Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Realmente 99% dos problemas dos notebook é a BIOS?

Avalie este tópico:


Leonm

Posts em destaque

Olá pessoal, tudo bom? Minha dúvida é: "realmente a bios dá tanto problema assim?" pois vejo constantemente no fórum o pessoal mandando regravar a BIOS, muitas das vezes nem testam outras coisas. A pessoa vem pedir ajuda: "estou com um note que não dá video", dai o pessoal já responde "regrava a bios". Outro pergunta "meu note não carrega, o que eu faço?", dai o povo responde "regrava a bios". Outro pergunta "Meu notebook não tem nenhuma das fontes" dai o pessoal responde "regrava a bios".

Tendo em vista isso que comentei, poderiam me ajudar a entender isso? pois pra mim não faz sentido algum. Não sou experto em manutenção de notebooks e gostaria de entender melhor sobre isso.

 

Seria a Bios o mal de todos os notebooks com defeito? 

:D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Leon, infelizmente o forum ficou um pouco bagunçado, com o sistema de "joinhas"muitos tentam ganhar o positivo a qualquer custo, e sequer leem o problema e ja chutam alguns procedimentos.

 

Você tem razão.. alguns modelos costumam dar defeito em bios mais frequentemente como o caso do hp g42, mas de modo geral eu diria que nem 10% das vezes o defeito está na bois.

 

Cada caso é um caso, e precisa ser analisado antes de chutar procedimentos padrões como o caso de gravar bios, fazer reballing etc.

 

Ps. Desconfie das respostas sempre, pois mesmo na intenção de ajudar as vezes o "colaborador " nem pensa no que esta respondendo.

 

Espero ter ajudado.

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.
eu não diria q a porcentagem q vc colocou aqui 99% é a correta, mas vamos lá a uma modéstia explicação: o EC (I/O) e a Rom Bios é quem comanda tudo na placa tanto é q estes 2 componentes dependendo do projeto recebem tensão quando a placa ainda esta em stand-by a maioria dos comando ou se não todos passam por estes 2 certo, com certeza alguém com mais profundo conhecimento q eu vai explicar melhor. O EC (I/O) ao pluga o carregador ele recebe um pulso avisando q o carregador tá na corrente elétrica a alimentar a placa. Encare a Rom Bios como sendo cérebro do EC(I/O) ela comanda ele por isso q quando se tem um corrompimento do arquivo da Rom Bios a placa pode apresentar diversos problemas dai a recomendação de se fazer a regravação dela para só então ver outros pontos de outros circuitos ok!
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boas!!

Não diria que esse percentagem seja assim alta, mas concordo que tem bastante incidencia.

A sugestão de regravar a bios é tambem porque o processo é tao simples e rápido que melhor começar por aí antes de começar a perder umas horas na analise do restante.

 

Discordo é do colega

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.
quando fala e passo a citar

Leon, infelizmente o forum ficou um pouco bagunçado, com o sistema de "joinhas"muitos tentam ganhar o positivo a qualquer custo...

Não creio que o forum tenha ficado bagunçado, na verdade parece-me ser um bom sistema, só nao se pode culpar o sistema e quem usa lhe dá uso errado.

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boas!!

Não diria que esse percentagem seja assim alta, mas concordo que tem bastante incidencia.

A sugestão de regravar a bios é tambem porque o processo é tao simples e rápido que melhor começar por aí antes de começar a perder umas horas na analise do restante.

 

Discordo é do colega

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.
quando fala e passo a citar

Leon, infelizmente o forum ficou um pouco bagunçado, com o sistema de "joinhas"muitos tentam ganhar o positivo a qualquer custo...

Não creio que o forum tenha ficado bagunçado, na verdade parece-me ser um bom sistema, só nao se pode culpar o sistema e quem usa lhe dá uso errado.

 

  :-* :-* :-* perfeito amigo assino em baixo e concordo com suas palavras.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigos obrigado pela respostas de vocês, me clareou sobre o assunto. Eu ficava com essa dúvida pois em todas as situações se mandava regravar a bios. Como eu disse antes, não sou experto no assunto, na verdade sou mais curioso. Inclusive sou geneticista, mas adoro eletrônica. gosto de mexer em notebooks. acho motivante o aspecto de ter que solucionar um problema. Diante disso, gostaria de saber de vcs um sistema de gravação de bios que eu poderia adquirir. Lembrando que, não vivo de manutenção de computadores, então não pode ser um sistema caro, teria que ser algo  barato, na verdade seria mais para eu ter uma outra ferramenta de aprendizagem. Novamente, grato pelo tempo dispensado. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador Global

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.
, veja isso:

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu me expressei mal quando disse que o forum esta bagunçado, na verdade as pessoas estão afoitas pelos joinhas e postam "muitas vezes "coisas sem sentido só para ganhar o positivo.

 

Basta olhar muuuitas "dicas "e tentativas de ajudas inúteis e/ou repetidas.

 

Quanto a questão da bios, creio que nem 10% dos casos que eu pego são problemas de bios. Pode ser só coincidência.  ( salvo alguns modelos que 90% são bios ( caso do g42 ) rs.

 

Sem mais.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador Global

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.
, quanto à sua dúvida, concordo com o colega , há de se analisar bem as informações postadas pelo usuário antes de sugerir uma regravação de bios, mas como é um procedimento simples de ser efetuado, talvez seja essa a razão.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Levantei esse questão quando tudo era BGA, famosa época dos padeiros, eu mesmo recomendo muito a gravação do Bios quando o note não liga, por que, se o usuário comparar o arquivo original com o que ele ta gravando e fizer um backup da mesma, não traz malefício algum ao reparo, por contrapartida rebalar um bga traz grandes risco muitas vezes condenando de vez a placa, obvio que se não tem 19v volts não adianta regravar o bios, mas se tem 5 e 3v, botão start cai a 0, regrave o bios, se não der certo continue analisando deixando sempre reball na ultima opção de teste,salvo em casos concretos como pelo exemplo uso do M.E pelo mesmo é assim que estou trabalhando,sucesso a todos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

pois é amigo muitos no fórum só querem saber de joinha para ter acesso aos casos resolvidos muita das vezes nem estão interessados em ajudar!!

 

mas o problema de bios é diverso cara:

 

Notebook não tem tensão primaria = pode ser bios

notebook tem tensão primária mas não liga = pode ser bios

faltando a tensão gfx_core = pode ser bios

 

teve até um caso que notebook não funcionava o audio e fazendo a bios voltou a funcionar

 

isso sem falar nos modos legacy e uefi que dependendo da bios o sistema não entra!!!

 

muita das vezes o sinal RSMRST se a bios não tiver trabalhando corretamente esse sinal não aparece!!!

 

Boa parte dos problemas se resolve fazendo a bios 40%

 

eu fiz até um tutorial pra quando se deve gravar ou atualizar uma bios:

 

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigos obrigado pela respostas de vocês, me clareou sobre o assunto. Eu ficava com essa dúvida pois em todas as situações se mandava regravar a bios. Como eu disse antes, não sou experto no assunto, na verdade sou mais curioso. Inclusive sou geneticista, mas adoro eletrônica. gosto de mexer em notebooks. acho motivante o aspecto de ter que solucionar um problema. Diante disso, gostaria de saber de vcs um sistema de gravação de bios que eu poderia adquirir. Lembrando que, não vivo de manutenção de computadores, então não pode ser um sistema caro, teria que ser algo  barato, na verdade seria mais para eu ter uma outra ferramenta de aprendizagem. Novamente, grato pelo tempo dispensado.

 

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.
existe diversas marcas de gravadora de Rom Bios e elas vem com o programa e os modelos dos CIs certo a q eu uso é esta aqui da imagem muito boa tem muitos modelos de Rom e agora também modelos de EC(I/O) q precisam ser regravados pq vem com uma memória flash ROM interna. Te recomendo a estudar mais sobre o assunto conhecer mesmo o funcionamento do CI Rom Bios aqui mesmo no Fórum tem bastante material a pesquisar na net tbm se tem muita coisa pq quanto mais conhecimento dominar melhor será a analise!

TL866CS.jpg.cf3c4a1abee993093b29beb0f8b118b0.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Este tópico foi movido para a área correta >

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...