Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

DELL VOSTRO 3560 - LA8241P - Sem vídeo

Avalie este tópico:


lucascosta

Posts em destaque

Boa tarde senhores,

 

Estou com esse notebook em bancada, placa LA-8241P. Então, o defeito inicial apresentado pelo equipamento era BEEP de BIOS possivelmente corrompida. Fiz a regravação da mesma, e testei, notebook não gera vídeo. Para efeitos de teste, realizei um reflow para ver se o problema estava relacionado a BGA, e ainda sim, não gerou vídeo. Após a regravação da BIOS medi todas as tensões das fontes S5 S4/AC, S3, S1 e S0, todas as tensões devidamente presentes. Já esgotei minhas possibilidades de testes, peço encarecidamente aos amigos com toda a experiência e vivência de bancada que venham me fornecer uma luz sobre este problema.

 

Já testei também sem o display, direto na saída VGA e nada. O engraçado que se eu tirar a memória da máquina e dê o start, a mesma BIPA com o código de falta de memória, tecnicamente a BIOS gravada está ok.

 

Aguardo uma luz...

 

Desde já obrigado a todos.

 

Abs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigo, edite o título para modelo completo do aparelho - modelo da placa - defeito.

 

Tente com essa bios:

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Então

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.
, eu não tenho créditos suficientes para download, entretanto meu antigo professor tinha esta BIOS que segundo ele estava operacional. Fiz um backup dela antes de realizar a regravação e testei.

 

Tecnicamente se ela BIPA por falta de memória a BIOS está boa?! Correto?!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Caro lucas, boa tarde!

 

Existe varios sinais que sao startados na placa para que ela gere o video. Mas se o beep indica sinal de bios corrompida de acordo com a relacao da dell, voce devera gravar a bios e trocar o chip por 1 novo. tente mais de 1 arquivo. Caso nao obtenha resultados positivos daremos analise no esquema.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.
, , senhores a regravação da BIOS não funcionou. Qual a luz que vocês me dão agora?

 

Desde já obrigado!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.
, trocou o chip da bios? A memoria desse notebook acostuma ser PCL3, se nao colocar uma PCL3 tbm nao vai da imagem. Verifique isso.  Verifica se tem clock, se tem os PWRGD dos PWM, e tbm se tem PLT_RST no pino 13 do SIO. Esses testes deveram ser feitos se tiver todas as tensoes na placa.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.
, Boa noite amigo, e obrigado por me ajudar!

 

Então, troquei o CHIP da BIOS sim, regravado por arquivo aqui do fórum, a memória é a PCL3 mesmo. O clock irei verificar amanhã, meu osciloscópio está danificado, usarei de um amigo para verificar. Relacionado ao PLT_RST eu verifiquei e tem tensão 3,34V neste pino do SIO, também procurei por todo o esquema e bate os 3,34V.

 

Agora me tira uma dúvida, esse PLT_RST é o que? Os PWRGD é pra ser verificado a tensão neles?

 

Forte abraço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

PLT_RST eh um sinal de reset da placa para que possa ser gerado o video. Os powergoods sim temos que medir as tensoes deles. Pelo esquema esse PLT_RST deveria ser 0v pois ele trabalha em active_low. Porem antes desse sinal ativa tem q conferir os powergoods q falei e tbm se o PCH tem alimentacao. Pois vale lembrar que nao eh pq tem tensao na bobina eh sinal que ele ta alimentado. Todas as tensoes abaixo tem que ser conferidas.

5957abf408b24_Sem_ttulo.jpg.cd5803d024943f1f62d856c430f86de8.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.
, Amigo obrigado pela sua disposição e empenho em querer me ajudar, obrigado mesmo.

 

Vamos lá, no +1.05VS no RH86 não consegui medir por falta de identificação mas próximo ao LH3 tem dois resistores que provavelmente são os RH186 e RH187. Medi o RH187, LH3 e a tensão que encontrei foi 0.46V, apesar de o LH3 não existir um indutor soldado nesta posição. Seguindo a análise procurei pela o RH189 e não encontrei ele por fala de identificação na placa. Os +3VS do LH1 tem, o RH185 não consegui medi-lo, LH2 tem +1.8VS, RH188 não consegui medi-lo, RH190, RH191, RH193, RH196 e RH243 não consegui medi-lós.

 

Por curiosidade medi o YH1 que é um cristal de 32kHZ, +0.36V foi encontrado, é apenas alimentação, nada de sinal digital nos dois pinos dele. Os PWRGD não consegui medi-los também por não encontrar nenhuma serigrafia de componentes na linha dele.

 

E agora? O que faço? Não sei como encontrar esses benditos componentes na placa..

 

Forte abraço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Alguém me ajuda?

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.
me ajuda aí também?!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.
, Fiz sim todos os testes básicos. Como eu faço da forma correta a medir as tensões LVDS do conector?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.
, Então, medi as tensões nos pinos conforme me orientou, o que encontrei foi:

 

27 - 0V

28 - 0V

31 - +3.35V

36 - 0V

37 - +3.35V

40 - +0.37V caindo até 0V

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

No pino 40 era para ter 19V e nos outros, 3V.

A maioria destes sinais são habilitados pelo SIO.

 

Aqui temos outro problema: Este KB9012 tem uma memória interna que as vezes pode apresentar defeito.

Neste caso, precisaria regravar este chip ou conseguir outro de uma placa idêntica.

 

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.
, Eu até consegui me localizar pela proximidade dos componentes e fui por dedução e análise do circuito.

 

, Muito obrigado pela sua ajuda, vou realizar os testes e tentar regravar o SIO, ou trocar o mesmo. Agora me tire uma dúvida, alguns destes pinos que medi vem do UH1D, por exemplo, e percebi que no esquema tem diversas variações deste circuito UH1F, UH1G, poderia me explicar como isto funciona? É blocos do circuito interno do chip PCH? Obrigado pela ajuda.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.
, sim são partes do PCH.

 

No diagrama em blocos (página 2) temos a informação que o PCH está nas páginas de 13 a 20.

Por isso ele é divido em partes.

 

No canto inferior direito, temos a referência a qual este bloco pertence, por exemplo, a página 13 é referente aos circuitos Sata, HDA, SPI e LPC.

 

Voltando ao conector LVDS, nos pinos que informei para verificar a tensão, na mesma página existe o circuito de origem destes sinais.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.
, Entendi perfeitamente, me surgiu uma dúvida que eu já tinha desde então. Se eu precisar de checar nesse PCH as saídas dele como o esquema menciona, como eu faço? Eu não fiz reball nesse cara, apenas ME. Acha que um reball nele talvez resolva o problema? Eu não queria submeter a placa a um calor alto, sem antes ter certeza se realmente é este o ponto chave. Em relação ao KB9012 vou substitui-lo e vou ver se sobe a placa. Já falei com o Wil e encomendei um programador daquele.

 

Desde já, obrigado!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Para verificar o PCH precisa verificar a alimentação dele e os sinais que saem dele em algum ponto de fácil acesso.

 

Para afirmar que ele é o problema, precisaria descartar todas as outras possibilidades.

 

Como citou o Will, quem sabe ele não tenha este SIO já gravado ?

 

Para ser sincero, se o reparo leva para um SIO deste tipo ou reball, eu devolvo o aparelho, já que este tipo de serviço para mim não compensa.

 

Mas, se tiver como fazer o reball, faça sim que poderá resolver.

 

A propósito, esta placa tem as tensões corretas de VCore e das memórias?

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.
, Então, medi no JDIMM1 as tensões de +1.5V e as encontrei, seria isso? As tensões de VCORE??

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.
, Outra dúvida que me surge, no YH1 era pra eu ter qual tensão no pino 1 e 2? Eu apenas medi +0.66V, com osciloscópio só peguei ruído, nada de sinal digital.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está bloqueado e não pode receber novas mensagens.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...