Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Sendo passado pra trás em assistência técnica

Avalie este tópico:

Posts em destaque

Pessoal, boa noite.

Gostaria da ajuda de vocês no seguinte caso!

Tenho um Notebook Samsung, com um core 2 duo 9550, acho que é esse processador, não tenho certeza.

Pois bem, ele começou a apresentar um defeito assim: Quando estava desligado totalmente, frio e o ligava, ele desligava em seguida. No começo fazia 1 vez, e ao ligá-lo novamente ele ligava. Após algum tempo começou a ser constante, ligava e desligava toda hora, com ele frio. Após conseguir se manter ligado ele funcionava normal por dias sem desligar, mas se desligá-se dava o mesmo problema na hora de ligá-lo novamente.

O que fiz, mandei pra assistência técnica, e esse é o problema.

O técnico cobrou R$ $$$ reais pelo concerto, até ai OK, caro mas OK.

O problema é o defeito que ele disse que o aparelho tem, foi o que me deixou com a pulga atrás da orelha.

Ele disse que o defeito é no SEMICONDUTOR EM BAIXO DO PROCESSADOR.

Sim em baixo do processador e a palavra SOCKET saiu da boca dele.

Dai fiquei pensando, em baixo do processador, no Socket tem semicondutor?

Caso não tenha ele ta me enganando e nem farei o concerto. Gostaria da opnião de vocês. Não me lembro o modelo do notebook agora, mas não é tão antigo assim não.

Obrigado por quem ajudar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Claro que tem semicondutor em baixo sim, tem por exemplo o Nec Tokin que muitas vezes dá problema, por estas que hoje em dia somente digo defeito na placa mãe, conserto X reais, garantia Y.

Não tem como dizer exatamente onde é o defeito ao cliente, isso faz parte do diagnóstico do técnico e reparação. São detalhes técnicos.

Já vi caso de dizer ao cliente onde é exatamente defeito e o cara ter a cara de pau de dizer que ia fazer por si mesmo.

Uma assistência técnica damos um orçamento para manutenção do equipamento, explicamos se é placa mão, se é tela, se é HD, se é bateria, o cliente faz ou não o serviço de acordo com o orçamento e confiança que ela sinta no técnico, muitos detalhes não tem como pois na maioria das vezes se tem um valor X pra manutenção na placa e caso aprovado o técnico vai atrás do defeito pra resolver.

O componente em si para o funcionamento é de valor muitas vezes irrisório, mas pra achar ele é a capacidade técnica de cada um, pois é proporcional ao conhecimento que ele teve anos até chegar a esse ponto.

Minha opinião pessoal.

Roberto

Link para o comentário

Amigo, eu acho que ele quis se referir as soldas entende? Soldas embaixo dos Chipsets :D . No caso o problema seria Reballing , ele teria que refazer as soldas entende?

Pior que acho que não foi isso que ele quis dizer, porque disse que vai substituir a peça.

E ele disse que é bem embaixo do socket do processador. Dai minha dúvida, Pelo que sei não existe nem um semicondutor em baixo do processador, mas queria confirmar isso.

Link para o comentário

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.
, Se o Técnico lhe deu explicado de maneira detalhada o defeito, faça se estiver dentro do seu orçamento. O mesmo lhe dará garantia do serviço prestado. No final das contas o técnico não vai querer incomodo com cliente, ele vai fazer o serviço vc vai pagar e ele não vai querer que vc fique Chatiando ele com o mesmo defeito.

Eu aqui faço o serviço bem como o explicou, placa mãe tanto, tela tanto hd tanto, tem muito espertinho que só que saber o que é e depois vem nos fórum ficar perguntando.

Se não tem confiança no mecânico, técnico etc. fica difícil para ambas as partes.

Se for uma empresa idônea, será feito o serviço, lhe dará nota fiscal e garantia no serviço prestado...

Link para o comentário

Claro que tem semicondutor em baixo sim, tem por exemplo o Nec Tokin que muitas vezes dá problema, por estas que hoje em dia somente digo defeito na placa mãe, conserto X reais, garantia Y.

Não tem como dizer exatamente onde é o defeito ao cliente, isso faz parte do diagnóstico do técnico e reparação. São detalhes técnicos.

Já vi caso de dizer ao cliente onde é exatamente defeito e o cara ter a cara de pau de dizer que ia fazer por si mesmo.

Uma assistência técnica damos um orçamento para manutenção do equipamento, explicamos se é placa mão, se é tela, se é HD, se é bateria, o cliente faz ou não o serviço de acordo com o orçamento e confiança que ela sinta no técnico, muitos detalhes não tem como pois na maioria das vezes se tem um valor X pra manutenção na placa e caso aprovado o técnico vai atrás do defeito pra resolver.

O componente em si para o funcionamento é de valor muitas vezes irrisório, mas pra achar ele é a capacidade técnica de cada um, pois é proporcional ao conhecimento que ele teve anos até chegar a esse ponto.

Minha opinião pessoal.

Roberto

Obrigado pela resposta.

No caso, entendo seu lado e o dele, se ele me mostra-se qual é o defeito eu não tinha coragem de não fazer o serviço depois que ele achou o problema e deixar ele na mão. Alias lá onde levei, caso não faça o serviço tem uma despesa de R$ 80,00 reais pelo tempo do técnico, acho justo.

O que não concordo é ser passado pra trás, como muitos "técnicos" de Youtube por ai fazem com as pessoas.

Achei estranho ele citar que o semicondutor está em baixo do Socket do processador e que iria substituí-lo. Se for verdade OK, ficará bom, mas meu medo é ser enganado, ele dar uma garibada e o problema voltar. Já abri esse notebook para limpeza, troca de pasta térmica e troca de processador por um mais potente, e em baixo da placa mãe só tem aquelas esferas/pecinhas no meio e mais nada. Se aquilo for semi condutores OK, resolvi perguntar para ter certeza, mas se não for, evito pagar gato por lebre.

E obrigado pelas resposta até agora.

Link para o comentário

, Se o Técnico lhe deu explicado de maneira detalhada o defeito, faça se estiver dentro do seu orçamento. O mesmo lhe dará garantia do serviço prestado. No final das contas o técnico não vai querer incomodo com cliente, ele vai fazer o serviço vc vai pagar e ele não vai querer que vc fique Chatiando ele com o mesmo defeito.

Eu aqui faço o serviço bem como o explicou, placa mãe tanto, tela tanto hd tanto, tem muito espertinho que só que saber o que é e depois vem nos fórum ficar perguntando.

Se não tem confiança no mecânico, técnico etc. fica difícil para ambas as partes.

Se for uma empresa idônea, será feito o serviço, lhe dará nota fiscal e garantia no serviço prestado...

Eu vou fazer o serviço, não tenho escolha. Mas não to perguntando pra dar uma de esperto, só não quero ser passado para trás. da mesma forma que tem espetão tentando dar uma de sabichão para cima de quem trabalha com isso, tem também os picaretas que que levam no bico as pessoas leigas.

Só queria saber mesmo se lá procede um semi condutor.

Obrigado pela resposta

Link para o comentário

Então mude o título do seu tópico, ficou estranho, Coloque Duvida se existe semi condutor em baixo do Socket do Processador!!!

Edit. Assim Vc ta julgando o técnico, sem saber se existe ou não, antes de vc saber!!!

Valores não precisa colocar é contra as regras do fórum.

Link para o comentário

Não vou trocar o título, desculpe se ficou ofendido. Não coloquei o nome da assistência nem a cidade.

Pessoal, não quero criar briga, só queria saber o teor da pergunta e expliquei o motivo. Se acharem que está ofensivo para o site pode deletar a questão.

Link para o comentário

Não é questão de informar nada é seguir as regras do Fórum amigo.

Link para o comentário

Ok "colega" podem apagar o post. Não entrarei em atrito com gente atacada

Colega, tem essa regra aqui também --> 2.2.3  Comentários em público sobre o comportamento indevido de certo usuário, não tente se comportar como moderador.

Aprende a lêr pra depois vim de sermão!

Falou!!!  :(

Link para o comentário

Atendo-se ao conteúdo do tópico criado pelo colega

, acredito que quando o técnico falou "embaixo do processador" quis dizer do outro lado da placa, e não exatamente no socket ou embaixo do processador.

Link para o comentário

O colega está mostrando a você as regras, não vejo porque se mostrar ofendido e sair dizendo que não sabe ler. Imagina se não houvesse regras como seria as coisas.

Como já disse, existe sim semi-condutores em baixo do processador, pode ser que sua placa não tenha logo embaixo, mas muitas vezes tem sim, mas não é algo que se discuta pois precisa ler muito pra entender.

Picaretas tem muitos mesmo, principalmente no youtube de vídeos que o cara enrola o notebook ligado num lençol, de gente que coloca num forno, que usa secador de cabelos, etc e ainda deixam a entender que os técnicos que são os picaretas, mas não informam nem sabem exatamente o porque voltou a funcionar e nem sabem que é algo muito temporário e perigoso, mas fazer o que se alguns querem acreditar.

Cliente que vem com desconfiança, piadinhas ou indiretas, nem pego, digo logo pra comprar um novo, respeito sempre é bom e todos gostam.

Quem sabe ler, tá vendo que você tá afirmando que está sendo passado para trás (só ler o título) e isso que o colega sugeriu para mudar e você já mandou o cara aprender a ler. Se fosse dúvida você deveria colocar uma interrogação.

Educação é bom pra todos e ninguém faltou com a mesma pra você.

Boa noite.

Roberto

Link para o comentário

O técnico foi genérico na sua resposta, e entendo que os colegas já justificaram isso, portanto acredito que neste ponto não haja qualquer dúvida. Em relação a questão dos semicondutores, o técnico a meu ver não faltou com verdade, pois a maioria dos componentes de uma placa mãe são semicondutores. O chip, o processador, os diodos, os transistores, os leds, os mosfets, etc. Vejam no datasheet de um mosfet o que está escrito na primeira linha.

AO3407A.jpg.c1401f0f04f8cf34f56342cf0c0c2c8d.jpg

Link para o comentário

entramos uma questão delicada e complicada.

se esse técnico falou do nectokin alguém aí já substituiu um nectokin por outro?

em geral muitos técnicos trocam os capacitores de tântalo e funciona de boa.

mas não e passado ao cliente o que foi feito pt que se trata de uma adaptação, eu mesmo não consigo resoldar um componente desse, mas dependo do jeito que falar vai parecer uma gambiarra.

Não concordo de fazer um orçamento e depois o cliente pegar e dizer: OK vou levar pra casa e vou arrumar, ou: blz, vou levar num técnico colega meu que vai fazer isso aí mais barato agora que sei o problema.

Também acho que não precisar passar pro cliente os detalhes técnicos do conserto, são detalhes técnicos e envolve muito tempo explicar as vezes fazer entender essas coisas.

Link para o comentário

Ok "colega" podem apagar o post. Não entrarei em atrito com gente atacada

Colega, tem essa regra aqui também --> 2.2.3  Comentários em público sobre o comportamento indevido de certo usuário, não tente se comportar como moderador.

Falou!!!  :(

É facto que tem membros que nao merecem o tempo despendido para responder as suas duvidas, e este é um bom exemplo disso.

Obs.: Não precisa ser moderador para indicar as regras do forum aos demais, é uma questão de senso comum.

Link para o comentário

,

A observação do colega , é pertinente sim.

Veja a função de um Técnico Colaborador

Já que citou regras, está infringindo uma delas:

2.2.1 -  Ofensas de qualquer tipo... elas podem ser entendidas de forma incorreta e gerar discussões.

Voltando ao tópico:

O técnico que passou esta informação, acredito que o fez de um modo genérico.

Quando passo um orçamento a um cliente final, procuro informar o defeito de maneira que o mesmo possa entender.

Evito palavras técnicas para não dificultar a compreensão e gerar dúvidas (como a sua).

Neste caso, eu diria:

"O circuito do processador precisa de reparo.

O preço é X e tem garantia de Y meses.

O serviço ficará pronto em N dias depois de aprovado".

Como também já mencionado, o preço depende da região/cidade/estado e da experiência do técnico em avaliar o defeito.

Link para o comentário

Sobre as regras, creio que estava se referindo a parte que não se pode colocar valores.

Enfim, deve ter entendido errado e reagiu mais errado.

Gostei do tópico, pois mostra o outro lado do balcão, como uma informação pode ser digerida pelo cliente.

Pois é

dessa forma fica bom também, mas ainda prefiro dar orçamento de reparo na placa mãe e ainda informo o preço em média de uma nova, pois é muito melhor reparar do que comprar uma nova com preço absurdo e ter a mesma garantia.

Muita gente gosta de levar o equipamento em vários lugares pra tentar ver o melhor preço, mas não imagina o quanto isso é ruim, pois cada um vai metendo a mão na placa e ainda avacalha o mercado pois o cidadão ainda vai levando os orçamentos, olha quando me cobraram e aqui diz que é defeito no circuito do processador, ou problema de Bios, etc. E as vezes ainda tira o foco do problema, quem nunca pegou notebook com outros orçamentos e não era nada a ver com o informado no orçamento.

Sobre cobrar orçamento, fica a critério de cada um, eu prefiro não cobrar, mas já informo o preço da manutenção na placa mãe em média, pois as vezes não importa o valor sempre o cliente não vai querer fazer o serviço. O caro e o preço é relativo, lembrando que a maioria de nós vive de nossos serviços e alimenta suas famílias, além de ser um preço justo temos que lembrar que damos garantia e muitas vezes até saímos no prejuízo.

Quem acha que se cobra muito caro, eu mesmo nunca vi técnico rico, rsrs. Pra ganhar mais tem que ser mais empresário do que técnico.

Abraço.

Roberto

Link para o comentário

Sobre o preço e passar a perna e tal, uma vez escutei de um português de Portugal:

-Cada um sabe quanto vale o seu tempo.

Em casa em meus trabalhos extraordinários (não que 8 das 18 eu seja um ordinário) adotei as seguintes práticas:

Só pego trabalho com orçamento pré aprovado, ou seja:

Até XXX,XX reais já faço o serviço, se for mais caro ligo avisando.

Sobre falar o defeito ou não, geralmente eu falo que era DEFEITO NA PLACA, e já deixo "na ponta da língua" o preço de uma placa nova:

Cliente:

- E ai, quanto ficou o serviço e qual era o defeito?

Cachorro:

-Era um defeito na placa, uma placa nova custa XXX,XX, e o reparo fica por XXX,XX.

Cliente:

- Nossa, que bom que vc consertou, não teria dindin para uma placa nova.

Cachorro:

-AAAAAAAAAaaaaaaaaaaaaauuuuuuuuu

Devido a situação ética do ramo da informática, é normal os clientes ficarem com a pulga na orelha.

Cabe a eles buscarem um profissional confiável, e ao técnico dar a devida garantia do serviço realizado.

Link para o comentário

Ou ele fez reflow no socket q eu acho que nao fez, ou tirou os filtros nec w colocou capacitores.

Talvez o cara pode ter ate trocado a placa por outra  e falou que mexeu em outra coisa a questão e ta ok?  Deu a garantia?

Nao tem como nos técnicos chegar para um cliente e informar que resolvemos um problema em um mosfet duplo canal n que nao estava chaveando corretamente, ou mesmo que tinha 1 resistor de 10k  alterado e etc e etc, o cara resumiu so para dar uma resposta isso e normal.

Se nao confia nele leve em outro da próxima vez especular sem ver o equipamento e inviável.

Link para o comentário

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
  • Criar Novo...