nas estações de trabalho e o usuário não percebe isso. Se atente a criar os usuarios e anotar a senha dos mesmos que isso vai te dar bastante trabalho depois.

Usuário é bixo do cão.

Link para o comentário

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
  • Criar Novo...