Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Faculdade para trabalhar na area reparo em placa mãe

Avalie este tópico:

Posts em destaque

Postado

Ola meus caros colegas de trabalho, Quero ingressar em um curso superior mas ainda não decidi qual fazer.

Quero um curso que tem muitas matérias relacionada ao reparo de placa mãe. Será que Engenharia da computação seria uma boa? ou ciências da computação, mecatrônica alguém me sugere algo?

Postado

Ola meu amigo td bom, Na verdade reparo em placa eh uma coisa que se deve estudar de tudo que envolve eletronica. Em questao de faculdade, vejo a engenharia eletronica a mais voltada para o aspecto. Mas tecnico em eletronica ja vai te da uma base mt bacana. O sucesso vem eh na bancada, no dia dia e atraves de mts estudos.

Postado

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.
, se vc quer ingressar em uma área para reparo de placas, digo não apenas reparo mas até mesmo projetar, onde o reparo seria apenas uma consequência de seu trabalho, nada melhor que a Engenharia Eletrônica.Onde, na minha opinião, é a Base de Tudo no mundo da Eletrõnica. A mecatrônica é uma área voltada mais para robótica, automação, claro que a base da eletrõnica vc aprende, claro. A Engenharia e a Ciência da Computação é uma área voltada mais para Programação, informática e prepara o profissional para desenvolver softwares, onde se  analisa as necessidades dos usuários, desenvolve programas e aplicativos e gerencia equipes.

Fica aqui, minha opinião.

Postado

para reparar placas, aconselho um curso técnico virado para isso, num bom instituto. mas nesse caso, você teria de estar disposto a estudar na ásia ou europa de leste. pode estudar e trabalhar ao mesmo tempo, não falta trabalho por lá...

em termos de faculdade no Brasil, não posso pronunciar-me porque não conheço. mas reparo que os caras da robótica, automação, etc.,são feras na electrónica aplicada, porque parece-me que têm uma formação mais prática, virada para a realidade, para o fazer e construir. mexer nas coisas é essencial para a área da manutenção.

posso falar aqui de Portugal. lidei por razões profissionais com muitos engenheiros da área da electrónica que eram meros teóricos, acho que devido à formação que tiveram. dá até pena de falar com alguns.

mas quando o cara tem sentido prático e quer fazer coisas, mexer no material, acho que consegue compensar a falta de conteúdo prático da formação.

por outro lado, se houver bons cursos técnicos por aí, talvez fosse uma boa opção. normalmente são mais práticos, pelo menos deviam ser... do curso técnico você normalmente pode decidir se depois parte para a faculdade ou não.

enfim, é algo em que você tem de pensar bem, até porque é um grande investimento de tempo e não só, daí que tem que descobrir qual é a melhor estratégia para si.

para mim, acho que o essencial é focar no objectivo. qual é ele? reparar placas? ou estudar para deixar de reparar placas pq quer fazer outras coisas, ganhar mais dinheiro, etc?

enfim, pergunte a si mesmo o que você quer, foque e vá em frente... boa sorte

Postado

ja faço manutenção, mas tenho uma taxa de 60% de notebook que não consigo o reparo na placa. Ai to pensando em fazer um curso superior, mas acho que vou fazer eletronica mesmo. O problema é que em Goiania não tem esse curso a noite.

bom, pesquise bem se é mesmo isso que você quer, até porque para fazer esse curso implica ter outras bases prévias de conhecimento, que você pode ter no momento, ou então convém adquiri-las primeiro...

Postado

Para trabalhar com reparos, os cursos superiores mais adequados são os de tecnólogos. Tem um na Fatec, por exemplo, que chama Microeletrônica.

Os cursos de engenharia são mais focados em desenvolvimento e gestão. O curso de ciências da computação é mais focado em softwares.

Vale lembrar que a formação técnica já é suficiente. Pode ser eletrônica, eletroeletrônica, elétrica, hardware, manutenção de microcomputadores, etc.

Dá uma olhada no site Guia do Estudante (

) pra ter uma noção melhor sobre cada curso ou até procurar um curso melhor.

Caso queira começar a estudar por conta própria, poso te passar o conteúdo programático do Técnico em Eletrônica que eu fiz pra você utilizar como roteiro de estudos.

Boa sorte.

Postado

Também sou de Goiânia e digo o seguinte, se for fazer faculdade aqui faça engenharia elétrica, da nossa área é a que vai te dar mais campo para trabalhar (vai por mim... "perdi" 5 anos na engenharia de computação até resolver mudar pra elétrica. Foi a escolha mais acertada que eu fiz até hoje). Se optar pela formação técnica aqui tem o IFG com um curso de eletrotécnica (

) e tem o curso técnico em mecatrônica no SENAI também. Ambos te dão CREA para trabalhar. Reparar placas e etc você não aprende na faculdade, aí ou é um treinamento especifico da marca ou é na base da experiência mesmo.

Resumo: Engenharia Elétrica - Nível de dificuldade maior, e maior tempo até a conclusão. Porém tem grandes possibilidades para o futuro.

Curso Técnico - Relativamente mais simples e é mais rápido, desvantagens: Não assina projeto e a remuneração é mais baixa.

Acima citaram microeletrônica, a respeito disso o que eu conheço é um programa de pós graduação nacional "Programa CI Brasil" os selecionados recebem uma bolsa bacana para se especializar na área, mas tem que ter formação superior para concorrer. No mais você tá certinho, estudar e sempre melhorar é o caminho dos vencedores!

Links para quem se interessar

• 1 mês depois...
  • 1 mês depois...
Postado

Para trabalhar com reparos, os cursos superiores mais adequados são os de tecnólogos. Tem um na Fatec, por exemplo, que chama Microeletrônica.

Os cursos de engenharia são mais focados em desenvolvimento e gestão. O curso de ciências da computação é mais focado em softwares.

A informação postada pelo colega Evandro é a mais coerente para a atual situação da educação técnica no Brasil.. e mesmo assim terá que existir uma grande parte de esforço e dedicação pessoal.. lamentavelmente (salvo raras exceções) estamos muito mal neste quesito!

Existe ainda um projeto específico para um curso superior (tecnólogo) de uma universidade Brasileira que poderia incluir conteúdo mais voltado a microeletrônica, mas especificamente em nossa área, mas é ainda um projeto e por tal não convém ampliar muito neste caso..

Lembrem que cursos superiores de tecnólogo foram criados como uma resposta mais real às necessidades do mercado de trabalho, é uma formação mais acelerada que digamos.. "aceita um atalho", com um foco mais prático e bem mais "light" se comparado com a engenharia em função justamente de possuir algumas disciplinas práticas mas sem desmerecer as teóricas, claro..

Claro que esta informação anterior deve interessar não apenas a quem deseja permanecer em bancada e apenas para reparo.. com certeza um enorme leque de possibilidades se abre para quem chegar neste nível de conhecimento (sempre e quando tenha em conta o mencionado no primeiro paragrafo)

Para quem possui já algum conhecimento, e (como dize o colega tcinfor) faz já manutenção, mas não consegue os resultados almejados na reparação de notebooks" há outras opções menos demoradas e muito serias com certeza que lhe darão maior conhecimento..

Eu diria.. muito mais conhecimento..!! talvez não ao nível dos grandes institutos da Asia ou da Europa do leste, mas com certeza não terá a necessidade de se mudar pra lá.. rsrs

Normalmente o problema esta no técnico, que na maioria dos casos tem problemas em definir o seu próprio objetivo e pensa que será melhor se atingir uma porcentagem de sucesso maior em suas placas, e dai começa a tratar tudo em "porcentagem de conserto" ao ponto de procurar um curso superior com este intuito..

O que o técnico deve procurar é ""Entendimento"" da tecnologia com a que esta mexendo, e o sucesso em porcentagem de acerto será consequência natural deste conhecimento!!

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
  • Criar Novo...