Postado 16 de Novembro de 2015 10 anos Pessoal, mesmo isso fazendo parte mais para o lado de games, acredito que essa dúvida se enquadra melhor aqui(movam o tópico se for necessário). To com uma fonte, que certamente já foi consertada. Visualmente já vi que 1 capacitor está estufado. O que estou tentando entender é o que foi feito ali, porque pela matriz da placa dá para perceber que aquele capacitor não é o mesmo valor de fábrica, e provavelmente por esse motivo deve ter rompido o dielétrico do componente. Vou esclarecer com imagens para ficar mais nítido o problema: C1: 150uF - 420v C2: 47uF - 250v Pela matriz ali, eu acredito que seja uma associação paralela de 2 capacitores iguais. Mas não consigo achar nenhum diagrama da fonte. Que métodos mais seguros posso efetuar para ver o funcionamento correto da fonte? Meu medo é tentar colocar outro igual, e acabar queimando outro cara. Desculpem por essa dúvida besta, mas sou iniciante na área prática. Um abs!!!
Postado 16 de Novembro de 2015 10 anos Pelas imagens ela se parece com uma fonte de um post daqui do forum Você não tem permissão para visualizar links. Faça login ou cadastre-se. Essa fonte possui chave seletora de voltagem ou ela eh do tipo 90VAC ~240VAC ? Qual(is) o(s) codigo(s) do(s) circuito(s) integrado(s) existente(s) nessa placa ? Seria um TNY276PN como parecido com o do esquema abaixo ?
Postado 17 de Novembro de 2015 10 anos Autor Então Você não tem permissão para visualizar links. Faça login ou cadastre-se. Achei uma PCB aqui, que visualmente é idêntica a essa, ela está com 2 capacitores de 330uF / 200v. A fonte é VAC ~ 127v.
Postado 17 de Novembro de 2015 10 anos Tudo indica que a entrada da fonte é um dobrador de tensão identico ao usado nas fontes de alimentação PC-ATX e a tensão geralmente fica entre 155V ~ 170V sobre cada capacitor e eles ficam ligados em série conforme indicado na figura abaixo. NOTA: No caso de 110V a chave seletora de voltagem deve ficar fechada
Participe agora da conversa!
Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.