Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Como identificar uma GPU (placa de vídeo) esta queimada/boa?

Avalie este tópico:

Ritlay

Posts em destaque

Olá RitlEu,

Eu suponho que quando você fale GPU queimada, na verdade você esteja querendo se referir à placa de vídeo queimada.

Se for isso, eu começo com uma analise visual, procurando por capacitores estufados ou componentes queimados, se você tiver uma gravadora de EEPROM também seria bom regravar a BIOS da placa de vídeo ,pois essa também pode apresentar problemas e fazer com que a placa de vídeo não apresente imagem.

Caso as ações acima não funcionem passe para a GPU e faça um reflow ou reballing.

OBS: caso você tenha alguma experiência com eletrônica e caso tenha o equipamento necessário, você poderá  verificar os transistores, CIs, cristal etc... que são componentes que também podem apresentar problema.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

• 2 semanas depois...

Olá RitlEu,

Eu suponho que quando você fale GPU queimada, na verdade você esteja querendo se referir à placa de vídeo queimada.

Se for isso, eu começo com uma analise visual, procurando por capacitores estufados ou componentes queimados, se você tiver uma gravadora de EEPROM também seria bom regravar a BIOS da placa de vídeo ,pois essa também pode apresentar problemas e fazer com que a placa de vídeo não apresente imagem.

Caso as ações acima não funcionem passe para a GPU e faça um reflow ou reballing.

OBS: caso você tenha alguma experiência com eletrônica e caso tenha o equipamento necessário, você poderá  verificar os transistores, CIs, cristal etc... que são componentes que também podem apresentar problema.

Não, eu estou me referindo ao chip gráfico GPU e não a placa por completo. Como faço para saber se o chip não está queimado, pois de nada adianta fazer rebaling se o chip está danificado.

Uma dica de um técnico foi fazer um teste com multímetro em escala de ressitência com a ponta preta na carcaça e a vermelha em alguns dos capacitores cerâmicos, onde se deve mostrar uma resistência em torno de 1K. O que acham?

Link para o comentário

Essa resistencia depende de chip pra chip... A medição de resistencia também pode estar relacionada à fonte que alimenta o chip: se a fonte estiver em curto, o chip também vai acusar curto. Nesse caso teria de tirar fora o chip pra medir e ter certeza.

Os chips AMD clássicos dos notes HP, por exemplo, dão resistencia entre 10 a 14 ohms em temperatura ambiente. Se der resistencia muito abaixo disso (geralmente dão curto, 0 ohms) o chip está danificado.

Estou fazendo um reball agora de um chip NVidea e em alguns capacitores dele medem resistencia de 40 ohms, e outros medem ~400 ohms... por isso, a resistencia que se mede em cima do chip não pode ser levado como regra em qualquer modelo de chip...

Link para o comentário

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
  • Criar Novo...